Porque os fios do chuveiro estão queimando?

Gostaria de saber porque os fios estão tostando. aqui em casa tem apenas 2 fios que vem da casa, os dois sao vermelhos, e aqui é 110V. Estao ligados com centor de porcelana, já foram trocados 2 vezes, e continua queimando. Será que está ligado errado? Tem um disjuntos especifico pra ele e não ligamos o terra em lugar algum.

Detalhe: é casa alugada, nos mudamos a 1 ano, as lâmpadas estao piscando de forma quase imperceptível e as tomadas estão fazendo barulho.

Porque os fios do chuveiro estão queimando?

Gostaria de saber porque os fios estão tostando. aqui em casa tem apenas 2 fios que vem da casa, os dois sao vermelhos, e aqui é 110V. Estao ligados com centor de porcelana, já foram trocados 2 vezes, e continua queimando. Será que está ligado errado? Tem um disjuntos especifico pra ele e não ligamos o terra em lugar algum.

Detalhe: é casa alugada, nos mudamos a 1 ano, as lâmpadas estao piscando de forma quase imperceptível e as tomadas estão fazendo barulho.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá,

O deterioramento que você está observando é um sintoma de um problema de funcionamento do sistema elétrico da sua residência.

Esses desgastes provavelmente indicam um subdimensionamento da instalação.

Isso influencia no superaquecimento dos condutores e essa energia gasta neste aquecimento é contabilizada na conta luz, ou seja, você está desperdiçando dinheiro.

Minha indicação é que solicite a um eletricista que avalie a instalação, ele terá condições de te apresentar as necessidades de intervenção para correção destes problemas.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: tem que verificar a tensão do equipamento e ver se o disjuntor e a fiação esta correta;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

NIL SYSTEM Rastreamento e Segurança
Nil System Rastreamento E Segurança (Atibaia, São Paulo) Nil System Rastreamento E Segurança - há 2 anos

Bom Dia

Verifique a Tensão do Seu Chuveiro e Sua Potência

Para Fazer a instalação correta (220V Utilizar Cabos de 4mm) .

Toma Cuidado Instalações mal feitas podem ocasionar incêndios CUIDADO Chame um Profissional

Responder
Jaílson Santos Da Silva

Boa noite !! Tudo leva a crê que a sua fiação aí e fina porisso está ocorrendo tudo isso ! É importante contratar um eletricista antes que haja. Curto circuito!! Pois com certeza os disjuntores está com a amperagem maior que a corrente então não desarma e isso e sério chame alguém qualificado para avalir

Responder
Isaac Teixeira Ramos

A fiação está mal dimensionada, é necessário levar em conta a distância do chuveiro até o disjuntor, a tensão da rede, a potência do chuveiro e as condições da instalação. O correto é procurar um profissional para dimensionar este sistema para você. Eu sou Engenheiro e posso fazer este cálculo, me contate.

Responder
Hermes Estevão de Andrade
Conecta-Soluções (Serrana, São Paulo) Conecta-Soluções - há 2 anos

concordo com o dimensionamento da rede, mas o fator pricipal é a emenda no conector de porcelana , quando voce instala o chuveiro ela fica bem apertada mas com o decorrer do tempo a corrente do chuveirto ( amp. ) é muito alto provocando um certo aquecimento e com isso tem uma certa dilatação dos cabos e com isso se da um mau contato ocasionando a queima dos cabos, verifique tambem se o chuveiro não esta tambem queimando os cabos porque eu ja consertei varios chuveiros com esse problema e então se troca os contatos do chuveiro. aconselho que troque o conector de porcelana e corte a pate queimada dos cabos e faça uma nova emenda. mas não se assuste não que não pega fogo assim tão facil o que vai acontecer é o desarme do disjuntor.....valeu...

Responder
Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Bom Dia

Verifique a Tensão do Seu Chuveiro e Sua Potência

Para Fazer a instalação correta (220V Utilizar Cabos de 4mm) .

Toma Cuidado Instalações mal feitas podem ocasionar incêndios

Responder
Jair  HAJA LUZ
Js-Hajaluz (Santos, São Paulo) Js-Hajaluz - há 2 anos

Com certeza o problema é devido ao mal dimensionamento da instalação elétrica de sua residência, e necessário a visita de um profissional para verificar as condições da mesma..

Responder
Job Viana de Oliveira

Sim o mal dimensionamento pode causar isso. Como tbem, cabos mal conectados, conectores de louça, com o tempo parafusos vai ficando solto, causando aquecimento dos cabos. Hoje temos bons conectores no mercado e boas emendas com boa fita isolante, (mas, uma boa emenda)

Rodrigo Guimarães Mourão

Isso ocorre pq houve um mal dimensionamento de cabos e disjuntor.

O ideal é analisar a instalação o que provavelmente será necessário uma reforma. Tenha cuidado quando o pedreiro diz que faz infelizmente não obtem conhecimento técnico suficiente neste campo e pode lhe trazer grandes prejuízos ou até mesmo a perda de um ente querido.

Fica a dica.

Fui.

