Posso usar secador de cabelo com transformador?

Tenho um secador de 127v e a potência é de 2100w e o apartamento é 220v todas as tomadas, posso usar um transformador de 5000va sem correr riscos ?

Posso usar secador de cabelo com transformador?

Tenho um secador de 127v e a potência é de 2100w e o apartamento é 220v todas as tomadas, posso usar um transformador de 5000va sem correr riscos ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 1 año

Desde que o transformador seja da mesma potência ou maior

Responder
MesclaHELP
Mesclahelp (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mesclahelp - há 1 año

Bom dia sim vai funcionar, no entanto, precisa se fazer uma análise com os demais equipamentos elétricos ligados ao mesmo tempo, pois, com certeza tem que ser feito balanceamento de fases e certificar o dimensionamento de cabos e disjuntores. Assim que possível, chame um profissional, pois necessitará. A disposição MesclaHelp.

Responder
Elétrica Célio
Elétrica Célio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Elétrica Célio - há 1 año

Bom dia senhora, pela potência do secador e do trafo estás ok sem problemas ele vai funcionar mais não é a coisa ideal a ser feito pos seu consumo de energia será maior que deveria, pois o trafo também é uma carga e vai consumir energia mesmo com o secador desligado.

Dependendo da sua região existe a possibilidade de mudar a tensão de alimentação dessa tomada mais não é simplesmente mudar o fio de lugar pois o seu secador não vai caber em uma tomada normal, ele vai precisar de uma tomada de 20A, precisa ver se a fiação suporta essa corrente.

Um eletricista experiente vai saber resolver fácil essa situação.

Espero ter ajudado.

Responder
Zé Jacaré Jacaré
Paulo Eletricista (Piracicaba, São Paulo) Paulo Eletricista - há 1 año

Bom dia minha cara, o mais sensato a se fazer é você contratar um profissional e dividir o circuito de tomadas do seu apartamento, fazendo algumas das tomadas em 127V, isso é simples, pois você já dispõem de tomadas em 220v, se o profissional não for um Zé faísca ele saberá como fazer circuito em 127v e 220v tranquilamente.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezada Marina,

Sim, você pode usar um transformador. Entretanto, é muito importante tomar o seguinte cuidado: normalmente, as lojas especializadas lhe oferecerão um autotransformador e não um transformador isolador. Isso porque o autotransformador é significativamente mais barato. O grande problema é que, ao usar um autotransformador, uma das fases do sistema de 220 V estará conectada diretamente no secador, fato que introduz a possibilidade de um choque elétrico, caso haja uma falha interna ao secador. Para evitar isso, há duas alternativas:

1ª) o terceiro pino macho do cabo que vem do secador deverá estar conectado ao terra ou neutro da instalação. Assim sendo, o lado de 127 V do autotransformador deverá estar conectado numa tomada própria, fêmea de três pinos, cujo terceiro pino (pino do meio) deverá estar conectado ao terra ou neutro da instalação.

2ª) se o cabo do secador não tiver o terceiro pino (modelos antigos), você deve, necessariamente, utilizar um transformador isolador. Se tiver o terceiro pino, ainda assim você deve conectá-lo ao terra (neutro) da instalação, mesmo se estiver usando um transformador isolador (essa é a medida mais segura).

Neymard

Responder
Roberto  Marçal
Eng. Roberto Marçal (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eng. Roberto Marçal - há 1 año

Sim, num primeiro momento voce pode usar o transformador, mesmo ele sendo superdimensionado para o secador de cabelo, o ideal é fazer uma readequação nas instalações do seu apartamento considerando alguns pontos de tomada em 127V.

esoeri ter ajudado.

Responder
Carioca Silva
Carioca Silva (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Carioca Silva - há 1 año

Bom dia eu a consenso a transformar um circuito de 220 v pra 127v no quadro seria mas eficaz bom dia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região