Posso apenas substituir o disjuntor de 15A por um de 40A?

Me mudei para um ap é instalei uma torneira elétrica, usando uma fiação que já existia. Entretanto a ligação vem de um disjuntor de 15A, que não aguenta a torneira (5500W, 110V). Posso apenas trocá-lo por um de 40 ou preciso fazer outras alteração no quadro? O disjuntor em questão é o quarto da esquerda para a direita, fileira de cima. Muito obrigado!

Posso apenas substituir o disjuntor de 15A por um de 40A?

Me mudei para um ap é instalei uma torneira elétrica, usando uma fiação que já existia. Entretanto a ligação vem de um disjuntor de 15A, que não aguenta a torneira (5500W, 110V). Posso apenas trocá-lo por um de 40 ou preciso fazer outras alteração no quadro? O disjuntor em questão é o quarto da esquerda para a direita, fileira de cima. Muito obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
CBarreto Autovistoria
Cbarreto Autovistoria E Projetos Elétricos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Cbarreto Autovistoria E Projetos Elétricos - há 5 anos

Não pode apenas substituir o dj. No caso o disjuntor indicado nem seria o de 40 A e sim de 50 A (a corrente é a potência divida pela tensão). Para essa troca de disjuntor você deve considerar a fiação do quadro até a torneira, que precisará ser de no mínimo 10 mm, e também a capacidade do ramal de entrada do seu apartamento. Aconselho procurar um engenheiro ou técnico habilitado para verificar sua instalação.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Verifique se a fiação será ideal para o equipamento, pois poderá aquecer e provocar um acidente...

A disposição;

Felipe Lattanzi Crispino
Lattanzi Serviços Elétricos (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Lattanzi Serviços Elétricos - há 5 anos

Amigão, boa noite! Estou vendo pela foto, nos jumper's dos disjuntores que seu medidor pode ser bifásico ou trifásico. A melhor opção e a mais prática é fazer o seguinte: vc precisa verificar se esse circuito para a torneira está independente. Se ele estiver, basta vc identificar o neutro dele e o fase, retirar o disjuntor mono e colocar um bifásico de 32 A. Daí vc terá um circuito bifásico, que vai suportar um aparelho de até 7000w. Daí é só comprar uma torneira 220V, com potência até 6800w. Caso já tenha comprado uma 127 V pode usar ela mesmo, basta trocar a resistência dela por uma 220V

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 5 anos

Olha bem complicado pelo que vejo na foto. Vc tem um qdc tripolar, porem com cabos de 10mm chegando diretamente dividido nos disjuntores que estão sendo usados. Vc tem que refazer todo qdc, trocando os cabos de entrada por 16 mm, colocar um disjuntor tripolar de 63 A, e se possivel trocar os disjuntores existentes por disjuntores din, coloxar um circuito de aterramento pois se trata de uma torneira elétrica em contato direto com a água. O disjuntor correto seria 50 A e o cabo 10mm. Se vc colocar essa torneira interligada no qdc, estará sobrecarregando o sistema existente, correndo um risco de aquecimento ecessivo de cabos e talvez até provocando um curto circuito ok. Colocaria a vida de quem estiver usando a torneira que receberia uma carga completa de 127 ou 220 v. Refaça uma demanda correta do que ja existe em seu ap e incluindo a torneira pra refazer todos os sircuitos no qdc e faça o dimencionamento correto dos cabos de entrada e saída do qdc. Chame um profissional de sua região para tal evento ok. Espero ter ajudado.

Willian da Silva Lemos
RS Construções (Alvorada, Rio Grande do Sul) RS Construções - há 5 anos

É importante chamar um eletricista

ele vai ter que ver se o disjuntor geral suporta um disjuntor de 50A por que uma torneira elétrica de 5500w a 127v vai demandar 43A então vai trabalhar com folga.A seção do fio é de 10mm tanto do fase que vai no disjuntor como do neutro.

Uma outra sugestão seria trazer do geral uma rede bifásica com disjuntor bipolar de 30A, a seção do fio fica em 6mm mas daí a rede dessa torneira ficaria 220w, então nesse caso teria que ter uma torneira 220v.Nesse caso seria uma vantagem por causa do cabeamento, os cabos a serem usados seriam de menor seção, o que facilitaria na passagem dois mesmos visto que nessas instalações mais antigas o eletroduto é mais fino,

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região