Como funciona a instalação elétrica na construção ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Victor Navarro
Particular - há 4 anos

A pergunta foi um pouco ampla demais, mas vou tentar explicar como funcionaria desde a concepção até a finalização:

- Antes de iniciar a construção, há o projeto arquitetônico (famosa planta baixa), onde seria interessante fornecer ao menos a planta humanizada do arquiteto (onde constam a mobília pensada em projeto).

- De posse do projeto arquitetônico, é possível deduzir qual será a demanda de energia elétrica da casa (quantidade de pessoas, tamanho da casa, quais equipamentos serão colocados na casa...)

- São feitas algumas reuniões com a proprietária para confirmar se os pontos são suficientes ou se prefere mais (por exemplo: a NBR especifica ao menos uma tomada no banheiro, mas a proprietária quer ter duas ou mais tomadas. Caso não informe no momento de projeto, depois fica mais caro arrumar.)

- Com o projeto definido, têm-se o quantitativo, orçamento e plantas, especificando todo o projeto elétrico.

- Depois o projeto é repassado ao engenheiro/arquiteto responsável pela obra que fica encarregado de decidir qual o momento ideal para cada fase da obra. (Instalação dos conduítes, passagem da fiação, instalação do quadro de distribuição...)

- Por fim, o proprietário fica com um manual do proprietário contendo diversos tipos de informação: como quem é o responsável técnico pelo projeto e pela execução, quais materiais foram utilizados, como deve ser feita a manutenção, garantias...)

Espero ter ajudado.

Particular - há 4 anos

R: se faz um projeto, depois durante a obra se faz a infra estrutura e no acabamento passa a fiação e colocar as tomadas, luminarias, etc...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Igor Almeida
Ado Engenharia (Rio Verde, Goiás) Ado Engenharia - há 4 anos

Eu indico para qualquer construção, contratar um profissional da área para elaborar projetos de ( Estruturas, elétrico e hidráulico).

Pois um profissional irá elaborar um projeto de acordo com as necessidades do cliente e será dimensionado para suprir todas as demandas de sua casa.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Adriana, bom dia!

As instalações elétricas são orientadas pela NBR5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São projetos elaborados por profissionais capacitados (engenheiros) para esse fim.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região