Como saber se o disjuntor esta com problema?

Bom dia.

Em minha casa tenho dos disjuntores no quadro de entrada (um de 60A e outro de 70A) que estam desarmando sozinhos, isso já aconteceu por duas vezes. No momento que desarma não estamos usando nada, ontem isso aconteceu durante a noite, quando não tinha nada ligado.

Isso deve ser um problema no disjuntor?

Como saber se o disjuntor esta com problema?

Bom dia.

Em minha casa tenho dos disjuntores no quadro de entrada (um de 60A e outro de 70A) que estam desarmando sozinhos, isso já aconteceu por duas vezes. No momento que desarma não estamos usando nada, ontem isso aconteceu durante a noite, quando não tinha nada ligado.

Isso deve ser um problema no disjuntor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

19 Respostas

Respostas úteis 1
EngeLenz Engenharia Eletricidade

Rodolfo sugiro que entre em contato com algum profissional mais próximo de vocë. Embora seja possível acreditar que pode ser alguma sobrecarga na rede, cabos mal dimensionados ou até mesmo o disjuntor estar com problema. Trabalho com eletricidade é perigoso para quem não tem conhecimentos técnicos. Sem detectar a verdadeira causa você corre o risco de sair trocando um monte de coisa e näo resolver o problema.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Rodolfo, bom dia!

Primeiramente tem que se saber as cargas que estão em cada disjuntor, após a analise da carga, há de se verificar a integridade da instalação por completo, verificar cada circuito independentemente para apurar o motivo dos disjuntores estarem desarmando e solucionar o problema.

Para tal serviço contrate um engenheiro eletricista ou um eletricista conceituado, pois encontrar problemas é bem complexo. Fico a disposição.

Responder
Marcos
Mb Service (Santo André, São Paulo) Mb Service - há 6 anos

Boa tarde!

1 use epi

2 verifique se os cabos estso bem fixos no disjunto

3. Coloque o alicate anperimetro no cabo eletrico.

4 desligue tudo na casa e faça a leitura no alicate.

5 ligue tudo na casa e refaça leitura

6 verifique se os valores da leitura se enquadram na capacidade do disjuntor.

Se sim.

7 Troque os disjuntores.

Se novos disjuntores cairem ha curto circuito na instalação ou equipamento da casa. Abraços.

Responder
Oirazil Camargo de Oliveira
Oliveira Serviços Em Instalações Residenciais (Salto, São Paulo) Oliveira Serviços Em Instalações Residenciais - há 6 anos

Um conselho..........tire tudo das tomadas e olhe o disco do Medidor de energia ele tem que estar parado, caso esteja girando há corrente passando pelo medidor e você pagará pelo consumo que no caso é devido a uma fuga de energia.... Verifique se ultimamente ocorreu algum serviço do tipo telhado, instalação de calhas, luminoso, enfim qualquer trabalho em sua residência é comum haver fulgas neste caso e posto que seu disjuntor é de valor alto de corrente para desarme o consumo está sendo grande e a conta virá absurdamente alta.... Contrate um bom eletricista da sua região...sairá muito , mas muito mais barato.

Graça e Paz.

Responder
Roberto Miranda

Caro Rodolfo, sem fazer uma análise das suas instalações, qualquer resposta será apenas especulação. Você diz que os dois disjuntores desarmaram durante a noite sem haver nada ligado(!?). Me parece muito estranho isso, principalmente por terem desarmado os dois. O melhor mesmo é chamar um profissional para um diagnóstico.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Provavelmente sua instalação possui curto no sistema

A disposição;

Rogério Conforto
Md Conforto Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Md Conforto Elétrica - há 6 anos

Boa tarde!

O Disjuntor é um dispositivo destinado à proteção de sua instalação elétrica, portanto, quando ele está desarmando, algo de errado esta acontecendo com sua instalação ou até mesmo com o equipamento (disjuntor).

O ideal seria realizar as medições com um multimetro nos ramais que derivam deste disjuntor, somente assim teremos uma análise mais precisa para sanarmos o problema.

Estamos à disposição para ajudá-lo

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 6 anos

Bom dia.

Você vai ter que fazer uma análise de corrente elétrica para verificar se não à fulga de corrente elétrica para terra.

Se houver você vai ter que achar pois você vai notar na sua conta de energia.

Responder
Claudio Potente de Oliveira
Cpoeletricista (Embu, São Paulo) Cpoeletricista - há 6 anos

Bom dia ! Rodolfo três , peguntas; qual dos disjuntores estam desarmando (60AP ou 70AP)? esta é primeira, a segunda é se vc fez algum serviço rescentenente? e onde fica o que esta desarmando?

me manda estas respostas aqui para que a analise por profissionais que aqui se em cotra.

Responder
Roberson Alves
Engcad Projetos E Serviços Elétrica E Automação (Americana, São Paulo) Engcad Projetos E Serviços Elétrica E Automação - há 6 anos

Bom dia.

Os disjuntores tem a função de desarmar em 2 situações.

Sobrecarga.

Curto circuito.

Farei uma analise superficial. Como diz que não tinha quase nada de carga sendo usada, podemos sugerir que possa ter algum cabo em curto (fase e neutro, fase e terra...), porem neste caso desarmaria assim que ligasse de novo. Pode ser um curto intermitente ? difícil, mas nada impossível.

Outra situação, disjuntor de baixa qualidade, pode sim se danificar ao passar do tempo.

Enfim, sugiro que contate um profissional habilitado, com certeza, resolverá seu problema.

Abraço.

Responder
Selma Mello
Sgm Projetos (São José dos Campos, São Paulo) Sgm Projetos - há 6 anos

O Disjuntor, é um equipamento de proteção. Quando ele desarma, significa que está atuando corretamente.

O problema deve estar na instalação ou no dimensionamento dele.

Por isso é necessário fazer uma análise de carga atual e também verificar os cabos, se estão com algum tipo de irregularidade.

Para isto elaboro o projeto, para garantir eficiência e economia na instalação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região