Quais os riscos de uma fiação elétrica exposta?

Quais os riscos de uma fiação elétrica exposta? Nas fotos em anexo vemos dois cabos inteiramente expostos à chuva e à umidade. A situação persiste já há vários anos. Quais os riscos para os moradores da casa?

Quais os riscos de uma fiação elétrica exposta?

Quais os riscos de uma fiação elétrica exposta? Nas fotos em anexo vemos dois cabos inteiramente expostos à chuva e à umidade. A situação persiste já há vários anos. Quais os riscos para os moradores da casa?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 6
Winston de Andrade Mota
Wam - Reformas E Manutençao Geral. (São José dos Campos, São Paulo) Wam - Reformas E Manutençao Geral. - há 1 año

Falando que isso já tem anos que acontece, podemos dizer que o material e bem resistente as intempéries, risco de morte para quem estiver próximo e por acaso tocar em algum pedaço que esteja desencapado, aquecimento, fuga de corrente, risco de curto-circuito deveria ser comunicado a prefeitura para pedir a reparação o mais urgente possível antes que ocorra uma tragédia...

Responder
Igor Fernando
Fernando Construções (Suzano, São Paulo) Fernando Construções - há 1 año

Sim, existe um grande risco, pois, se o revestimento plástico da fiação quebrar e houver o contato direto dos fios desencapados, ocorrerá curto elétrico, podendo provocar até mesmo um incêndio. Deve-se desligar imediatamente a energia da rede elétrica da casa e providenciar a substituição de toda a fiação comprometida. Deve-se verificar também a fiação vertical – a fiação que fica nas paredes dentro dos eletrodutos

Sem contar a fuga de energia também aumentando a conta

Responder
Anselmo Oliveira dos Santos
Naserv Instalação (Sumaré, São Paulo) Naserv Instalação - há 1 año

Um dos problemas são que com o passar do tempo a fita isolante fica ressecada e gasta e pode soltar as emendas.

A outra preocupação é que e as emendas ou mesmo os próprios cabos ficam soltos acabam dando aquecimento e por aumentar o consumo de energia e/ou fuga de energia, causando aumento na tarifas de energia

Responder
Eduardo  Carreira

O risco do cabo exposto a chuva e sol é o resecameto do material isolante, e ficar rachando com risco de choque eletrônico

Responder
Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 1 año

Risco de choque elétrico se a amperagem corrente elétrica estiver alta o que se mede com um multitester pode ocorrer morte

incêndio queimaduras chao energizado por causa da terra aterramento junta com a fuga causa tensao voltagem de passo onde pisa a L&C elétrica tem o prazer em responder sua pergunta

Responder
José Mariano Cavalcanti Neto Neto

Fios expostos com o tempo ressecam, e se perder sua capa e encostar um no outrohaverá curto; se alguém pegar nesse fio ser eletrocutado e outras situações.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região