Como instalar o padrão de entrada Eletropaulo?

Boa tarde, vou instalar um padrão de entrada em minha residência, e gostaria de saber: o NEUTRO também passa pelo relógio e é aterrado?

Ou ele é só aterrado?

Moro em Ribeirão pires

Obrigado a todos....

Como instalar o padrão de entrada Eletropaulo?

Boa tarde, vou instalar um padrão de entrada em minha residência, e gostaria de saber: o NEUTRO também passa pelo relógio e é aterrado?

Ou ele é só aterrado?

Moro em Ribeirão pires

Obrigado a todos....

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 3
William
Eletrofase &reformas Ltda . (Jacareí, São Paulo) Eletrofase &reformas Ltda . - há 6 anos

Job Viana de Oliveira eu não estou equivocado sou eletricista sim o neutro pode passar pelo medido tranquilo e não vai ter nenhum custo sobre o neutro e se preferir pode passar direto para o aterramento sim pode ser feito dos dois jeito se quiser liga para concessionaria da sua região e tira suas duvida agora não vem denigrir minha imagem perguntando se eu sou eletricista . porque você como eletricista deveria saber disso também

Responder
William
Eletrofase &reformas Ltda . (Jacareí, São Paulo) Eletrofase &reformas Ltda . - há 6 anos

sim o neutro passa pelo relógio de entrada

da esquerda para direita começa com fase termina com neutro

a saída do seu relógio vai ter neutro e fase ai ele é aterrado

exemplo

110v entrada: fase , neutro ; saída , neutro ,fase

220V entrada :fase,fase,neutro ; saída neutro, fase ,fase

380V entrada: fase , fase , fase neutro; saida neutro fase , fase ,fase.

Responder
Marcelino Mendes
Eletricista (Guarulhos, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Boa Tarde!

Primeiramente: Sim, o neutro é aterrado! E sempre foi, em todas as modalidades que utilizam o neutro. É muito importante aterrar o neutro, por questões de segurança!

Em segundo lugar, o neutro pode sim passar pelo medidor de energia.

Posso explicar com detalhes;

As concessionarias de energia utilizavam medidores eletromecânicos com entradas apenas para fazes no sistema de distribuição delta, e etc. Já no sistema estrela, eram utilizados medidores com entrada para o neutro, para evitar perdas nos registros da cia. Ambos medidores eletromecânicos. Isto devido a custos dos equipamentos, e tecnologias disponiveis antigamente. Porém na falta de uma das fazes,(problema na rede)o medidor bifásico não registra!

Já faz algum tempo que as cias de eletricidade utilizam medidores eletrônicos com ligação do neutro, independente do sistema de distribuição, tensão, e quantidade de fases.

Mas o mais importante, contrate um profissional competente!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Contrate uma empresa especializada... sairá mais barato

A disposição;

Eduardo Meneguin

O padrão de instalação de baixa tensão é bem claro.

O medidor tem a entrada para as 02 fases (220Vac). Vindo da rede da concessionaria conecta-se nos bornes de entrada na caixa do medidor e os cabos de saída são conectado no disjuntor bipolar, habitualmente de 63A, com cabos 10mm2

Esta conexão é feita pela Concessionária e, o compartimento dos bornes é lacrado.

O neutro também vem da Concessionária e é conectado a haste de terra da entrada juntamente com a caixa metálica (ligação equipotencial). Deste ponto também saí o cabo para ser conectado na barra de neutro.

O lado da caixa metálica onde encontra-se o medidor também é lacrado pela concessionária.

Somente o lado com o disjuntor é de acesso ao usuário.

Responder
Eng. Fábio Santos Ferreira

Bom dia Fernando tudo bem...

1) Neutro não passa pelo relógio apenas as Fases.

2) O neutro ele vai ser equipotencializado no barramento do aterramento da sua cx.

abraços..

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região