Ao construir uma casa, posso utilizar todas as tomadas de 20 amperes?

Ao construir uma casa, posso utilizar todas as tomadas de 20 amperes? Li que ela é mais potente, porém aparelhos de menor amperagem podem ficar com a tomada meio frouxa devido a grossura do pino.

Em resumo, não importando o preço, existe algum problema em colocar todas as tomadas da casa de 20A? Ou são apenas benefícios?

Ao construir uma casa, posso utilizar todas as tomadas de 20 amperes?

Ao construir uma casa, posso utilizar todas as tomadas de 20 amperes? Li que ela é mais potente, porém aparelhos de menor amperagem podem ficar com a tomada meio frouxa devido a grossura do pino.

Em resumo, não importando o preço, existe algum problema em colocar todas as tomadas da casa de 20A? Ou são apenas benefícios?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 8
Carlos Alexandre de Melo
Cam Engenharia (São Carlos, São Paulo) Cam Engenharia - há 7 anos

Bom dia. Não existe beneficio técnico em utilizar apenas tomadas de 20A.

A Potência do circuito será determina pelo estudo realizado pelo projetista. Tomadas de 20 A são comumente utilizadas em circuitos que possuem tomadas uso específicos (TUE).

Exemplo simplista: uma sala onde você tem 5 tomadas de uso geral (TUG), para essa sala tem-se uma carga instalada projetada de 1300 VA, ou seja uma corrente aproximada 10,2A. Neste caso cabo de 2,5mm² e DJ de 15A. Neste caso uma tomada de 20A é completamente desnecessária, sendo até maior que a capacidade do Dj do circuito. Neste caso serão instaladas 5 tomadas de 10A.

Caso tenha interesse entre em contato para orientações a respeito.

Atenciosamente,

Eng. Carlos

Responder
MesclaHELP
Mesclahelp (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mesclahelp - há 2 anos

Olá bom dia. Será apenas gasto desnecessário que vc poderia investir na contratação de um profissional, para projetar devidamente os componentes necessários para proteção e automação. Lembre-se a ideia de uma reforma é que ela seja definitiva e duradoura. Fica a dica MesclaHelp.

Wilian Flavio Félix
Ateneia Engenharia (Santos, São Paulo) Ateneia Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Sr. Leonardo, sim pode usar independente do preço, não existe isso do pino fino ficar frouxo, por norma, a tomada de 20A deve suportar também os plugues de 10A, o que acontece a questão do preço mais como para você não importa, a resposta é que sim pode colocar todas as tomadas de 20A e se tiver alguma duvida do pino frouxo pode fazer o teste prático em um deposito de material de construção, conectando um plugue de 10A em uma tomada de 20A. Nós da Ateneia engenharia estamos à disposiçao para ajudar no que for necessário.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

Se todo o restante dos componentes (disjuntores, cabos e eletrodutos) bem dimensionado, é como comprar uma VAN pra carregar família de 3 pessoas... as vezes pode-se utilizar a capacidade nominal de uma ou outra, mas 90% do tempo será de uso comum considerando que você tenha corretamente as TUGs dimensionadas e instaladas, ou seja, vai gastar mais do que o necessário para utilizar algo que pode ser que você use algumas vezes.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Eu concordo com o Sr Carlos Alexandre pois estas tomadas são especificas para aparelhos que consomem uma corrente acima de 10 A e isto poderá gerar um problema grave em sua rede elétrica pois normalmente a fiação em tomadas comuns são usados cabinhos de 2,5 mm e a proteção de disjuntores variam entre 10 e 15 A e dependendo o equipamento que forem utilizados nesta rede poderá ter uma sobre carga e desarmar o disjuntor. estas tomadas de 20 A são utilizadas para cozinhas, lavandeira caso exista equipamentos domésticos caso a corrente nominal seja acima de 10 A, e também podem ser utilizado em salas e quarto onde tenha instalado ar condicionado ou aquecedores.

É sempre bom lembrar antes de ligar qualquer equipamento verificar tensão e corrente.

Se caso você usa adaptadores sugiro que troque os plugues dos eletro domésticos já passaram da garantia pois a vida útil das tomadas só tem a aumentar

Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 7 anos

Não pode você terá problema com as tomadas que forem de 10A. Os plugs de 10A tem os pinos mais finos, isso causará problemas de fuga de centelha por ficarem bambos e consequentemente os plugs ficarão caindo, aquecendo e colocando em risco a instalação elétrica de sua casa. Procure um tecnico eletricista, não precisa ser engenheiro, caso não possa contratar um, para dimensionar ou avaliar sua instalação.

Responder
Tiago
Particular - há 2 anos

Não pode,acessão do pino macho de uma tomada 10 A e menor do que acessão da tomada fêmea de uma tomada de 20A . ocasionando um fenômeno chamado efeito jaule criando pontos quente na tomada e nos condutores podendo ocasionar um superaquecimento ou até mesmo um incêndio.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região