Samara Stein
Preciso de ajuda para entender como fazer um orçamento para a troca de toda a fiação eléctrica

Quero trocar a fiação eléctrica de um apartamento antigo de 60m2. Quais os pontos que devo observar para poder pedir um orçamento?

Obrigada!

Preciso de ajuda para entender como fazer um orçamento para a troca de toda a fiação eléctrica

Quero trocar a fiação eléctrica de um apartamento antigo de 60m2. Quais os pontos que devo observar para poder pedir um orçamento?

Obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 3
Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 8 anos

Fernanda, a maneira de você saber sobre o Orçamento, é somente o profissional quem pode analizar as deficiencias que ha no circuitos, o cuidado que você deve tomar e analisar bem é o orçamento em detalhes, ha muitos profissionais que usa de desonestidade e tentam te enganar nos criterio material, marca de cabos a ser usado e quantidades, e capacidade na execução em montagens e distribuição correta.

Responder
Benjamin oliveira
Particular - há 8 anos

alguns pontos de inclusão,para se fazer um orçamento.

1°) qualidade do profissional.

2º) se haverá modificação no ambiente isto relativo a mudanças de pontos.(tomadas,interruptores,luminárias etc...)

3º) se haverá alteração na carga a ser instalada,deve haver alteração nos condutores. (espessura de fios)

4º) se haverá necessidade de alterá os eletrodutos e caixas para tomadas e interruptores.

5º) se haverá acréscimos nos dispositivos de proteção.

6º) se haverá modificação no ramal de alimentação.

7º) se será entregue esta instalação com itens de acabamento(com luminárias e peças de tomadas e interruptores,ou apenas circuito testado)

8º) se o material faz parte ou não do orçamento.

lembrando que cada item,citado pode fazer diferença no orçamento,por isso é bom,que haja, um bom relatório,do serviço pedido, e na conclusão do mesmo deve ser conferido o serviço prestado para que se tenha conciencia de um profissionalismo completo e confiante.

grato: Benjamin.

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Fernanda, boa tarde!! Contrate um profissional devidamente registrado no CREA, e que tenha boas referências. Todas passagens de cabos, pontos de interruptores e tomadas, demanda de consumo deverão ser levadas em consideração para definições de materiais e quantidade dos mesmos. Como os amigos disseram acima, o profissional deverá seguir normas da ABNT para um bom serviço e um roteiro de serviços também ajuda e muito.

Espero ter ajudado -

Responder
Aliomar Santana dos Santos
As2 Serviços (Salvador, Bahia) As2 Serviços - há 8 anos

Fernanda,

As instalações elétricas estão diretamente relacionadas ao bem estar, conforto e custo de sua residência.

Um roteiro simples seria:

1 - definição de necessidades;

2 - projeto técnico;

3 - orçamento de insumos e mão de obra;

4 - instalação;

5 - revisão e teste;

6 - asbuit projetual.

O auxílio de um profissional devidamente habilitado pelo CREA é a forma mais segura de que este serviço será realizado dentro das normas técnicas e legais, afinal de contas nossa casa precisa ser um local de conforto e segurança e não de surpresas com uma conta de luz acima do esperado.

Pense nisso.

Responder
Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 8 anos

Fernanda,

Primeiramente contrate um profissional para fazer o levantamento de tubulação do seu apartamento. Depois disso discutam as alterações que vão ser feitas e a partir disso desenvolva um projeto para esse apartamento. Quem faz esse tipo de serviço é o engenheiro eletricista. Depois do projeto pronto você contrata um eletricista para que possa executar o projeto.

Atenciosamente,

Tiago Agnelo

Responder
Dr faz Tudo
Particular - há 8 anos

Sra/srta. Fernanda,

chame um engenheiro eletricista, pague pela "consulta", e exija do profissional o detalhamento de todos os serviços a serem realizados.

