Qual bitola de fio devo usar?

Olá! Estou com uma dúvida, qual a bitola e o fio que devo usar, para fazer a ligação do relógio da ampla até o quadro de distribuição dentro de casa? Do relógio até a minha casa são 27 metros, me falaram para usar o fio flexivel 6mm outra pessoa já me disse que eu teria que usar o rígido de 10mm. Não sei qual usar!

Qual bitola de fio devo usar?

Olá! Estou com uma dúvida, qual a bitola e o fio que devo usar, para fazer a ligação do relógio da ampla até o quadro de distribuição dentro de casa? Do relógio até a minha casa são 27 metros, me falaram para usar o fio flexivel 6mm outra pessoa já me disse que eu teria que usar o rígido de 10mm. Não sei qual usar!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

30 Respostas

Respostas úteis 2
Adenilson costa de aguiar
Aca Elétrica Em Geral (Registro, São Paulo) Aca Elétrica Em Geral - há 6 anos

Bom dia! a bitola externa da concessionaria e 16 mm, você pode usar cabo 10mm flexivel, porém tem que fazer o levantamento de carga que ira utilizar em sua residencia espero ter lhe ajudado. Lembrando que primeiro vai ter que dimencionar toda acarga

Responder
Israel do Valle
Construção E Reforma De Imovéis (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Construção E Reforma De Imovéis - há 6 anos

Boa tarde Alessandro,

É necessário fazer um estudo sobre a carga do imóvel a ser alimentado. Nesta distancia existem percas consideráveis que devem ser levadas em conta. Recomendo que contrate um profissional qualificado que faça os estudos e cálculos necessários afim de usar o condutor elétrico que esteja em conformidade com a necessidade de uso do imóvel e em acordo com a norma ABNT (5410) para sua segurança.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Att

Responder
Matheus
Particular - há 3 anos

Pelo amor de deus... um chuveiro de 5500 w a 127 V consome aproximadamente 43 A de corrente... se a pessoa possuir 2 em sua residência a corrente que vai passar por lá será o dobro dessa!!! como o pessoal ai diz para usar cabos de 6 ou 10 mm² ?? É brincadeira em!!

Pedro Jose de Santana
Condere Construções E Reformas Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Condere Construções E Reformas Ltda - há 6 anos

Boa noite amigo mão de obra para acabamento popular médio padrão R$550,00 m2 acabado projeto por conta do proprietario

4 fotos
Responder
Natanael
N.a Soluções Residenciais. (Alumínio, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 6 anos

boa tarde, na instalação elétrica tudo tem que ser calculado fazer levantamento preliminar das cargas chegar numa demanda aí calcular a bitola , fio rígido acredito que não venda mais só flexível o ideal é encontrar um técnico ele saberá calcular a demanda e perda, mas 16 mm é o mais recomendável.

Responder
Josue  Belo  Da  Silva belo
Jsbl Empreiteira De Obra - Construção E Construções Em Geral (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Jsbl Empreiteira De Obra - Construção E Construções Em Geral - há 6 anos

O correto é cabo 6mm. Para para perímetro interno.ok

meu amigo

Responder
Celso dos Santos
Drywall CS Drywall (Guarulhos, São Paulo) Drywall CS Drywall - há 6 anos

se o disjuntor da caixa de entrada for de 50 coloque cabos de 10mm

se for de 63 coloque cabos de 16mm

Responder
Osvaldo de Oliveira Nascimento
Particular - há 6 anos

Boa tarde, como pude ver, orientaram na instalação de cabo 10,00mm². Isto vai depender diretamente da carga instalada. Aprendi no decorrer dos trabalhos que fiz, que, deve-se usar os cabos da entrada, no minimo, a mesma bitola usada no padrão de entrada de energia.

Gustavo Alves Bastos
Bastos Engenharia & Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Bastos Engenharia & Construções - há 6 anos

boa tarde Alessandro Rodrigues,

cabo com bitola 10 ou 16 mm pode até atender, mais vai depender muito da demanda existente na residência, o ideal que você consulte normas/ABNT (5410), vai detalhar qual a bitola ideal e os cuidados a serem tomados, por via de dúvidas contrate alguém qualificado para fazer um projeto elétrico.

Responder
Júlio Sérgio
Future Pisos E Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Future Pisos E Revestimentos - há 6 anos

O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível.

Responder
Luis Carlos
Lc Manutenção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lc Manutenção - há 6 anos

Olá Júlio o correto é você verificar a sua demanda isso é o quanto de amperes os seus equipamentos necessita e também a distância do relógio ao seu quadro de distribuição isso que é correto a fazer mas se não for o caso o de 10 mm resolve.

Espero ter ajudado.

Forte abraço.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região