Posso instalar padrão de entrada de 100A ?

Moro em uma casa térrea e estou construindo em cima onde terá mais dois chuveiros, sendo q tenho dois em baixo!

Vou trocar o padrão se entrada e queria Instalar um quadro de 100A com cabos de 35mm..

Preciso pedir permissão para a AES Eletropaulo? Fico na dúvida por que é um padrão de entrada muito forte.

Ja ajudei a instalar padrão de entrada de 50A e o dono da casa nao teve problema, a concessionária simplesmente veio e ligou. Agora de 100A nao sei.

Posso instalar padrão de entrada de 100A ?

Moro em uma casa térrea e estou construindo em cima onde terá mais dois chuveiros, sendo q tenho dois em baixo!

Vou trocar o padrão se entrada e queria Instalar um quadro de 100A com cabos de 35mm..

Preciso pedir permissão para a AES Eletropaulo? Fico na dúvida por que é um padrão de entrada muito forte.

Ja ajudei a instalar padrão de entrada de 50A e o dono da casa nao teve problema, a concessionária simplesmente veio e ligou. Agora de 100A nao sei.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

30 Respostas

Respostas úteis 2
Claudinei
Neves Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Neves Elétrica - há 6 anos

Boa tarde! Para carga instalada acima de 20(KW), que é o seu caso, será necessário a contratação de um engenheiro eletricista, para elaboração do estudo técnico e análise pela concessionária (Eletropaulo). Este irá fazer o levantamento da carga instalada e dimensionamento do padrão de entrada, conforme normas da AES Eletropaulo.

Responder
Marcio Araujo
Empreiteira Tecplan (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Empreiteira Tecplan - há 6 anos

EM PRIMEIRO LUGAR PRECISA SABER SE OS CABOS DE ENTRADA SE SÃO DE 10MM OU 16MM CASO SEJE O DISJUNTOR A SER INSTALADO DEVE RECEBER UMA CORRENTE ABAIXO DO CABEAMENTO CASO CONTRARIO O DISJUNTOR AGUENTARA A CARGA DE 100A E OS CABOS NÃO,EMBORA OS CABOS DO QUADRO PARA DENTRO SERA DE 25MM A REDE NÃO SERA ADEQUADA E A ELETROPAULO EM HIPOTESE ALGUMA LIGARA EXCETO COM UM NOVO DIMENSIONAMENTO

Responder
Osvaldo Camillo
Tecam Serviços Elétricos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tecam Serviços Elétricos - há 6 anos

Por norma da concessionaria, no caso Eletropaulo, quando a potência instalada for superior a 20.000 watts ou 20 kilowatts, e necessário apresentação de um memorial descritivo e de cálculos acompanhado da ART de um profissional qualificado, no caso um técnico ou Eng. eletricista, no seu caso podera ser montado uma caixa tipo E ou caixa tipo PP com cabos de 35 mm² disjuntor bipolar de 100 amperes e condutor de aterramento de 16 mm². OBS: ideal sera contratar um profissional para realizar levantamento de calculos dos equipamentos instalados em sua residência para elaboração do projeto

Responder
Valdeci Bertoini Silva Lima

ola fernando,como já existe um padrão você vai precisar fazer um levantamento de carga, como sua carga vai ficar acima de 20 kva voce vai precisar de um profissional técnico eletrotécnico ou engenheiro eletricista para emitir uma (ART) e solicitar o acréscimo de carga na sua residencia , esse é o trabalho que sera realizado acréscimo de carga,você também precisa observar o seguinte se a nova entrada for instalada na fachada ou coluna casa você também precisara de uma (ART DE ENGENHEIRO CIVIL). busque por um profissional habilitado no CREA-SP para que você não tenha dores de cabeça e boa obra.

Responder
Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 6 anos

Prezado Fernando, bom dia!

Você precisa entrar na Eletropaulo com pedido de acréscimo de carga. Para tanto, deverá contratar serviços de profissional habilitado em eletrotécnica (com CREA). Ele vaio orientar o projeto e certificar a execução do novo padrão, para depois, fazer o pedido de ligação definitiva. Ficamos à sua disposição para prestação dos melhores serviços em eletrotécnica. Bom final de domingo.

Responder
Leonardo  Leonetti
4L Elétrica Em Obra (São Caetano do Sul, São Paulo) 4L Elétrica Em Obra - há 6 anos

FERNANDO, PARA O SEU CASO É NECESSÁRIO A MONTAGEM DE UM PROCESSO DE ACRÉSCIMO DE CARGA, JUNTO A ELETROPAULO ONDE TEMOS QUE INFORMAR AS CARGAS DO NOVO PADRÃO A SER EXECUTADO. SOU HABILITADO PARA ESSE TRABALHO E FICAREI SATISFEITO EM PODER AJUDA-LO. AGUARDO SEU RETORNO.

ABRAÇO.

LEONARDO LEONETTI

Responder
Marcio Arrais
Mr&m Instalações Elétricas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Mr&m Instalações Elétricas - há 6 anos

Para começar, em SP, este valor de carga será necessário entrar com estudo na AES Eletropaulo, juntamente com a ART do técnico responsável, após a aprovação, montar o padrão conforme o manual.

Não faça de forma diferente para não perder dinheiro.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Mesmo procedimento; Faça a instalação do novo e peça para a consessionaria fazer a mudança;

A disposição;

Wander Da Silva
Wander Serviços Me (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Wander Serviços Me - há 6 anos

No caso de uma residência ,entrada de 199 A ,não há problema algum ,desde que vc faça o dimensionamento exato ou seja divisão de carga e circuitos independentes ,disjuntores separados para chuveiro,tomadas,lâmpadas,aquecedores ,ar condicionados,etc,sugiro disjuntor bipolar para 220 v ,isso é mais seguro e não esquecer do aterramento ,pois segurança com muita conciencia

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região