Como fazer a ligação dos relógios?

Boa noite ou bom dia. A minha pergunta é posso ligar 9 relógios e colocar um fio neutro pros 9 relógios sendo que abilolado é de 10mm e o fio neutro é16mm posso fazer esse esquema. Obrigada aguardo resposta

Como fazer a ligação dos relógios?

Boa noite ou bom dia. A minha pergunta é posso ligar 9 relógios e colocar um fio neutro pros 9 relógios sendo que abilolado é de 10mm e o fio neutro é16mm posso fazer esse esquema. Obrigada aguardo resposta

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Robson Furtado
Particular - há 5 anos

Para este trabalho é necessário uma ART e projeto com especificações detalhadas por um engenheiro e devem ser seguidas à risca para aprovação da Concessionária. Fiz uma instalação parecida porém trifásica e o projeto foi aprovado com neutro de 50mm² .

Roberto Campos
Eletricista Instalador (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Eletricista Instalador - há 5 anos

Primeiro, faça um projeto descrevendo sua necessidade. Ou seja, um quadro que comporte os nove relógios, cada qual servindo a uma residência. Após isso , leve o projeto descritivo na concessionária e vc vai saber qual o próximo passo. Boa sorte. Cada casa terá seu neutro na mesma bitola que os fios fase. Mas bitola dos fios que vão chega da rua é responsabilidade da companhia de luz.

Responder
Fabio Henri de Nadai
Lua Engenharia (Rio Claro, São Paulo) Lua Engenharia - há 5 anos

Bom dia, este tipo de instalação se encaixa em Centro de Medição coletiva e cada concessionária de energia tem seu proprio pradrão para montagem e instalação, GEDs NDs etc; mas senpre neste caso a entrada de energia é coletiva e trifásica (3 fases + neutro) e a partir dai cada padrão induvidual de acordo com a carga pordendo ser monofásico, bifásico ou trifásico sempre com o condutor neutro individual dos demais, partindo da barra de neutro da entrada de energia, saudações e Forte abraço, Eng. Eletr. Fábio Nadai.

Responder
Sivonildo Silva de Jesus
Particular - há 5 anos

Bom dia,

Para a instalação de uma cx padrão AES Eletropaulo os cabos de entrada tem que ser acima de 35mm e distribuição dentro da cx é de 16 ou 25 mm e o neutro é único.

Sivonildo Silva de Jesus
Particular - há 5 anos

Bom dia,

Para a instalação de uma cx padrão AES Eletropaulo os cabos de entrada tem que ser acima de 35mm e distribuição dentro da cx é de 16 ou 25 mm e o neutro é único.

Daniel Garcia Fernandes

Bom isso também depende da Eletropaulo , ela já faz a ligação correta mas pode sim

Responder
Marcello Seggiaro

Sr. Alcides, bom dia. O cabo de Neutro de entrada (PEN) trata-se de um Neutro aterrado. Na sua Entrada de Serviço, esse cabo é separado a partir de barramentos de ligação. Assim, passamos a ter Neutro e Terra separados (Aterramento com esquema de ligacao: TN-S-C), previsto em Norma (NBR- ABNT5410). Depois desse pon to, cada Relógio de Medição deve ser seu próprio Neutro, ou seja, cada instalação deve ser individualizada.

Em relação às Seções Nominais dos cabos, tudo fica em função das cargas elétricas que entrarão em operação.

Reynaldo Scheurer

O cabo 16mm é somente para entrada no imóvel , depois pode sim derivar para os outros relógios, lembrando de que cada região existe diferentes exigências pela companhia da cidade ou região, geralmente existem gabaritos nas próprias companhias como Eletropaulo é só ir à qualquer agência.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região