Posso usar prolongador de tomada?

Liguei a máquina de lavar no prolongador, sei que não é o ideal mas foi necessário. O prolongador é aprovado pelo inmetro, tem 3 pinos, 250v, tudo certinho, mas no fio da máquina está escrito 1.5mm e no prolongador 3 x 0.75mm, tem algum problema?

Posso usar prolongador de tomada?

Liguei a máquina de lavar no prolongador, sei que não é o ideal mas foi necessário. O prolongador é aprovado pelo inmetro, tem 3 pinos, 250v, tudo certinho, mas no fio da máquina está escrito 1.5mm e no prolongador 3 x 0.75mm, tem algum problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Mescla
Particular - há 2 anos

Maquina de lavar requer tomada de uso específico (TUE) e tem uma razão pra isso, o mais correto para tender sua necessidade é mandar fazer uma extensão com cabo chamado PP 3vias de 2,5mm. Lembrando que lavanderia necessita de disjuntor próprio acompanhado de dispositivo de proteção contra fuga de corrente chamado DR e tambem aterramento. Fica dica MesclaHelp

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Tayla,

Como prolongador, estou tomando com entendimento que você se refere a uma extensão.

Você já destacou que a extensão tem o selo do Inmetro, o que é muito bom, desta forma verifique o valor de corrente elétrica suportada pela extensão, isso estará escrito, de forma clara.

Depois compare com o valor da corrente elétrica escrita na sua máquina.

O valor da corrente elétrica suportada pela extensão deve ser igual ou maior que a corrente elétrica da sua máquina.

Espero ter ajudado.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 2 anos

Prezada Tayla,

as especificações 1,5 mm² e 0,75 mm² se referem à seção nominal do condutor. Neste caso, a capacidade de corrente do prolongador é 50% inferior ao do cabo da geladeira. Por esta razão, sem conhecer a potência da geladeira, NÃO recomendo que use o prolongador nesta aplicação. Procure utilizar um que possua a mesma especificação ou maior.

Por outro lado, como você mesmo reconhece, esta instalação está longe da ideal. Preciso lembrar que há registros de acidentes fatais por eletrocução, além de incêndios, envolvendo máquinas de lavar devido a incorreções nas instalações. Assim sendo, também recomendo que normalize esta conexão o mais brevemente possível.

Neymard

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região