Como trocar um interruptor de parede?

Não sou eletricista, mas posso trocar tomadas e interruptores. Estou com um problema em um interruptor de um conjunto de três interruptores na mesma parede. Cada lâmpada tem um interruptor, saem da parede um fio fase para os três interruptores e três fios neutros, um para cada interruptor . Uma das três lâmpadas às vezes acende outras não, pensando que o problema era no interruptor troquei, mas o problema persistiu. Fiz uma ligação fio a fio e no primeiro contato a lâmpada acende, mas no segundo contato a lâmpada não acende, não sai nem faísca. Ao desligar e religar o disjuntor acontece a mesma coisa, encostando os fios a lâmpada acende, desencostando e encostando pela segunda vez nada acontece, nem faísca, nem curto, é como se a energia estivesse desligada. Nas outras duas lâmpadas todas as vezes que se encostam os fios as lâmpadas acendem. Não sei qual é o problema. Podem ajudar?

Como trocar um interruptor de parede?

Não sou eletricista, mas posso trocar tomadas e interruptores. Estou com um problema em um interruptor de um conjunto de três interruptores na mesma parede. Cada lâmpada tem um interruptor, saem da parede um fio fase para os três interruptores e três fios neutros, um para cada interruptor . Uma das três lâmpadas às vezes acende outras não, pensando que o problema era no interruptor troquei, mas o problema persistiu. Fiz uma ligação fio a fio e no primeiro contato a lâmpada acende, mas no segundo contato a lâmpada não acende, não sai nem faísca. Ao desligar e religar o disjuntor acontece a mesma coisa, encostando os fios a lâmpada acende, desencostando e encostando pela segunda vez nada acontece, nem faísca, nem curto, é como se a energia estivesse desligada. Nas outras duas lâmpadas todas as vezes que se encostam os fios as lâmpadas acendem. Não sei qual é o problema. Podem ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Guilherme Franceschinelli
Fuzz (Itu, São Paulo) Fuzz - há 8 anos

Primeiro que não são neutros, se fossem 3 neutros, a hora que acionasse o interruptor ou encostasse o cabo "neutro" na fase, vc estaria colocando a ligação em curto-circuito.

De fato é algo muito simples, mas a pergunta está cheio de informação e não foi possível compreender totalmente. De fato é melhor você contratar um profissional

Responder
Guilherme Franceschinelli
Fuzz (Itu, São Paulo) Fuzz - há 8 anos

Primeiro que não são neutros, se fossem 3 neutros, a hora que acionasse o interruptor ou encostasse o cabo "neutro" na fase, vc estaria colocando a ligação em curto-circuito.

De fato é algo muito simples, mas a pergunta está cheio de informação e não foi possível compreender totalmente. De fato é melhor você contratar um profissional

Responder
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 8 anos

Caro Ronaldo, existe um grande equivoco nesta instalação, não deveria haver neutro nesta caixa, apenas a fase e os 3 retornos, este neutro deve estar conectado as luminárias. Verifique junto a um eletricista este problema de solução simples. Abraços!

Responder
João  Ratto
Ideal Elètrica (Bauru, São Paulo) Ideal Elètrica - há 8 anos

caro amigo,primeiro seu interruptor é de 3 seções,interruptor é individual, si for individual de 3 seções fio fase entra nos bornes do meio e os retornos saem individuais para cada lampada e o neutro para cada lampada,si for simples entra um fase no borne e outro retorno para lampada,e neutro para cada lampada qualquer duvida solicite um profissional qualificado eletricidade é coisa seriá ok.boa sorte

Responder
Alexandre Pakisz
Clascor Pinturas (Curitiba, Paraná) Clascor Pinturas - há 8 anos

Não há necessidade de 3 fios neutros dentro da caixa dos interruptores, apenas os retornos, o fio neutro deve passar diretamente da rede nos 3 bocais de lampadas, o fio fase vai nos 3 contatos dos 3 interruptores e de cada contato secundadio do interruptor volta a cada lampada ou liminária

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região