Por que o Nobreak desarma o disjuntor DR?

Bom dia,

Na minha casa todo o circuito é ligado a um disjuntor DR. Em um dos circuitos tenho um Nobreak ligado.

Ele funciona “normalmente” durante várias horas, mas depois ele derruba o DR que só arma novamente se o Nobreak estiver fora da tomada.

O que pode ser?

Por que o Nobreak desarma o disjuntor DR?

Bom dia,

Na minha casa todo o circuito é ligado a um disjuntor DR. Em um dos circuitos tenho um Nobreak ligado.

Ele funciona “normalmente” durante várias horas, mas depois ele derruba o DR que só arma novamente se o Nobreak estiver fora da tomada.

O que pode ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezado Sazaki,

O termo "residual" do DR, significa que ele opera quando a diferença (resíduo) entre as correntes que saem e entram no equipamento, ou seja, no nobreak, é maior que o limiar de sensibilidade para qual o DR está ajustado. Por exemplo, se o seu DR for de alta sensibilidade, ele desligará quando a diferença for maior que 30 mA (veja bem, miliamperes!). Esse valor tem como base os estudos internacionalmente reconhecidos sobre os efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano.

A partir do momento em que o DR detecta estes 30 mA, ele desligará o circuito em, aproximadamente 0,3 segundos, talvez um pouco mais. Uma vez que o seu nobreak é desligado após horas de operação, a suposição inicial é a de que esse desligamento ocorre imediatamente após a manifestação do defeito no interior do nobreak.

Contudo, não podemos descartar a possibilidade de que o próprio DR esteja com defeito. Por esta razão e como medida prática, a minha sujestão é que você ligue o seu computador diretamente na tomada, sem passar pelo nobreak, apenas durante o tempo necessário para que o defeito de repita. Se ele não se repetir, o problema está, realmente, no nobreak. Caso contrário, o mais provável é que o DR esteja com problema e, desta forma, deverá ser subsitiuído.

Neymard

Responder
Consed Serviços de Manutenção Predial

Provavelmente seu nobreak está com baixa isolação. O dispositivo DR gerencia a "fuga de corrente" pela carcaça do equipamento e identifica a anomalia. Está cumprindo com seu objetivo. Consulte a assistência técnica autorizada do fabricante.

Responder
Manuel otavio R. Martin Junior
Decentcom Telecomunicações (Osasco, São Paulo) Decentcom Telecomunicações - há 1 año

Imagino que o disjuntor nao esteja suportando a carga do circuito e o nobreak ligado nele. Presumindo que o nobreak esteja com seu funcionamento correto, sem estar causando sobrecarga...... Ha outras possiveis causas..... Essa pode ser uma.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região