Responder
Denivaldo da Santana
DDS Engenharia & Construtora Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DDS Engenharia & Construtora Ltda - há 2 anos

Bom dia ,O ideal seria você contratar um Engenheiro eletricista para fazer um dimensionamento de carga ( Amperes) para seu imóvel.Esse dimensionamento pode ser previsto durante a construção ou na primeira reforma pra evitar que proprietários e moradores venha gastar desnecessariamente no futuro ou no presente mas o que reina normalmente é o proprietário não querer gastar e não faz o correto.Pois nunca vamos saber se o próximo morador tem vários eletrônicos. É importante saber quantos watts você precisa no seu imóvel, você pode está necessitando de70w mas a sua rede só disponibiliza 40w,e ao ligar o chuveiro,torneira elétrica, e outros eletrônicos que tem um consumo mais elevados começa aquecer a rede ,com o tempo os fios ficam ressecados e derretidos .Esse detalhe que vc comentou deve ser um desses problemas. Lembrando que chuveiro,torneira elétrica, e outros eletrônicos especiais devem ter uma rede só pra eles e nunca criar uma rede para eles através de outra rede.Ao ligar algum desses aparelhos com as lâmpadas ligadas você verá as lâmpadas oscilando ( acendendo e apagando).Cuide da sua instalação antes que venha acontecer algo não esperado. Espero ter contribuído para um entendimento que possa ajudar a resolver o problema com êxito.At.Denivaldo.

Responder
Ailton Ferreira da Silva
Particular - há 2 anos

A Engewise Engenharia tem a satisfação de ajudar.

Pela foto é provável que os fios ligados ao conector de porcelana estão com folga ou o conector não suporta a corrente de +- 50a .

Pode ser o chuveiro ou a resistência (resistor) que estão com problemas.

Pode ser também a secção (bitola ou espessura) do cabo que para chuveiro com a tensão (voltagem) de 127v e 5500w ou 6600w de potência deve ser adotado disjuntor de 50A e cabo de 10mm². O conector do tipo Wago pode ser útil nesse caso também pela simplicidade de instalação, qualidade e segurança.

Se observadas essas possibilidades e o problema persistir recomendo contratar engenheiro ou eletricista competente/certificado para uma análise presencial e se possível substituir o circuito completo do chuveiro (cabos, disjuntor, idr, conector) e instalar um circuito de terra (no padrão TT já que será específico para o circuito do chuveiro) que certamente seu problema será resolvido.

Já sugira ao proprietário do imóvel da importância da revisão completa das instalações da residência por questão de segurança, economia de energia, comodidade e aderência as normas.

Boa sorte e ficamos a disposição para qualquer coisa.

Abraços

Daniel Gomes Gonçalves
Marcantt (Buritama, São Paulo) Marcantt - há 2 anos

Blendmotion, bom dia!

Analisando as fotos percebe-se que o fio está queimado somente do lado do chuveiro , que por sinal a bitola do cabo é inferior a bitola da rede, neste caso é provável que o problema seja uma mau contato na conexão.

Outro ponto a ser observar é se a resistência instalada no chuveiro está correta,ou se possui emendas que pode alterar suas características aumentando a corrente eletrica e ocasionando o aquecimento dos fios .

É importante observar com a falta do aterramento do chuveiro os usuários ficam expostos a risco de choque elétrico.

Responder
Jeconias Ferreira de França

Eletricidade é uma coisa muita séria índico a verificar toda parte desde a caixa externa pois o problema não é somente o chuveiro geralmente alguns proprietários de imóveis de aluguel contrata pessoas pra fazer o serviço por um custo bem abaixo do mercado para obter resultado no bolso e se esquece da qualidade dos serviços prestados . É necessário variar os disjuntor os fios se são compatíveis a quantidade de tomadas lâmpadas e chuveiro ????

Responder
Bras Nascimento
Bbn Eletrica Manut Engenharia (Jacareí, São Paulo) Bbn Eletrica Manut Engenharia - há 2 anos

Cabo a ser utilizado é de 10mm² com maior capacidade de condução de corrente. além de utilizar terminais adequados para potência um chuveiro de 6600w / 127v = 51,97 A - capacidade do cabo 10,0mm= 60A / cabo 6mm² apenas 40A portanto se houver possibilidade é recomendável que ajuste seu padrão de entrada e Instale um chuveiro emm 220v

Responder
Fabio Barreto

Olá Blendemotion!!

Eletricidade é coisa muito séria, então preste atenção na dica:

É importante verificar todo o conjunto, desde o disjuntor, até o próprio chuveiro.

Para chuveiros ligados em 220V e potência igual a 6800W, o cabo a ser adotado deve ter seção de 4mm², já os chuveiros com potência de 7500W a 7800W, o cabo a ser adotado deve ter seção de 6mm².

O conector, mesmo sendo de porcelana precisa estar alinhado com a potência do chuveiro, impedindo que o fio esquente muito e derreta.

Outro coisa que notei, pela foto que colocou, é que o chuveiro não possui aterramento. É importante ter.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região