Porque as entradas da tomada na parede esquentam e derretem quando uso o secador de cabelos?

Uso o secador por uns 40 minutos e ja começa a cheirar plástico queimado e a tomada da parede está com as entradinhas escuras e derretida.

Já troquei a tomada por uma de 20A igual ao plug do secador.

Porque as entradas da tomada na parede esquentam e derretem quando uso o secador de cabelos?

Uso o secador por uns 40 minutos e ja começa a cheirar plástico queimado e a tomada da parede está com as entradinhas escuras e derretida.

Já troquei a tomada por uma de 20A igual ao plug do secador.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

43 Respostas

Respostas úteis 12
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 7 anos

Bom dia.

A tomada está aquecendo pois a corrente elétrica é maior do que a para qual ela foi fabricada.

Normalmente se usa tomada de 10A.

Secadores de cabelo têm uma potência (watts) que resulta em uma corrente maior que 10A. Por isso aquece.

O ideal é trocar não só a tomada, mas também verificar se os cabos que saem do quadro e vão até ela precisam de readequação.

Procure um eletricista.

Gratos

Elétrica Carneiro

Responder
Marcio  lima
Mdl Serviços E Reformas (Itaquaquecetuba, São Paulo) Mdl Serviços E Reformas - há 7 anos

Olá bom dia Caroline os terminais de tomada esquenta porque seu secador tem amperagem mais alta que sua instalação elétrica os fio está abaixo do permitido para o secador sem mais

Márcio de Lima

Gerente de obras

Mdl serviços

Responder
Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

Tem várias coisas erradas nessa instalação.

Se está aquecendo mesmo com a tomada 20A, os fios podem estar mal colocados nela, e a tomada do secador também já deve estar danificada a essa altura, provavelmente vai ter que trocar a tomada macho dele.

E ainda tem outra, a fiação pode ser muito fina para um secador, e o disjuntor do circuito pode estar com amperagem muito alta para o fio e a tomada instalados, nesses casos pode até pegar fogo e o disjuntor nem tchum.

Nesse caso o melhor a se fazer é instalar um circuito independente com fiação, disjuntor e tomada próprios para o secador. E recomendaria fio 4mm (pois é uma carga pesada e constante, esquenta quando se usa 2,5mm e acaba até gastando mais na conta de luz), tomada de 20A, disjuntor de 20A classe"C" (para proteger a tomada contra sobrecarga, classe"C" porque tem um motor no secador se fosse só resistência podia usar "B") e além disso trocar o plugue do secador, que já deve ter derretido um pouco, ponha um plugue novo de 20A.

Com certeza essa dor de cabeça acaba.

Sergio Nobre
Promethod - Projetos E Implantações (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Promethod - Projetos E Implantações - há 7 anos

Caroline, Bom dia

Com todo respeito aos colegas aqui interessados em ajudá-la, gostaria de adicionar alguns pontos:

Devemos considerar como foi previsto no projeto dos circuitos elétricos de alimentação das tomadas e a distribuição das cargas para cada uma das mesmas.

Normalmente, as tomadas de um banheiro pertencem a um ou mais circuitos de 110V que estarão compartilhando a sua carga com outras tomadas.

A soma das cargas previstas em projeto para cada circuito definirá as características da tomada, a bitola dos condutores e a capacidade dos disjuntores.

Não tenho visto, exceto em alguns projetos mais tecnicamente bem elaborados, a designação de uma tomada específica para secador de cabelo, o que hoje é bastante comum nas suites de muitos hotéis. (Note que secadores de cabelo, em geral, tem uma potencia nominal entre 1.000W e 3.000W).

Sempre que a soma das cargas atuantes estiverem acima daquela aplicada no projeto, efetivamente resultará em uma densidade de corrente acima do suportado pelos condutores resultando no perigoso aquecimento dos mesmos.

Também é importante conferir o disjuntor. Estes, por terem a função de proteção dos circuitos, caso estejam dimensionados corretamente estarão se auto desarmando sempre que a soma das cargas no circuito superar o valor nominal do mesmo.

Um bom exemplo para ilustrar esta explicação é o caso dos circuitos para chuveiros. Normalmente estes circuitos são dedicados e dimensionados (disjuntores e bitola dos condutores) para cargas onde a potência pode atingir valores (em regra) de até 6.000W (220V ou 110V).

