Posso emendar um fio 4 mm em um fio 6 mm?

Primeiramente a casa é antiga assim como a fiação eletrica..

Eu quero colocar uma nova tomada para um aparelho de 700w.

Perto dessa tomada passa uma fiação de 6 mm.

Eu posso puxar uma ramificação para colocar uma tomada com fio 2,5 ou 4 mm ?

Ela é a fiação que vem do poste, serve para tomadas e lampadas, e ela tem uma divisão vem no inicio que leva para o chuveiro;

Posso emendar um fio 4 mm em um fio 6 mm?

Primeiramente a casa é antiga assim como a fiação eletrica..

Eu quero colocar uma nova tomada para um aparelho de 700w.

Perto dessa tomada passa uma fiação de 6 mm.

Eu posso puxar uma ramificação para colocar uma tomada com fio 2,5 ou 4 mm ?

Ela é a fiação que vem do poste, serve para tomadas e lampadas, e ela tem uma divisão vem no inicio que leva para o chuveiro;

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

28 Respostas

Respostas úteis 2
Miguel Nunes Da Silva
Particular - há 5 anos

o condutor de 6 mm a carga nominal é de 41 amperes , o condutor de 4 mm a carga nominal é de 32 amperes, ora se o seu aparelho de ar condicionado ou outro equipamento que vai usar uma carga superior a especificada na tabela o condutor não é aconselhável, mas se o equipamento não consumir a carga especificada na tabela o uso do 4 mm é normal. espero ter ajudado.( tabela de condutores CIL.)

Djailton
Particular - há 5 anos

Não necessita fazer um circuito somente para esse aparelho, pois sua corrente não ultrapassa os 10A... O mais correto seria fazer uma nova instalação com circuito separados, visto que vc mencionou que iluminação, tomadas, e chuveiro estão interligados em um único circuito... Mas se não for possível, vc pode interligar de uma tomada próximo, obedecendo a mesma bitola do fio e a demanda do circuito.

Jose Arruda
Arruda Eletricista (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Arruda Eletricista - há 5 anos

O correto é levar o mesmo cabo saindo do quadro de distribuição até o seu distinto que pode ser tomada ponto de iluminação ou pra que seja mais respondendo a pergunta emendar um cabo de uma bitola menor com bitola maior isto sexama gam.bi.arra.ou ajuste técnico

Responder
Edson Ferrari
Edson Manutensão Elétrica Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edson Manutensão Elétrica Residencial - há 5 anos

O mais recomendavel e novo circuito e montar um quadro de distribuição para todo circuito da casa incluindo o circuito novo que você pretende fazer com a proteção dos disjuntores evitando problemas nas instalações e aparelhos.

Responder
Marcos Renato Pedro

Bom é uma ramificação certo o fio 6 mm. Vem do padrão e só liga o chuveiro que é um aparelho que não fica constantemente ligado ,um bom profissional puxaria a tomada sem problemas e só teria o cuidado de medir a amperagem com os aparelhos ligados para não ter problemas futuros e se houver aquecimento aí sim tomar as medidas de distribuição!

Responder
João Evangelista
Enfra Instalções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Enfra Instalções - há 5 anos

O ideal seria puxar essa tomada do quadro de distribuição . Ou derivar de uma tomada próxima que não esteja com cargas excessiva. Sempre respeitando a corrente suportada pelo fio. E analisar se possui disjuntor de proteção .

Responder
Ricardo Rocha Nascimento
Rr Instalações Elétricas (Mogi das Cruzes, São Paulo) Rr Instalações Elétricas - há 5 anos

O certo era você colocar um quadro de distribuição na sua casa para dividir os circuitos,não lhe recomendo fazer emendas não,dependendo do aparelho que você for usar pode aver um aquecimento na emenda é até danificar seu aparelho.

Responder
Particular - há 5 anos

R: é arriscado pois pode dar aquecimento no circuito; Faça um circuito independente;

A disposição;

Alessandro Da Silva Da Silva

Vc tem trocar tudo guadro de energia os derrer tudo novo um para tomadas e um para enterpitor e do chuveiro serparado e os fio de tomada pode ser de 2.5 mm e enterpitor tb e chuveiro é melhor de 4 mm ou de 6 mm tudo novo para não ter problemas um guatro de distribuição bem certo e vc sabe q tem q ter neutro e terra e fazer

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região