Posso ter tomadas 220 e 110 na mesma casa?

A casa que vou morar tem a voltagem em 220 posso ter algumas tomadas em 110? Já que tenho alguns eletro domésticos nessa voltagem. No aguardo. Obrigada

Posso ter tomadas 220 e 110 na mesma casa?

A casa que vou morar tem a voltagem em 220 posso ter algumas tomadas em 110? Já que tenho alguns eletro domésticos nessa voltagem. No aguardo. Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Edimar
Frilav Assistência Técnica Ltda. (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Frilav Assistência Técnica Ltda. - há 6 anos

Pode sim, porém é necessário identificar as tomadas com tensão ( voltagem ) de 220V para que você não danifique seus aparelhos que serão nela instalada - caso sua voltagem não seja compatível com a tensão de 220v

Responder
Cristiano Pascale
Cpa Pascale Instalações E Manutenções (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Cpa Pascale Instalações E Manutenções - há 6 anos

Sim, a menos que em sua região o fornecimento for 220V monofásica. Existem dois tipos de 220V no Brasil: 380V + neutro = 220V (Shoppings do Rio e nordeste) ou duas fases com diferença de potencial 220V ( medidores trifásicos) mais comuns em residência do Rio, nesse caso, basta pegar uma fase e o neutro = 127V

Responder
Marcelo Lyra Gonçalves

Boa tarde dona Magda sim e possível desde que a rede elétrica da sra. for trifásica pois no rio de janeiro município não existe mas bifásico só quem já tem pois a ligth não faz mas instalações bifásica só tri. E também a corrente elétrica no brasil e rio não e mais 110 volts, a corrente elétrica mudou de 50 hertz para 60 hertz, sendo assim a corrente elétrica passou de 110 volts para 127 volts, mas se a sra. tiver trifásico ou se for uma cliente antiga e tiver bivolt e possível ter sim tomadas 127volts e 220 volts na mesma casa espero que tenha ajudado a sra a esclarecer sobre esse assunto

Responder
Marcio Santos
Mmrc (manutenção Residencial E Comercial (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Mmrc (manutenção Residencial E Comercial - há 6 anos

Sim, mas por questão de segurança você deve colocar etiquetas nas tomadas de 220 V.

Responder
Silvano
Particular - há 4 anos

Isso depende da cidade onde ela mora, tem cidade que tem o monofásico 220, nesse caso ela teria que solicitar a operadora a mudança para incluir a fase de tensão 127V para adequar aos seus equipamentos.

Carlos
Particular - há 6 anos

Olá Pode sim, mais deve se atentar para algum itens,tem cidades que o fornecimento e 220v monofásico neste caso e necessário o auxilio de um transformado que você pode opitar em botar um na fonte geral de potencia maior ou vários nos pontos onde voce vai conectar seu aparelhos que só suporta tensão 110v (lembrando que muitos aparelhos eleronicos como tv radio... são bi voltes ou seja funciona nas duas tensões tanto 127 quanto 220 volts)mais se a sua cidade a concessionaria fornece tensão de entrada 110v você deve pedir um medidor (relógio) bifásico para poder obter as duas tensões dentro de sua casa, contrate um profissional qualificado para fazer a distribuição dentro de sua residencia.

Celso Marconi

Dependerá da forma em que esta energia chegue: Por três fios, sendo um o terra, porque existirão duas fases 110 que farão juntas os 220 volts e uma fase 110 com o terra farão os 110 volts. Poderá ser bifásica ou trifásica. Procure um profissional para fazer o trabalho.

Responder
Angelo Batistela de Moraes

Bom Dia .

Magda sim você pode ter as duas tensão em tomadas à 127v.e a 220V.mas precisa contratar um eletrecista experiente ,pois assim ele vai achar a melhor maneira para fazer essa instalação de acordo com as norma tècnicas.

Responder
Jp Instalações Elétricas e refrigeração Nascimento

Sim!dependendo da sua região e como é a entrada da energia. Se for 220 fase e fase há possibilidade pois haverá o neutro pra fazer o 110.

Mais se a entrada for 220 fase e neutro quer dizer que em sua região é 380 aí não tem como ok

Responder
Joao Evangelista Beranger de Souza

Se o fornecimento da concessionária de serviços públicos é, no mínimo, bifásico (2 fases e neutro), é possível ter tomadas de 220 V e 110 V, com a adequada distribuição de circuitos a partir do seu quadro de distribuição. Neste caso, a sinalização adequada das tomadas é imprescindível.

Responder
Ronaldo Jose Silva

isto é bom , mais todo cuidado é pouco você deve etiqueta as tomadas 220 v, eu fiz uma instalação que eu propus ao proprietário tomadas 220 volts 20 Amp. cor preta as 110 volts 20 Amp. cor branca mais veja o custo é auto esteja preparada , pode também na mesma caixa uma de cada...

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia Sra Magda. Primeiramente você precisa verificar se medidor de energia tem tensão de 110/220 vosts. Caso não tenha 110. Volts será necessário a utilização de transformador. Para a compra deste transformador sera nessesario calcular o consumo de cada equipamento em Whats.

Sujiro que você consulte um eletricista ai de sua região.

Antonio Alves da Silva ( Toninho)

Bom dia Maguila

Você deve instalar um transformador de acordo com a cara dos aparelhos para baixa a tenção de 22ox 110 volts e diferenciar as tomada a de 220 cor vermelha

Circuito independente

Lembra que a amperagem de 110v sempre e o dobro da 220v

Arnaldo
Particular - há 6 anos

Cara Magda, o sistema é assim: no Brasil existem DOIS tipos de fornecimento de acordo com a área geográfica em que vc está.

A concessionária lhe fornecerá uma mínima voltagem de 220Volts e neste caso vc deverá comprar um transformador para baixar esta voltagem para 110V. Ou então, a concessionária lhe fornecerá e tensão de 110v (chamada monofásica) ou as duas (110 e 220V) de acordo com a SUA escolha. A norma que rege as instalações elétricas não impede que vc tenha tanto tomadas de 110 quanto tomadas de 220V, a única ressalva é que elas devem ser muito bem sinalizadas para que vc não queime seus aparelhos (olha que, por experiência própria, eu já perdi aparelhos assim). Não vacile: contrate um bom eletricista e não permita "jeitinhos" para resolver os problemas.

Obs.: a gente fala 110Volts mas na verdade verdadeira é 127.

Ian Will
Reforma Niteroi (Niterói, Rio de Janeiro) Reforma Niteroi - há 6 anos

Se a fornecedora de energia da sua cidade fornece já em 220v você teria que ter um transformador para 110v. Se ela fornece 110v e por algum motivo planejaram os pontos de energia em 220v, você pode sim... definir quais pontos vc deseja 110v e quais 220v.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região