Concluindo:

Um profissional qualificado, em uma análise rápida e com o auxílio de alguns poucos instrumentos, poderá dar um bom direcionamento e a melhor solução técnica/econômica para a questão.

Você certamente ficará satisfeita !!!

Responder
Gilberto Caetano
Eletrotécnica 3g1r4c (Itapecerica da Serra, São Paulo) Eletrotécnica 3g1r4c - há 7 anos

Pela transcrição da cliente, o disjuntor já esta a maior; o perigo é a carga e ou a potencia do equipamento ou equipamentos ligados ao circuito. E assim o circuito aquece podendo derreter a isolação do cabo, com provável curto-circuito, e a tomada aquece por convecção, assim como td que estiver no circuito.

Ideal: faça você mesma os cálculos:

Verifique qual potencia de seu secador ; exemplo dado 1200w divida o valor pela tensão , com esse dado saberá o disjuntor para proteção. =1200w/127v disjuntor dado seria 9,448819A

Nesse caso o apropriado será o 10A

Ou vá ao quadro de distribuição que acredito ser mais complicado a verificação visualmente, porem nada impede de olhar,a transcrição da chave caso esteja “10 ou 20A, multiplique o valor pela tensão =20*127 igual 2540w esta é potencia potência

Para a informação do cliente o cabo de 2,5, aguente até 21A

Portanto:qualquer informação fora destes dados o cliente deverá verificar sua instalação: conforme já informa pelo colegas; o seguro é você consultar um profissional e não correr risco ou perder equipamento ou algo pior.

Responder
Vanderlei Jesus
Wjesus Reparo & Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Wjesus Reparo & Reformas - há 7 anos

Bom dia, esse problema é na fiação que não foi dimensionada para esse aparelho, provavelmente esse secador e de 1200 watts ou mais e a fiação de 2,5mm,se faz necessário trocar a fiação já que trocou a tomada de 10 para 20 amperes corretamente. ..Se houver interesse me retorne wjesus reparo e reformas

Responder
Sidinei Olaia
Edificações E Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edificações E Elétrica - há 7 anos

Tenho reformado muitas residências por não estarem em conformidade com com aparelhos atuais, muito provável que seu quadro de distribuição esteja fora de dimensionamento para sua residência atual. Peça visita de um técnico eletricista para verificar de modo geral a parte elétrica da sua residência, pois se trata de segurança pra toda familia.

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 7 anos

Bom dia Sra. Caroline,

O circuito da tomada não está adequado à potência do secador, é necessário fazer o dimensionamento correto da instalação.

Recomendamos que esse reparo seja feito por um profissional habilitado.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Reform House

Responder
Florindo Moraes
FMS-Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) FMS-Revestimentos - há 7 anos

Caroline,boa noite pode ser vários fatores para sua tomada esta esquentando,talvez a bitola dos fios

não sejam adequadas os amperis das tomadas podem ser menor do que o secador verifique com certeza é isso.

Colocamo-nos a disposição para qualquer esclarecimento,

e em breve poder te ajudar,fico no aguardo.

Att,

Fms-pinturas e instalações.

-Moraes.

Responder
Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 7 anos

Todas as tomadas que atende a 600VA tem que ter um dimensionamento que atende à corrente alternada conforme a especificação do cabo de 4 mm² com um disjuntor térmico Magnético de 32A que atende ao cabo de 4,00 mm² ou de 40A que atende a 6,00 mm². Esse problema com a sua tomada, pode ter vários equipamentos ligados ao mesmo tempo. A norma NBR5410 atende a especificação do aterramento para todas as tomadas e uso de IDR (Interruptor Diferencial Residual), esse equipamento é obrigatório atende a segurança e a integridade física ( NR10). Tudo tem que ser calculado em corrente e dimensionado para 100 VA ou 600 VA, com tomadas T.U. G (Tomada de uso geral) ou T.U. E (Tomada de uso especifico).

