Como são instalados os cabos de energia?

Os cabos que vão no medidor e no disjuntor que é próximo do medidor do padrão de entrada são os mesmos que chegam no quadro geral da residencia?

Normalmente qual é a seção desses cabos?

E também esses cabos são os mesmos que saem da rede da empresa fornecedora e chega no medidor?

Como são instalados os cabos de energia?

Os cabos que vão no medidor e no disjuntor que é próximo do medidor do padrão de entrada são os mesmos que chegam no quadro geral da residencia?

Normalmente qual é a seção desses cabos?

E também esses cabos são os mesmos que saem da rede da empresa fornecedora e chega no medidor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Leandro Momenté
Momenté Engenharia (Ribeirão Preto, São Paulo) Momenté Engenharia - há 6 anos

Para clientes residenciais é responsabilidade do mesmo instalar um circuito que atenda aos padrões exigidos por norma a partir do medidor, ou seja, do seu quadro geral até o ponto de medição é responsabilidade sua. Da rede até o medidor é responsabilidade da concessionária. O dimensionamento de cabos condutores leva em consideração a carga total que será atendida pelo circuito, o método de instalação dos cabos (eletroduto embutido em alvenaria, canaletas, calhas, etc), a quantidade de circuitos que serão utilizados e o nível de tensão que o circuito irá operar. As concessionárias de energia possuem normas para ramais de entrada onde você pode encontrar referências de valores de bitolas para estes condutores.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Luiz, boa noite!

quando vai se dimensionar os cabos da instalação elétrica de uma residência, há necessidade de se calcular todas as cargas que serão utilizadas para se dimensionar o cabo de entrada e os de distribuição seguindo normas técnicas vigentes, portanto não existe um padrão. Procure um profissional de competente. Espero ter ajudado.

Responder
Luiz W de Moura

Quando se faz a instalação de uma entrada de energia as cargas são listadas e calculado o disjuntor de proteção e o cabo que vem do alto do poste particular ate o relógio.

o cabo que vai do disjuntor até o quadro de disjuntores dentro do imóvel tem que ser calculado porque a distancia que pode existir entre os dois pode ser grade e com isso ter uma queda de tensão.

o correto é dimensionar o cabo com as cargas e a distancia que o cabo vai percorrer.

È difícil falar em distancia grande ou pequena porque não é só a distancia que influencia o cálculo, a carga influi no dimensionamento também

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região