Posso usar aparelhos de 60hz em redes de 50hz?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Carlos Ferreira Da Silva

Frequência é uma grandeza elétrica ligada diretamente à geração. Corresponde a ciclo de 1800rpm nas fontes geradoras da usina, ou regulada/compensada por equipamento chamado inversor de frequência, já citado anteriormente. Em nosso país a frequência padrão é 60Hz.

Tentar usar um equipamento com frequência de 50Hz em nossa rede pode trazer consequências indesejáveis no funcionamento e redução de vida útil do equipamento.

Responder
Ricardo
Particular - há 2 anos

A WEG (2012) afirma que, motores trifásicos com enrolamento para 50 Hz poderão ser ligados também em rede de 60 Hz. Ligando motores de 50 Hz com a mesma tensão em 60 Hz, resulta nas características apresentadas a seguir.

A potência do motor será a mesma.

A corrente nominal é a mesma.

A corrente de partida diminui em 17%.

Cp/Cn diminui em 17%.

Cm/Cn diminui em 17%.

A velocidade nominal aumenta em 20%.

Porém, devem ser observados os valores de pot

Particular - há 6 anos

R: O ideal é ter um equipamento chamado inversor de frequencia...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região