Porque o disjuntor desliga com secador de cabelo?

Minha esposa liga o secador de cabelo. Essa peça vive desligando. Disjuntor se chama?

Porque o disjuntor desliga com secador de cabelo?

Minha esposa liga o secador de cabelo. Essa peça vive desligando. Disjuntor se chama?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 3
Eduardo O. Batelli
Particular - há 6 anos

O disjuntor desarma por dois motivos: 1: Corrente elétrica acima de sua capacidade. 2: Aquecimento. No seu caso o mais provável é que seja por corrente elétrica acima da capacidade do disjuntor. Um secador normalmente tem potência aprox de 1900W. Se for 127Vac (110Vac) vai puxar uma corrente de 14.96 A. O disjuntor mostrado na foto é de 15A. Portanto qualquer outro equipamento/iluminação ligado no mesmo circuíto irá levar a corrente total acima dos 15A. Isto fará com que o disjuntor desarme. Se os fios que estão neste circuito são de 2,5mm2 (flexível ou rígido) você pode substituir os disjuntores por 20 A.

Celso Silva
Instalação Elétrica E Automação (Santana de Parnaíba, São Paulo) Instalação Elétrica E Automação - há 6 anos

Oi, ele desarma por sobrecarga, recomendo fazer uma atualização na sua rede elétrica.

Responder
Alex
Particular - há 6 anos

Antes de trocar qualquer disjuntor por uma amperagem maior verificar os cabos.uma vez que o disjuntor é uma proteção para a fiação. Um conselho procure uma pessoa de confiança para fazer uma instalação adequada para sua segurança.

Laurindo Honorato
Elétrica Residencial (São José dos Campos, São Paulo) Elétrica Residencial - há 6 anos

Boa tarde sr . Adriano, tudo bem? A primeira coisa a se fazer, é um redimensionamento, ou seja, levando em consideração a quantidade de cômodos, quantas tomadas tem em cada cômodo e pelo que eu pude perceber, é que além das tomadas de uso geral, o senhor também precisa de pelo menos umas 3 tomadas TUE (Tomadas de uso exclusivo)que servem para alimentação de aparelhos ou equipamentos com maior potência, tais como chuveiros e até mesmo os secadores de cabelo, levar também em consideração a quantidade de pontos de luz e calcular a potência total, levando em consideração as dimensões por metros quadrados de cada cômodo, para saber qual a bitola dos cabos e qual a amperagem dos disjuntores a serem usadas, para cada função, ou seja: Iluminação e alimentação das tomadas! Mas para isso, realmente, é preciso que isso seja feito por um Profissional Eletricista de sua confiança!

Espero que de uma forma ou de outra, eu tenha te ajudado!

Estou sempre a disposição, pode contar comigo, sem compromisso nenhum!

Abraços.

Responder
Éder Maurílio Soares
E.m.s Eletricista (Uberlândia, Minas Gerais) E.m.s Eletricista - há 6 anos

Boa noite colega, pelo que vi na foto sua instalação esta muito desatualizada. Esse problema provavelmente deve ser pelo simples fato deste seu disjuntor estar com defeito e por ser padrão NEMA.

Hoje em dia para equipamentos que usam resistências como secadores e chuveiros não é muito confiável este tipo de disjuntor.

Minha sugestão é que você substitua-o por um disjuntor tipo DIM com curva B . Se o secador de sua esposa for de até 4500 watts e sua tensão for 220V o minimo é um disjuntor de 20A; agora se for 127V no minimo 35A. É preciso lembrar que estamos falando de uma tomada de uso especifico como um chuveiro só que com fios 2,5mm; e se o tempo de uso for muito grande 15A não aguenta o tranco por muito tempo.

Responder
Luan Domingues
Segmentar Climatização Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Segmentar Climatização Ltda - há 6 anos

Boa tarde Sr. Adriano Amaro.

Conforme informado pelos demais especialista acima, é necessária uma visita Técnica ao local para avaliação de sua rede atual. Possivelmente o disjuntor está desarmando por sobrecarga no momento em que o secador entra em uso. É importante notar se nesse momento o sr. também tem outros equipamentos de grande consumo elétrico ligados.

Esperamos que seu problema seja solucionado.

Atenciosamente.

Equipe Segmentar Climatização.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 6 anos

Bom dia,vários fatores:1-se sua alimentação for 127v,o disjuntor já esta sobrecarregado,2_pode ser que tenha outras coisas ligadas neste mesmo disjuntor,3_como seu cabeamento é cabos rígidos pode ser que estão apresentando algum problema estou a sua disposiçao,grato

Responder
Particular - há 6 anos

R: Por ser um dijuntor fraco... para esse tipo de equipamento o ideal é acima de 30A, além disso sua fiação é rigida e não esta dimensionada adequadamente para o uso...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região