quadro de distribuição com cabo 16,disjuntor de 80 A,quadro de força padrão elektro,cabo 16,disjuntor de 100 A

com 03 chuveiros ligados,18,600 W,o quadro de distribuição 80 A se mantem e desarma o disjuntor do padrão100A porque?.

quadro de distribuição com cabo 16,disjuntor de 80 A,quadro de força padrão elektro,cabo 16,disjuntor de 100 A

com 03 chuveiros ligados,18,600 W,o quadro de distribuição 80 A se mantem e desarma o disjuntor do padrão100A porque?.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 6
Eliseu Nascimento
Técnico Eletricista (Cubatão, São Paulo) Técnico Eletricista - há 8 anos

Bom dia Claiton. Somente um estudo "in loco" responderia sua questão completamente, são muitos os fatores envolvidos no dimensionamento dos disjuntores e cabos. Fatores como tipo de instalação, classe de isolação dos condutores, tipo de material da isolação dos condutores.

É importante lembrar que isolação é diferente de isolamento, termo que não se aplica a este tema, pois isolamento refere-se à quantidade, como resistência, e isolação refere-se à qualidade do produto. Materiais como EPR/ XLPE tem maior ampacidade (carga máxima de corrente que um cabo pode carregar) que materiais como PVC e PE – embora esse último não seja muito utilizado no Brasil

Outros fatores como a curva de atuação dos disjuntores, distância do padrão até o quadro de distribuição, situação do quadro de distribuição, podem atuar para o desarme do padrão...

Enfim, pode-se aqui especular a respeito da situação, mas seriam apenas suposições e que aumentariam ainda mais o porquê da sua dúvida.

O que posso sugerir é que você procure um técnico de sua confiança para que ele analise o real motivo para o desarme do padrão. Grande abraço e boa sorte.

Responder
Edson Santos
Três Fortes Serviços (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Três Fortes Serviços - há 6 anos

Li várias respostas aqui e percebi que um bom número de amigos não entenderam a questão ou seja : por que um disjuntor de maior resistência desarma num circuito onde um de menor se mantém ? Ora, com certeza os muitos fatores devem ser levados em consideração e a análise no local é que vai determinar realmente o que está ocorrendo, mais em se tratando de dica eu ouso afirmar que o problema deve-se ao fato de estarem todos os chuveiros e provavelmente algum outro ou outros consumidores ligados a uma mesma fase ou fases deste circuito. Uma vez que o padrão regula toda a saída nominal ele tende a desarmar quando há sobrecarga de fase independente do suporte da distribuição. Aconselho a refazer as ligações dos chuveiros colocando um em cada fase. E se possível for refaça o balanço da carga geral. Creio que essas ações resolverão o seu problema. Apenas querendo cooperar deixo aqui minha humilde sugestão .

Responder
Armando Tivo
Radarpro Eletronica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Radarpro Eletronica - há 8 anos

As informações fornecidas não são suficientes para uma avaliação plena: Cada chuveiro tem seu circuito e disjuntor independente?; Os chuveiros trabalham a 110 ou 220? A entrada da Concessionaria é Trifásica? O desarme somente ocorre quando os três estão trabalhando?

O Correto é uma vistoria no local!!!

Responder
Eliseu Nascimento
Técnico Eletricista (Cubatão, São Paulo) Técnico Eletricista - há 8 anos

Seu medidor é padrão trifásico? O disjuntor de 100A bem como o de 80A são tripolares? Deixe anexo uma fotografia do seu disjuntor de 100A e do seu Disjuntor de 80A se possível.

Ocorre o desligamento do disjuntor do padrão apenas quando liga os três chuveiros juntos ou quando liga qualquer um deles?

veja, não estou dizendo que seja isso ok!, mas pode está acontecendo um desbalanceamento de fases e ao que parece seu disjuntor de 100A é tripolar/tetrapolar e o seu de 80A é bipolar e 1monopolar, ou ainda 3 monopolar...mas como disse anteriormente são suposições.

Se possível deixe anexo fotos dos disjuntores e quem sabe possamos ajudá-lo mais do que gerar novas dúvidas.

Grande Abraço.

Responder
Claiton
Particular - há 8 anos

Realmente a pergunta deixou a desejar.Mas,o fato de que o quadro de distribuição permanece inalterado,e o desarme acontece no quadro de força,me leva a crer que tenho um problema entre o medidor e o quadro de distribuição.por isso fiz questão de fornecer a bitola dos cabos.cada chuveiro foi instalado com cab 4mm,disjuntor 40 A.220V.padrão trifasico medidor polifasico amp max= 120A.

Gilberto Silva
Gil Eletricista Especializado (São Bernardo do Campo, São Paulo) Gil Eletricista Especializado - há 8 anos

Quadro de força ,o cabo tem que ser 25mm.

E se está desarmando o disjuntor de 100A, provavelmente o cabo não está bem conectado no disjuntor de 100A ,ou disjuntor de 100A com defeito.

Em rede bifásico. Espero ter ajudado

Responder
Gilberto Silva
Gil Eletricista Especializado (São Bernardo do Campo, São Paulo) Gil Eletricista Especializado - há 8 anos

Quadro de força ,o cabo tem que ser 25mm.

E se está desarmando o disjuntor de 100A, provavelmente o cabo não está bem conectado no disjuntor de 100A ,ou disjuntor de 100A com defeito.

Em rede bifásico. Espero ter ajudado

Responder
Willians Oliveira Santos
Santos.S.A Câmeras Segurança (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Santos.S.A Câmeras Segurança - há 8 anos

Além do chuveiro tem mais outras pontos? Não no mesmo disjuntor do chuveiro mas no de 100.

Se sim, é isto amigo, só teu chuveiro já consome parte e depois os demais eqpto o restante.

Se resposta é não. Ou defeito no de 100, ou fuga. Ex alguém ou algo roubando tua energia.

Responder
Leonardo  Santos
LS Serviços elétricos (Ipojuca, Pernambuco) LS Serviços elétricos - há 8 anos

boa tarde, lendo sua pergunta, percebi que o disjunto de 100A. está desarmando, quando atinge 80A. se o desarme for instantâneo,quando liga o chuveiro, deve haver fuga de corrente em algum ponto do circuito do chuveiro, também pode haver folga no parafuso do disjuntor, ou o disjuntor pode está ruim devido o tempo, se for o caso. espero ter ajudado.

Responder
Noe
Particular - há 7 anos

A lógico é que tem cluveiros de 10 ,20, 30 e até 36A.ai meu vai depender do tempo do banho . Aí o efeito joule também desarma disjuntores.Tai a dica!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região