Posso ligar um motor 220 V em duas fases 110V?

Posso ligar um motor 220v usando uma fase 110v do imovel do vizinho e a outra fase 110v do meu proprio imovel O que acontece com a rede de ambos

Posso ligar um motor 220 V em duas fases 110V?

Posso ligar um motor 220v usando uma fase 110v do imovel do vizinho e a outra fase 110v do meu proprio imovel O que acontece com a rede de ambos

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Eduardo Henrique de Sousa Salvino

o problema de fazer isso é que você não tem referência se a fase do vizinho e a sua está ligada na mesma fase da rede. O mais seguro é usar um transformador (verificar antes a potência do motor) e fazer a conexão na sua própria casa.

Responder
Ricardo
Fênix Engenharia E Serviços (Teresópolis, Rio de Janeiro) Fênix Engenharia E Serviços - há 9 meses

Bom dia

Primeiro você terá que saber a tensão de linha em cada um dos imóveis.

Se de fase para fase der 220v , sim sendo elas R + S , ou R+ T ou S+T.

Sua pergunta foi de fase + fase , excluindo a questão trifásica.

Se der 220v de fase para neutro ex : " Nova Friburgo" não poderá utilizar as duas fases.

Responder
Bruno
Construção Civil E Reformas Instalações (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Construção Civil E Reformas Instalações - há 9 meses

Nesse caso o mais viável é mudar a tensão no próprio esquema elétrico do motor para 127V. Caso queira medir a diferença de tensão entre seu vizinho e a sua utilize um multímetro; se der 110V ambos são a mesma fase, fase/terra ou fase/neutro.

Thiago
TH Elétrica e Climatização (São Gonçalo, Rio de Janeiro) TH Elétrica e Climatização - há 9 meses

Bom dia se for fase diferente sim ai da os 220v

Responder
Nelson  Domingues

Olá, sou Nelson Domingues, eletricista aposentado, ainda trabalho em minha empresa que montei após minha aposentadoria. Vamos a resposta: um motor 220 v pode ser ligado em 2 fases diferentes, isso se O motor for bifasico, se o motor for 220v trifásico não poderá ser ligado em 2 fases.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região