Passar faze de 110 para 220v

Possuo uma tomada indepentente do resto da casa (medidor bifasico) que está em 110v. Gostaria de passa-la para 220v. Como faço este tipo de coisa?

Passar faze de 110 para 220v

Possuo uma tomada indepentente do resto da casa (medidor bifasico) que está em 110v. Gostaria de passa-la para 220v. Como faço este tipo de coisa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Eliseu Nascimento
Técnico Eletricista (Cubatão, São Paulo) Técnico Eletricista - há 9 anos

Por Partes. Se você é leigo no assunto, convém solicitar auxílio de um técnico. Caso contrário vamos lá:

1) Esta tomada continuará a ser de uso especifico (independente)?

Se sim, será necessário verificar a potência do equipamento ao qual se quer alimentar por ela, lembrando que se essa potência for superior a 4.400W não deverá ser utilizada tomada comum existente no mercado que são fabricadas para corrente igual ou inferior a 20A. Em caso do equipamento possuir potência superior a 4.400W recomendo a ligação direta dos condutores do circuito ao equipamento através de emendas. De posse dessa informação calcule a corrente da seguinte forma, dívida a potência em W por 220V afim de determinar se poderemos utilizar o condutor existente ou se será necessário troca-lo.

2) Quantos fios tem ligados a esta tomada, 2, 3?

Faço esse questionamento pois em muitas instalações não é feito o lançamento do condutor de proteção (Fio Terra) junto a fase/fase ou fase/neutro. Sendo este o seu caso, é obrigatório o lançamento de um condutor de proteção em secção igual ao de fase/neutro, ou seja, se os cabos forem de 4mm² o condutor de proteção também deverá ser de 4mm².

Caso sua instalação esteja de acordo com a NBR-5410 deverá ter ai 3 fios: 1 condutor fase (a norma recomenda que não sejam utilizadas as cores, amarelo e azul clara para não haver confusão com condutor de neutro e de proteção respectivamente. As cores mais utilizadas são: Preta/Branca ou Vermelha), 1 condutor neutro (Azul clara) e 1 um condutor de proteção (Verde ou Verde/Amarelo).

Para continuarmos com a instalação de acordo com a norma, o fio azul deverá ser trocado por outro de cor igual ou diferente do condutor de fase.

3) Qual a secção dos condutores?

Esta informação está impressa em relevo no próprio condutor e ela será útil para passarmos o novo condutor de fase, bem como o de proteção caso o circuito não o tenha.

Dependendo do método de instalação e secção do condutor será necessário o lançamento de novos cabos para essa tomada. Tudo dependerá da potência do equipamento a ser instalado e da distância dele ao quadro.

4) Há espaço para instalação de um disjuntor bipolar no quadro?

Se há espaço, a instalação de um disjuntor bipolar é necessária pois você está alterando as características do circuito de monofásico (uma fase) para bifásico (duas fases).

O Correto dimensionamento do disjuntor garantirá a segurança da instalação, desta forma é necessário saber a corrente de projeto e a corrente máxima de condução do condutor a ser instalado de forma que a corrente nominal do disjuntor seja maior que a corrente de projeto e menor que a máxima de condução do condutor instalado.

Devemos também atentar a curva do disjuntor a ser instalado, os de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes já os de curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas.

Não havendo espaço convém instalar um novo quadro junto ao equipamento como estes que são instalados próximos a aparelho de Ar condicionado e ali instalar o novo disjuntor. A alimentação do novo disjuntor deverá vir diretamente a montante do disjuntor geral do quadro de alimentação.

5) O quadro já dispõe de DR e DPS?

Havendo espaço fica aqui a orientação para a instalação do disjuntor de diferencial residual com sensibilidade de 30mA em série com o disjuntor termomagnético e os dispositivos de proteção contra surtos (um por fase e neutro).

Na dúvida, ponho-me a disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários.

Responder
Diego Santos Da Costa

Vamos lá, se o relógio de Sr. é bifásico, então chega da distribuidora de energia publica três fios, sendo eles: 1 neutro e 2 fase. As fases é ligada no dijuntor e o neutro é ligado no barramento de neutro, conforme a figura a cima. Vamos para solução, está tomada esta ligada com o fio em uma fase e o outro fio no neutro, fazendo assim 110v, para transforma esta tomada em 220v, basta trocar o fio que esta ligado no neutro, e ligar na outra fase, o resultado será dois fios ligados em fases diferentes. fazendo 220v. Lembramos que a realização deste serviços deve ser realizado por um técnico, o mesmo deverar usa equipamento de proteção individual "EPI" Espero ter ajudado fique com Deus.

Responder
Ronaldo Torres

É fácil de ser resolver sendo a sua instalação bifásica constituída de 02 cabos fases basta ir até QGD (quadro geral distribuição ) retirar uns dos cabos do barramento do neutro passar para m disjuntor bifásico de preferência mono tecla já que será uma tomada assim no caso de uma manutenção estará seguro para se realizada.

eltr
Responder
Decio Costa Miranda

Provavelmente a tomada que você deseja instalar é uma (TUE) tomada de uso especifico, é um circuito único independente com a finalidade de atender um equipamento especifico exemplo. chuveiro, maquina de lavar roupas, micro ondas e etc. Como seu padrão de entrada de sua concessionária de energia é 220v fica bem mais simples. No quadro de distribuição irá instalar um disjuntor bipolar com capacidade de corrente compatível com o equipamento a ser atendido, do disjuntor sairá dois condutores fase e do barramento de terra sairá o terceiro condutor que será interligado no borner central da tomada. Lembrando que o condutor deverá ser dimensionado corretamente.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 9 anos

Essa tomada deve receber 3 fios (fase, neutro e terra). Como é um sistema bifásico para que ela seja 220V, precisa de fase, fase e terra. O disjuntor também deve ser trocado por um bipolar. Sugiro contatar um eletricista. Fico a disposição.

Responder
Caio Sampaio
Ccstarter (Osasco, São Paulo) Ccstarter - há 9 anos

Bom! Sendo uma tomada de uso específico que se encontra na tensão 110V, creio que ela esteja identificada em seu quadro de distribuição. Primeiro passo: Verifique a potência do equipamento ou eletro que pretende usar nessa tomada. Segundo passo: Passe dois condutores compativeis a sua nova tomada de uso específico - TUE , se possível utilize a linha de tomada pial plus 2P+T 20A fundo vermelho para identificação. Dica: Caso a residência utilize sistema de aterramento introduza o condutor terra junto com os dois para fase e utilize o condutor antigo como guia. Terceiro passo: Mesmo que seu quadro de distribuição tiver barramento de interligação de fases ou não, remova o disjuntor monopolar e insira um bipolar e conecte o barramento ou dois condutores de seção compatível ao trabalho vindo do disjuntor geral. Esse procedimento é semelhante ao circuito independe do chuveiro.

images (6)
Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região