Posso substituir o fio de cobre por cabo triplex?

Gostaria de saber se posso substituir o fio de cobre 10mm aquele que geralmente fazemos a rede interna da casa; por cabo triplex por ser mais barato aew no caso eu pensei em desenrolar o fio triplex separando e depois esticar em cima do forro como se tivesse fazendo a rede normal oque vcs me dizem posso não posso ,da uma luz aew galera

Posso substituir o fio de cobre por cabo triplex?

Gostaria de saber se posso substituir o fio de cobre 10mm aquele que geralmente fazemos a rede interna da casa; por cabo triplex por ser mais barato aew no caso eu pensei em desenrolar o fio triplex separando e depois esticar em cima do forro como se tivesse fazendo a rede normal oque vcs me dizem posso não posso ,da uma luz aew galera

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Júlio,

Não faça isso, você está colocando em risco a segurança da sua casa e das pessoas que moram.

Solicite que um eletricista avalie a sua instalação, ele terá condições de apontar os meios para realizar a instalação de forma segura e econômica.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Não é recomendado...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Imperio Solar Soluções em Energia Solar

Via de Regra, NÃO.

Cabos de alumínio

Dentre as primeiras vantagens do alumínio, está o preço, ele é mais barato em relação ao cobre, e já chegou a ser 80 vezes mais em conta. Outro ponto positivo desse condutor é a sua versatilidade e segurança em relação às dobraduras, é mais resistente a deformação. Apesar de ser mais leve ante o cobre, a sua resistência elétrica chega a ser 65% mais alta, tendo em contrapartida, pouca resistência mecânica.

A norma de instalações elétricas de baixa tensão (ABNT NBR 5410), diz que é PROIBIDO o uso de alumínio em instalações residenciais, fazendo com quem o alumínio praticamente impere no campo dos condutores para linhas de transmissão.

Cabos de cobre

O cobre é um material mais maleável, e o seu principal benefício é a grande condutividade, ele possui a resistência elétrica mais baixa de todos os metais não-preciosos. A eletricidade que flui em cabos de cobre encontra menos resistência no caminho, do que em relação aos cabos de alumínio ou aço.

É mais utilizado em instalações internas e mediterrâneas, como domésticas e urbanas. Possui também outras vantagens, como facilidade de fabricação, grande resistência à corrosão galvânica e condutividade térmica.

Responder
Armando Bolo
Abm Tecnologia E Serviços (Lutécia, São Paulo) Abm Tecnologia E Serviços - há 2 anos

Olha não é aconselhável porque o triplex e de alumínio, Então para um fio de cobre de 10mm vai usar triplex de 25mm

Responder
Henrique Baptista
Particular - há 2 anos

Boa tarde. Julio. O cabo triplex é uso exclusivo em redes externas das concessionárias. Aconselho seguir a norma ABNT 5410 onde internamente os cab9s devem ser de cobre e isolados para tensão de até 450v / 75°c.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região