Como ajustar instalação eletrica da casa?

Olá. O que fazer quando há 16Volts entre neutro e terra já no relógio mas Celesc afirma estar correcto? A casa é antiga, da minha avó, as lâmpadas não apagam completamente e mesmo aterrados, os equipamentos dão choque.

Como ajustar instalação eletrica da casa?

Olá. O que fazer quando há 16Volts entre neutro e terra já no relógio mas Celesc afirma estar correcto? A casa é antiga, da minha avó, as lâmpadas não apagam completamente e mesmo aterrados, os equipamentos dão choque.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 3
Flávio Bravo Silva
Aniastech (Campinas, São Paulo) Aniastech - há 1 año

Bom dia. Não deveriam, mas alguns profissionais da área elétrica, por falta de aterramento, ou ligam o aterramento ao neutro e ainda, aterram a rede nos pontos metálicos da estrutura. Depois disto, alguém até bate haste de aterramento mas a instalação não responde ao aterramento. Precisa de revisão elétrica. Redimensionamento.

Responder
Flávio Bravo Silva
Aniastech (Campinas, São Paulo) Aniastech - há 1 año

Bom dia. Não deveriam, mas alguns profissionais da área elétrica, por falta de aterramento, ou ligam o aterramento ao neutro e ainda, aterram a rede nos pontos metálicos da estrutura. Depois disto, alguém até bate haste de aterramento mas a instalação não responde ao aterramento. Precisa de revisão elétrica. Redimensionamento.

Responder
Antonio Marcos Santos da Costa

Bom dia Ivan! Deve -se observar algumas coisas neste caso, equipamento que você utilizou para medição? Tubulação (metal, PVC) e fiação elétrica (fio, cabo-flex), existe DR nos circuitos, eles são individualizados? tem muita variação de tensão entre fase e neutro? se você desligar todos os equipamentos ainda tem tensão nas carcaças que dão choque? o aterramento está em que tipo de solo? a aste de aterramento é de boa qualidade e o conector e cabo também? São alguns itens a serem verificados. De antemão lhe aviso que a concessionária é responsável até o medidor o restante da instalação é responsabilidade do proprietário.

Responder
PAULO CALIXTO DA SILVA
Calixto Eletricista Predial & Residencial (Itaboraí, Rio de Janeiro) Calixto Eletricista Predial & Residencial - há 1 año

Boa noite.

Eu sugiro que faça uma nova instalação seguindo tudo que a norma prevê.

Não adianta, não é seguro fazer gambiarra em elétrica.

A vida é sagrada e não podemos fazer elétrica de qualquer jeito.

Procure um profissional de confiança para fazer o seu serviço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região