Posso ligar dois eletrodomésticos em tomada com T?

Acabei de me mudar e pretendo colocar duas máquinas de lavar roupa na casa. Porém, a área da lavanderia só contém uma tomada e gostaria de saber se posso utilizar duas máquinas utilizando um T?

Posso ligar dois eletrodomésticos em tomada com T?

Acabei de me mudar e pretendo colocar duas máquinas de lavar roupa na casa. Porém, a área da lavanderia só contém uma tomada e gostaria de saber se posso utilizar duas máquinas utilizando um T?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: depende do circuito e como ele foi dimensionado, se não sabe... não ligue dois equipamentos na mesma tomada

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Heloa,

Recomendo que solicite a um eletricista que verifique o sistema elétrico da sua residência.

Ele terá condições de avaliar a melhor forma para atender essa nova carga de forma segura e econômica.

OS T’s são soluções que precisam de muita atenção para serem utilizadas.

Estes equipamentos possuem maior potência, precisa ter cuidado.

Espero ter ajudado.

Responder
Consed Serviços de Manutenção Predial

Não pode ser utilizado. Cada equipamento deve ter a sua tomada específica, com bitola da fiação adequada à potencia exigida para a instalação e com proteção inferior à capacidade de corrente máxima da fiação. A sua necessidade de 2 máquinas de lavar roupas deve ser adequada no imóvel com a revisão das instalações existentes.

Responder
Carlos Eduardo dos Santos
Cesantos Elétrica E Manutenção (São José dos Campos, São Paulo) Cesantos Elétrica E Manutenção - há 2 anos

Não deve. Primeiro precisa avaliar o consumo das máquinas e verificar a bitola do cabo q já está nessa tomada se ele atende. Instalações antigas eram feitas de cabo rígido e bons, hoje em dia existe cabos flexíveis de má qualidade tem mais capa doque condutor. Eletricidade não se brinca. O barato pode sair muito caro.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 2 anos

Não, não pode. Devem ser utilizadas tomadas específicas e de acordo com as recomendações do fabricante das máquinas. Algumas máquinas de lavar, especialmente as mais antigas, exigem tomadas de 20 A, o que deve ser respeitado, incluindo a correta instalação do condutor de segurança, que deverá estar corretamente aterrado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região