Problema de voltagem em fio fase

Mudei de residência e na nova preciso de duas tomadas 110v, a instalação eh bifásica com duas fases de 110v e neutro. Porém ao medir a tensão dos fios fases um fio está com 30v e o outro com 190v, alguém já viu isso??

Problema de voltagem em fio fase

Mudei de residência e na nova preciso de duas tomadas 110v, a instalação eh bifásica com duas fases de 110v e neutro. Porém ao medir a tensão dos fios fases um fio está com 30v e o outro com 190v, alguém já viu isso??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Emerson Pereira de Souza
Orfeu Serviços Elétricos (Diadema, São Paulo) Orfeu Serviços Elétricos - há 8 anos

Sugiro que esta medição seja refeita no quadro de entrada (relógio), com o multímetro calibrado para voltagem alternada. Se for confirmada está medição no quadro de entrada é um problema para ser resolvido pela concessionaria, pois; pode ser desde um medidor de energia elétrica danificado até um problema de aterramento da rede. Caso o problema estiver ocorrendo a partir do quadro de distribuição é melhor procurar um profissional habilitado para um diagnóstico correto.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 8 anos

Se eu entendí direito, quando você mede uma fase + 1 neutro= 30V e no outro caso, a outra fase+neutro =190 volts. Pergunta-se. Foi feito essa medição no quadro de entrada. Se sim, realmente deve ser alguma divergência na rede da concessionária. Se você fez essa medição no quadro de distribuição, provavelmente deve haver um curto circuito entre fases e neutro com mau contato, isto é, provavelmente deve se ter rompido e causando faiscamento em algum ponto, fazendo com que haja essa diferença nas medições das tensões. Em caso de maiores dúvidas, acesse nosso site e contate-nos.

Responder
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 8 anos

Pode ocorrer desequilíbrio em fases oriundas do transformador, geralmente em distribuições trifásicas alguma fase pode estar acima do valor normal quando aferida fase-terra. Para realizar a medição utilize sempre a medição entre fases, que deve apresentar um valor entre 210 e 230 VAC.

Responder
Rodrigo P Rodrigues
R&R Serviços Elétricos (Osasco, São Paulo) R&R Serviços Elétricos - há 8 anos

Olá, inicialmente você tem dois possíveis problemas: uma das fases do seu padrão é diferenciada por ser a 4° fase de um tipo de ligação do transformador da sua rua, e essa fase da 190 V de fase a terra, segundo o seu neutro não é individualizado por circuito e por conta disso deu esse pequena tensão (30 V).

Recomendou chamar um profissional capacitado para fazer uns inspeção geral e confirmar essas possibilidades.

Responder
Guilherme Franceschinelli
Fuzz (Itu, São Paulo) Fuzz - há 8 anos

Como foi feita essa medição, meu caro?

Se apenas foi colocado uma ponta do multímetro em uma das fases, o resultado pode ser errado mesmo. É necessário medir a tensão entre fase e neutro, ou seja, uma ponta do multímetro deixa na fase e a outra no neutro. Entre fase x neutro deve-se obter 127V, e entre fase x fase os 220v.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região