Como fazer o aterramento elétrico?

Posso ligar uma mesma haste de aterramento para fuga de 110v e 220v ao mesmo tempo?

Como fazer o aterramento elétrico?

Posso ligar uma mesma haste de aterramento para fuga de 110v e 220v ao mesmo tempo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 6
Felipe Barcelos Ribeiro

Sim, o ideal é manter em aterramento separado apenas os equipamentos sensíveis que peçam especificamente para ter um aterramento separado e independente, normalmente esses equipamentos possui uma orientação sobre isso no próprio manual ou em alguma nota posterior que o fabricante faz ao identificar tal necessidade, por isso o ideal é sempre se informar com o fabricante, principalmente quando não é um equipamento convencional.

Responder
Duarte Meirelles
Jdmempeiteira (Macaé, Rio de Janeiro) Jdmempeiteira - há 2 anos

Pode sim dês de que o aterramento tenha sido feito da forma correta também pode ser feito individual não tem problema . esperou te ajudando

Responder
IMPERJ INSPEÇÕES E SERVIÇOS ELÉTRICOS LTDA.

A pergunta é, se pode!

A resposta é, sim!

Aterramento é aterramento, se a pergunta é sobre a palavra ATERRAMENTO, creio que sabes o que é! Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Fazendo isso, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial, ou seja, a terra que tem o potencial próximo de zero.  Finalmente os profissionais ou pessoas que realizam trabalhos ou ficam próximos a  equipamentos energizados não recebem o choque elétrico, tão logo que;

Aterramento é a arte de se fazer uma conexão com toda a terra. A conexão terra é na realidade a interface entre o sistema de aterramento e toda a terra, e é por esta interface que é feito o contato elétrico entre ambos ("terra" e sistema de aterramento).

Vetor Elétrica

Bom dia, o sistema de aterramento deve servir para toda a instalação, independente da voltagem. Complementando, pode ser que somente uma haste não garanta níveis de condutividade ao solo suficientes para garantir um aterramento confiável.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: se estiver dentro das especificações de volume de aterramento, pode sim

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região