Como fazer instalação elétrica de uma área de serviços?

Preciso fazer uma instalação elétrica de uma área de serviços.

O único ponto em que eu posso fazer a instalação é a partir de uma tomada de dentro de casa, pergunto: corre o risco de sobrecarga levando em conta que são duas tomadas e duas lâmpadas?

Como fazer instalação elétrica de uma área de serviços?

Preciso fazer uma instalação elétrica de uma área de serviços.

O único ponto em que eu posso fazer a instalação é a partir de uma tomada de dentro de casa, pergunto: corre o risco de sobrecarga levando em conta que são duas tomadas e duas lâmpadas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Faça o caminho contrario e veja se consegue colocar um circuito novo para alimentar a AS pelo conduite... não use a existente....

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Leonardo
Tec.eletro (Sete Lagoas, Minas Gerais) Tec.eletro - há 1 año

O ideal e que area de serviço e cozinha tenham circuitos próprios, porem caso vc utilize aparelhos de baixo consumo não há problema algum, pois existe um calculo feito pelas cia de energia elétrica que se chama demanda baseado na probabilidade dos aparelhos estarem ligados ao mesmo tempo, caso seus aparelhos sejam ligados eventualmente nao haverá risco de sobre carga, certifique tbm ao qual circuito pertence esta tomada,se a mesma faz parte do circuito da cozinha por exemplo,se positivo e recomendado ,fazer um novo circuito.

Jéssica
Jcls Engenharia (São Bernardo do Campo, São Paulo) Jcls Engenharia - há 1 año

William,

Conforme item 9.5.3.2 da NBR 5410, pontos de tomada destinados a atender área de serviço e semelhantes devem possuir circuito exclusivo, portanto, neste caso não é permitido utilizar um único circuito para atender tomadas e iluminação, também não é permitido utilizar um circuito comum do interior da residência para atender a essas novas tomadas, a menos que o circuito existente esteja de acordo com o item 9.5.3.2 da NBR 5410, porém o ponto de iluminação continuará necessitando de um outro circuito.

Atentar também a corrente do equipamento a ser alimentado por este ponto, caso o mesmo tenha corrente superior a 10A deve ser previsto circuito exclusivo para este ponto, conforme item 9.5.3.1 da NBR 5410.

Esperamos ter ajudado, abraços!

Joviano Josué Lobo Souza
Max Solution Engenharia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Max Solution Engenharia - há 1 año

Boa tarde!

Desde você tenha certeza que não irá ligar dois equipamentos com alto consumo nestas tomadas, pode até fazer isso se realmente estiver muito difícil puxar do quadro diretamente. Lembrando que, se o seu quadro estiver devidamente dimensionado, o disjuntor irá proteger quando ligar cargas de consumo alto nestas tomadas.

É importante lembrar do disjuntor residual (DR), caso não exista, é bom prever um para este circuito!

Atenciosamente.

Max Solution Engenharia

William
Particular - há 1 año

Realmente será difícil fazer um novo circuito,mas preciso usar uma máquina de lavar e um taquinho além de duas lâmpadas. É possível trocar o disjuntor por um mais adequado?

Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 1 año

A resposta que darei é muito chata: depende.

Depende por duas varáveis. A primeira é no que já está ligado no circuito de onde você puxará os novos. Caso este já esteja em seu limite, o ideal era fazer um circuito novo a partir do quadro. A segunda diz respeito ao o que você pretende ligar nas novas tomadas. Caso sejam máquinas de lavar roupas e/ou secadoras é extremamente recomendável criar um novo circuito a partir do quadro.

Boas obras!

Ivan Ferreira Silva
Ifclimatizacao (Montes Claros, Minas Gerais) Ifclimatizacao - há 1 año

Algumas pessoas poderiam dizer a seguinte fala: são apenas duas e duas lampada. Porém em um futuro próximo pode ser que queira mais alguma coisa e nesse momento está realmente sobrecarregando o circuito . Por isso já recomendo o dimensionamento e instalação de um novo circuito.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.