Como solucionar problema com resistor?

Boa tarde pessoal,

Por favor, me meti a tentar trocar 3 pilhas AA por uma fonte. Fui em uma loja e o vendedor me deu uma de 5,2v e 2.3 amperes. Porém ao abrir a luminária, verifiquei que ela tinha um resistor na saída do polo positivo. Liguei a fonte antes do resistor e a luminária funcionou bem, porem em uns 5 minutos, o resistor esquenta muito e tenho medo de entregar o presente pois irá ficar do lado de duas camas de crianças, podendo haver risco nesse caso. Preciso de um apoio nesse caso, se é normal o resistor esquentar assim (só com as pilhas isso nao acontece) e se tiver que trocar, qual resistor eu compro.

Como solucionar problema com resistor?

Boa tarde pessoal,

Por favor, me meti a tentar trocar 3 pilhas AA por uma fonte. Fui em uma loja e o vendedor me deu uma de 5,2v e 2.3 amperes. Porém ao abrir a luminária, verifiquei que ela tinha um resistor na saída do polo positivo. Liguei a fonte antes do resistor e a luminária funcionou bem, porem em uns 5 minutos, o resistor esquenta muito e tenho medo de entregar o presente pois irá ficar do lado de duas camas de crianças, podendo haver risco nesse caso. Preciso de um apoio nesse caso, se é normal o resistor esquentar assim (só com as pilhas isso nao acontece) e se tiver que trocar, qual resistor eu compro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 2
Ezequiel
Zk-tek (São Bernardo do Campo, São Paulo) Zk-tek - há 6 anos

amigo bruno, isso é normal, pois o resistor transforma e excedente de energia em calor.. todos pouco ou muito esquentam, o que eu faria:: verificaria se as pilhas estão em série ou em paralelo, a diferença é que se tiver em paralelo, terá apenas 1,5 v com uma amperagem maior, se tiver em série, terá 4,5.. com uma amperagem menor.. supondo que ela esteja com a ligação em série. de 4,5 e sua fonte lhe entrega 5,2.. esse excesso será retido pelo resistor e transformado em calor. ta ai o aquecimento. eu pegaria as cores do resistor, e verificaria qual é o seu valor em ons, e verificaria com um multímetro, qual é a tensão entregue pela fonte passando pelo resistor. se está em algo perto desse valor nominal. se não, procuraria um resistor na qual aquecesse menos..

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Bruno boa noite!!

a fonte até pode ser utilizada, o resistor é normal aquecer não se preocupe (desde que não tenha nenhum material combustível por perto), assim que o resistor não suportar o calor, ele irá se romper e assim desligar tudo... mas se queres algo sem preocupações, coloque a tensão correta a das pilhas (verifique se a fonte tem regulagem de saída), ou troque o resistor para um compatível com a tensão de 5,2V mantendo a saída como se estivesse utilizando as pilhas. Espero ter ajudado.

Responder
Rondson Soares
R.e Instalações Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R.e Instalações Elétrica - há 6 anos

Tem que se analisar o circuito ver quanto ta passando de energia , ai sim pensar em colocar um diodo em série ou ver a tabela de cores do resistor em ons podendo colocar outra resitor em série para baixa mais a tensão do circuito deixando no limite.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região