Obras são similares a pessoas - são organismos vivos - e assim como cuidamos da saúde, e pagamos caro (muito caro) por isso, devemos contratar bons profissionais para nos auxiliar (experiência própria e "muito dolorida").

Embora não nos cause dor aparente, problemas em edificação são similares ao ataque cardíaco (o sujeito escuta a vida inteira, não fume, beba moderadamente, faça exercícios físicos a vida toda, cuide da alimentação).

Quando chegam em estado terminal, infelizmente, imaginam que médicos podem substituir ou se assemelhar a deus.

Se tiveres um problema de saúde, vais tratar com um "açougueiro"?

Se queres promover a venda de um produto, vais contratar um "carro de som"?

Contrate um engenheiro eletricista!

Se fores modificar paredes, contrate um engenheiro.

Felicidades e boa sorte.

Luiz  Rocha Moreno
L R Moreno Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) L R Moreno Elétrica - há 8 anos

Olá Fernanda ! O ideal é chamar um profissional qualificado de confiança para avaliar a instalação e ver sua real necessidade. Cada profissional cobra valores diferentes, faça três orçamentos e compare. Nem sempre o menor valor é ideal. Veja também a qualidade do serviço.

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 8 anos

Olá Fernanda Fraiz,

Este é seu tópico..."Quero trocar a fiação eléctrica de um apartamento antigo de 60m2. Quais os pontos que devo observar para poder pedir um orçamento?

Obrigada!"

Vamos lá, os pontos que precisa observar são: Inicia-se pelo Medidor de entrada(Relogio de medição da concessionaria), siga para o Quadro de Distribuição, verifique a integridade deste quadro, que possível deve ser de metal, observe os disjuntores(acredito que sejam aqueles pretos de marca de chuveiro)...divida em tópicos os seguintes passos e faça a contagem dos pontos de tomada, interruptores e pontos de iluminação, tipo...Sala possui N tomadas...X interruptores...Y pontos de iluminação, entre outros detalhes do local... Corredor, Quarto, cozinha, banheiro e outros pontos do local seguindo esses detalhes. Se possível, verifique a integridade dos conduletes e conduites(possível sejam de ferro de meia polegada) por onde irá passar a fiação.

Mas o correto é a presença de um bom profissional no local para uma boa avaliação de toda infra de elétrica. A presença física de um bom profissional se faz importante por eliminar algumas dúvidas, inclusive sobre a qualificação deste profissional nesta área

Peça algo simples...peça para que este lhe diga quanto está consumindo um determinado item de uso em eletricidade...seu chuveiro por exemplo!

Também estou no Facebook!

Sucesso!!!

João Santos

LTM-Elétrica e Refrigeração

Responder
Carlos Eduardo de Almeida Correia Correia

Olá Fernanda, Os principais pontos que devem ser observados são os de tomadas e iluminação, Sou Técnico Eletrotécnico, Eletricista e Engenheiro de Automação e Controle. Posso lhe afirmar que o serviço de mão de obra posso calcular para a senhora apenas com a área que a senhora forneceu. Porém o material devera ser orçado com uma visita no local.

Responder
Isaias Costa de Jesus
Icj- Reforma Predial (Salvador, Bahia) Icj- Reforma Predial - há 8 anos

A tecnologia em serviços elétricos tem mudado nos últimos anos, para aqueles que têm em sua casa ou estabelecimento comercial uma instalação antiga deverá procurar um bom profissional (eletricista) para avaliar as condições e adequar, conforme os novos procedimentos neste segmento é sem dúvida uma prevenção contra incêndio, queima de aparelhos e até mesmo um diminuição no consumo de energia.

Responder
Sílvio Lacerda de Moraes

Boa noite, Primeiramente precisa analisar sua carga de demanda.

Se o que tem hoje de entrada, suporta sua demanda.

Segundo passo levantamento de carga de cada circuito de iluminação, tomada de uso especifico e geral.

Depois ver a melhor forma de dimensionar esses circuitos.

Para que fique seguro a instalação.

