Pode puxer tomada do fio do chuveiro?

Posso puxar uma tomada com interruptor do fio 6mm que vai para o chuveiro? O fio 6mm que vai para o chuveiro é o mesmo da geral.

Pode puxer tomada do fio do chuveiro?

Posso puxar uma tomada com interruptor do fio 6mm que vai para o chuveiro? O fio 6mm que vai para o chuveiro é o mesmo da geral.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Chuveiros são circuitos independentes; não é indicado fracionar o uso desse circuito

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Edivaldo Gomes de Andrade
Particular - há 2 anos

O CIRCUITO DO CHUVEIRO TEM QUE SER SOMENTE PARA ATENDER ELE, NÃO PODENDO LIGAR NADA MAIS NO CIRCUITO.

O IDEAL E CHAMAR UM ELETRICISTA PARA SE FAZER UMA TOMADA SIANDO DO QDL DA SUA RESIDÊNCIA.

Edivaldo Gomes de Andrade
Particular - há 2 anos

O CIRCUITO DO CHUVEIRO TEM QUE SER SOMENTE PARA ATENDER ELE, NÃO PODENDO LIGAR NADA MAIS NO CIRCUITO.

O IDEAL E CHAMAR UM ELETRICISTA PARA SE FAZER UMA TOMADA SIANDO DO QDL DA SUA RESIDÊNCIA.

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 2 anos

É contra a Norma? Sim, é!

O que acontece se vc fizer essa ligação? Depende:

Se vc LIGAR o chuveiro e utilizar a tomada ao mesmo tempo e a soma dessas 2 correntes ultrapassar a capacidade dos cabos e do disjuntor, os cabos irão derreter, fechar curto circuito, pegar fogo e vc vai fritar.

Se vc NÃO LIGAR o chuveiro e utilizar a tomada ao mesmo tempo, nada acontecerá. É uma gambiarra que só se pode fazer pra uso próprio e se vc mora sozinho. Vai da sua consciência.

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Davi,

Isso que você colocou não pode ser realizado, está fora das diretrizes normativas.

O circuito que atende o chuveiro deve ser específico, ou seja, os cabos que saem do quadro de distribuição são ligados apenas ao chuveiro.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de apontar uma forma segura e econômica para atender a sua necessidade.

Responder
Djalma Souza
Particular - há 2 anos

bem, você recebeu muitos (Não's), e estou com eles, chuveiro tem que ter circuito individual! Voltando ao problema em si, o que se pretende ligar em um circuito que parece ser uma consumo de carga alta, portanto terá que analisar desde seu interruptor e a tomada também, pois poderá ocasionar queima e derretimento em ambos, consulte um profissional qualificado e capacitado para realizar um serviço bem feito, pois assim evitará futuros transtornos gravíssimos!

Refordec Reformas em Geral

Boa tarde,

Não!

Conforme a norma este tipo entre outros não podem ser utilizados.

Seria correto instalar outro disjuntor no Quadro de distribuição, passagem de cabo para atender o que será ligado (precisa ver a potência exigida do equipamento), após liga sua nova tomada específica.

Abraço

Responder
David Costa Macedo Costa
Costa Construções (Embu, São Paulo) Costa Construções - há 2 anos

Não e permitido ligar no mesmo circuito . Além do disjuntor , não suporta a carga elétrica .

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região