Responder
Vilmar Santos santos
Autônomo (Guarulhos, São Paulo) Autônomo - há 7 anos

Bom Caroline,so trocar a tomada não resolve mêsmo,o correto seria trocar a tomada por uma de 20 amperes fiação tbm teria que ter uma bitola de acordo com a potência do secador,,,normalmente em minhas instalações eu costumo deixar um sistema único só pro secador mesmo. O correto seria,vc procurar um eletricista de confiança pra não correr nenhum risco

Responder
Carlos Nicacio de Oliveira
Particular - há 7 anos

Olá bom dia Caroline os terminais de tomada esquenta porque seu secador tem amperagem mais alta que sua instalação elétrica os fio está abaixo do permitido para o secador sem mais

Carlos nicacio

Cvl Instalações Elétricas, Pabx e Sistemas de Câmeras Adailton mansur

Tomadas e fiação não compátivel com o aparelho que está usando, precisa redimensionar fiação e a tomada elétrica..

Abraços.

Responder
José Cleuber Alves Matias

Bom dia Sha Caroline. o possível problema pode estar relacionado a qualidade do produto (tomada) que esta usando. o fato de queimar a ponta do fio pode ser causada por mal contato ou seja mal apertado ou ainda cortes na malha de fios em caso de fios flexíveis.

em todo caso se esta derretendo a ponta dos fios é indício de sobrecarga no circuito e deve ser melhor avaliado por um profissional para um diagnostico mais preciso.

att Cleber Alves

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Muito simples: Fiação inadequada para uso do secador. Dependendo de onde está instalada (banheiro por exemplo) a umidade pode ser o maior vilão, causando oxidação na tomada, causando mau contato e o aquecimento com derretimento das partes plásticas. Deve ser trocada a fiação, pois trata-se de tomada de uso específico e no mínimo fiação de 4 mm, partindo do quadro de distribuição com instalação adequada da tomada de 20 Amperes. Estamos à disposição.

Responder
Walter
Jrw Reformas E Serviços Em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jrw Reformas E Serviços Em Geral - há 7 anos

Bom Caroline,so trocar a tomada não resolve mêsmo,o correto seria trocar a tomada por uma de 20 amperes fiação tbm teria que ter uma bitola de acordo com a potência do secador,,,normalmente em minhas instalações eu costumo deixar um sistema único só pro secador mesmo. O correto seria,vc procurar um eletricista de confiança pra não correr nenhum risco

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Oi boa tarde Srta Caroline, sobre a sua pergunta eu posso lhe dizer que existem vários fatores para que a tomada esquente. o uso de benjamim ou adaptador é o que mais causa este problema, a tomada é outro fator pois existem muitas tomadas de péssima qualidade. a conexão dos fios na tomada mal apertado, os fios da tomada com bitola inferior a carga a umidade do ambiente e até mesmo onde não enxergamos as emendas de fiação nas caixa de passagens causam mal contato etc..

Espero que tenha ajudado

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

bom dia caroline. peça para um profissional proximo de sua residencia que trabalha verdadeiramente com cálculos de tensão. porque são muito poucos!!! para instalar uma tomada especifica direto de um centrinho de força com pontas e ligações estanhadas. e antes fazer o calculo de quantos watts é o seu aparelho para ver se... ultrapassa de 20A porem!!! antes de qualquér trabalho. terá que ser calculados a corrente necessária para cada tipo de aparelho. sem mais: GILBERTO técnico em eletrotécnica.

Responder
Nelson Caruso
Particular - há 7 anos

Bom dia Caroline.

Uma instalação elétrica cujos fios, cabos, parafusos e tomadas estão dimensionados para pequenos consumos de eletricidade, causam o que esta ocorrendo em seu empreendimento quando voce precisa usar um aquecedor de boa qualidade. Outro motivo é a umidade que começou a enferrujar as peças da tomada, ressecando-as e causando maus contatos. Voce corre um sério risco de incêndio caso não recupere a instalação. No mínimo, a troca dos acessórios da referida tomada. Cuidado!!!

Silvio Luis Costa
Silvax Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Silvax Manutenção - há 7 anos

Bom dia, provavelmente sua tomada é de 10 Amp. Estes equipamentos que vc está usando é para tomada de 20 Amp.

Responder
Marcos Justino Da Silva

O correto neste caso já foi colocado pelos colegas acima,mas vale ressaltar que tanto secado de cabelos como ferro de passar, microondas, forninho elétrico, churrasqueiras elétricas (ou qualquer outro equipamento que transforma energia elétrica em calor deve ser tratado como Equipamento de uso específico, devendo portanto ter circuito elétrico individualizado no quadro elétrico e, se possível, alimentado por DR.

Sergio Ricardo Correa

concordo com os colegas acima

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região