Não esqueça que todas as tomadas (Tug e Tue) tem que serem aterradas, e é obrigatório colocar DR no quadro de distribuição.

Espero ter ajudado.

Responder
M.A.M INSTALAÇÃO SEGURANÇA ELETRONICA

Bom quando eu faço orçamento de troca de fiação, eu conto todos os pontos de passagem de cabos, como tomadas, passagem de fios onde se coloca as luminarias, até caixas de passagem que só é utilizada para passar os cabos, M.A.M instalações em segurancaça eletronica.

Responder
Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 8 anos

Ola Fernanda, o Eliseu te deu boas explicações técnicas, eu só vou te lembrar para que contrate um projetista de Eletricidade. As residencias antigamente usavam conduítes de metal de 1/2 " , fio rígido, sem sistema de proteção, alem disso usavam poucos circuitos(redes Elétricas) ou apenas 1. Um Projetista te dirá o que realmente você precisa. São muitos detalhes, principal de todas é segurança, das Pessoas e Animais, dos equipamentos, do Imovel. Euzebio

Responder
Ricardo Ricca
Ricca Elétrica (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ricca Elétrica - há 8 anos

O ideal sempre será a visita do profissional ao local para avaliar as instalações mas se o que você quer no momento é só um pré orçamento,liste a quantidade de tomadas,interruptores e pontos de iluminação e descreva quais eletrodomésticos você tem.

Responder
Claudemir Marques Brito Marques
Brito Manutenção e Instalação Elétrica, Hidráulica e Ar Condicionado. (Mauá, São Paulo) Brito Manutenção e Instalação Elétrica, Hidráulica e Ar Condicionado. - há 8 anos

Concordo com o que foi explicado acima pelo Elizeu , e p que deve ser feito no momento é dimensionar o que será usado hoje nesta casa e assim saber a carga eletrica. Bem como fazer um estudo desta fiação, disjuntores, interruptores, quadro de entrada, quadro de distribuição, canduites, etc....

Claudemir espero ter também esclarecido alguma coisa.

Responder
Eliseu Nascimento
Técnico Eletricista (Cubatão, São Paulo) Técnico Eletricista - há 8 anos

Qual seria a idade da instalação? Em geral, instalações antigas estão mais propensas a apresentar defeitos. É preciso lembrar que há pouco mais de 25 anos não existiam micro-ondas, DVDs, home theater e nem vídeo cassete. A maior televisão tinha 24 polegadas. Ou seja, as instalações elétricas daquela época estavam dimensionadas para suportar poucos aparelhos ligados a ela. Com o avanço tecnológico e a facilidade de crédito, essas casas ganharam modernidade, aumentaram o consumo de energia, mas as instalações continuaram as mesmas, embutidas nas paredes, sem que ninguém as percebesse.

Como ficam embutidas nas paredes ou sobre o forro das casas, as instalações elétricas quase sempre passam desapercebidas. Normalmente os cuidados de uma casa na hora da reforma ficam na troca de um reboco, de um revestimento, na pintura nova e no telhado. A fiação antiga, entretanto, pode estar provocando fuga de energia, elevando o valor da conta e colocando em risco a casa com curtos-circuitos e até incêndios.

Alguns indícios merecem atenção especial e devem ser informadas para o profissional contratado. Se perceber aquecimento dos interruptores e das tomadas, se lâmpadas ou outros equipamentos deixam de funcionar e depois voltam, sem que ninguém mexa neles e se sua conta de energia apresentou elevação significativa sem que você tenha mudado seus hábitos de consumo. “Pontos quentes na rede elétrica são preocupantes e podem provocar acidentes e queima de aparelhos mais sensíveis”, alerta

“Procure um eletricista o mais rápido possível se perceber esse sinal”

Procure um profissional de sua confiança, ele saberá se e quando deves trocar a tua instalação.

Grande Abraço, espero ter respondido ao seu questionamento a contento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região