Este projeto elétrico esta correto?

Estou com algumas duvidas , meu projeto elétrico é trifásico , a seção dos fios e a amperagem do disjuntor esta correta.

-> No Quadro de Distribuição - CIRCUITO : Qual o fio que usa , Cabo tripolar de cobre ou cabo unipolar de cobre ? E na aba Esquema: Tem que deixar 3F+N devido ao meu projeto residencial dar tripolar , correto ?

-> No Quadro de Distribuição - Proteção : Devido ao meu projeto ser trifásico em tenho que adotar um Disjuntor tripolar termomagnético ?

->No Quadro de medição - Circuito : O Esquema é 3F+N devido ao projeto dar trifásico certo ? E o cabo é o tripolar ?

->No Quadro de medição - Proteção : Devido ao meu projeto ser trifásico em tenho que adotar um Disjuntor tripolar termomagnético ?

-> Circuito C1 : Neste exemplo de circuito de iluminação , queria saber se o Esquema F+N , o cabo unipolar , e o dispositivo unipolar termomágnetico - DIN esta correto ?

OBS : Este projeto elétrico é com base em uma residencia em que deu trifásico. Desculpe se falei bobeira , nao entendo muito de projeto elétrico mais estou tentando entender . Obrigado pela atenção desde já !!

Este projeto elétrico esta correto?

Estou com algumas duvidas , meu projeto elétrico é trifásico , a seção dos fios e a amperagem do disjuntor esta correta.

-> No Quadro de Distribuição - CIRCUITO : Qual o fio que usa , Cabo tripolar de cobre ou cabo unipolar de cobre ? E na aba Esquema: Tem que deixar 3F+N devido ao meu projeto residencial dar tripolar , correto ?

-> No Quadro de Distribuição - Proteção : Devido ao meu projeto ser trifásico em tenho que adotar um Disjuntor tripolar termomagnético ?

->No Quadro de medição - Circuito : O Esquema é 3F+N devido ao projeto dar trifásico certo ? E o cabo é o tripolar ?

->No Quadro de medição - Proteção : Devido ao meu projeto ser trifásico em tenho que adotar um Disjuntor tripolar termomagnético ?

-> Circuito C1 : Neste exemplo de circuito de iluminação , queria saber se o Esquema F+N , o cabo unipolar , e o dispositivo unipolar termomágnetico - DIN esta correto ?

OBS : Este projeto elétrico é com base em uma residencia em que deu trifásico. Desculpe se falei bobeira , nao entendo muito de projeto elétrico mais estou tentando entender . Obrigado pela atenção desde já !!

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 6 anos

R: Fazendo a solicitação informando que tem equipamentos trifasicos na obra, como uma betoneira, é instalado....

A disposição;

Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Em primeiro lugar pra vc entender de projétos elétricos é preciso fazer um curso de elétrica profissionalizante ok. Segundo, pra vc fazer um projeto elétrico é preciso entender a matemática e a fisica das massas. E em terceiro lugar energia é coisa muito séria, um calculo errado pode causar prejuisos irreparáveis, tanto materias como fisicamente ok. Tipo provocar um curto circuito por erros de calculos ou até morte a terceiros. Chame um proficional que entenda de projetos elétricos para eleborar um projeto seguro, econômico e eficáz de sua residência ok. Talvez alguém pode achar que estou sendo áspero nas palavras, mas com energia elétrica não se brinca e nunca pode ser feita com dúvidas tenha um bom dia.

Odilon Mendes Machado

Bom dia.

Projetos elétricos dependem de alguns fatores importantes.

1) Os disjuntor de entrada e de circuitos, dependem da demanda

de consumo, não chute valores isso é muito amador,

efetue os cálculos e dimensione o valor correto para estes dispositivos.

2) Circuito trifásico manter 3F+N

3) O mesmo do item 1 vale para o seu DPS.

4) No C1 você colocou F+N e tensão 220V, dependendo da sua localização e sendo uma instalação trifásica a tensão será 360V ou seja 110V em cada fase, então neste caso, para obter 220V seriam necessários 2 fases sem o neutro.

Na baixada Santista existem instalações onde F+N dá 220V.

Obs: Procure sempre seguir as normas ABNT NBR, tenha sempre em mente que suposições são para amadores, o profissional efetua os cálculos e executa de forma correta!

Espero ter ajudado. Abraço.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 6 anos

Olá Matheus,

Qual o software que você está usando?

Responder
Thiago dos Santos Salvado
Particular - há 6 anos

Bom dia matheus

Uma casa residencial pode ser utilizado ligacao bifasico com 2 fases, mas se a ligacao da rua for trifasico entao vc precisara de um disjuntor trifasico com cabo unipolar com 3 pernas de cabo pra forma o trifasico

Porem nao e necessario usar as 3 fases na residencia, pois e pouca carga

Anderson correa
Elétrica Correa (Santos, São Paulo) Elétrica Correa - há 6 anos

Bom dia Matheus.

Precisa ser usado cabo unipolar de cobre.

No caso 3F + N , se for usar em alguns pontos, tensão 120 volts.

Isso, o trifásico é a combinação de 3 fases.

Além do disjuntor termomagnético, é aconselhável colocar um DR.

No circuito 1 , se as lâmpadas for 120 volts está correto F+N, sendo disjuntor DiN unipolar termomagnetico, mas se a lâmpada for 220 volts terá que adotar F+F, e colocar disjuntor Din bipolar .

Responder
Arnaldo
Particular - há 6 anos

Vamos por partes:

Em instalações residenciais vc, normalmente, somente utilizará cabos unipolares isolados para 750V; cabos tripolares, em geral, somente se usa para cargas específicas e cabos de 0,6/1 kV são para instalações enterradas ou específicas.

-> No Quadro de Distribuição na aba Esquema: deixa 3F+N devido ao seu projeto residencial dar tripolar.

-> No Quadro de Distribuição - Proteção : tem que adotar disjuntor tripolar termomagnético

-> Circuito C1 : esta correto, o DIN é um disjuntor branco, de tecnologia mais moderna.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região