Posso comandar ventiladores com interruptor simples?

Olá tudo bem?

Tenho uma dúvida, quero comandar ventiladores de parede com interruptores simples. A ideia é, usar uma caixa 4x4 para comandar 6 ventiladores de parede, cada interruptor um ventilador.

Obs:

1 - Os ventiladores serão protegidos por disjuntor

2 - Cada um terá seu respectivo dimmer

Posso comandar ventiladores com interruptor simples?

Olá tudo bem?

Tenho uma dúvida, quero comandar ventiladores de parede com interruptores simples. A ideia é, usar uma caixa 4x4 para comandar 6 ventiladores de parede, cada interruptor um ventilador.

Obs:

1 - Os ventiladores serão protegidos por disjuntor

2 - Cada um terá seu respectivo dimmer

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Sandro Brito
Sandro Eletricista (Sumaré, São Paulo) Sandro Eletricista - há 1 año

Dá pra fazer sim, porém tem que saber ligar o capacitor no local certo

Responder
Elton
E.M.C Reformas e Refrigeração (Niterói, Rio de Janeiro) E.M.C Reformas e Refrigeração - há 1 año

Ola, se os disjuntores não forem específicos para ventilador será complicado , o lado que roda e velocidade , porém dá para fazer porém ficará limitado

Responder
Francismar Pereira Santana Santos

Caro amigo , todo ventilador tem seu comando próprio ou seja, seu potenciômetro. Se seus ventiladores já têm essa configuração então, você não precisa de outro comando segundario não, só apenas os disjuntores de proteção. Caso você quiera, você pode relocar os comandos dos vendedores para um ambiente mais adequado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região