Como escolher o disjuntor?

Qual disjuntor devo usar pra 3 casa o de 70 não está aguentando

Como escolher o disjuntor?

Qual disjuntor devo usar pra 3 casa o de 70 não está aguentando

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Fernando Henriques de Oliveira
Henriques Climatização E Serviços (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Henriques Climatização E Serviços - há 7 meses

Boa Tarde, pessoal! Estou de acordo com demais colegas acima. Entendo que o Luan, deva aceitar contratar um profissional ( formado ) p resolver a questão. Não trata-se do disjuntor que está e sim de todo conjunto. É comum o leigo fazer a instalação p uma residência e "puxar" fiação sem redimencionar bitolas de fio ou pedir aumento de carga. Fiação é sim responsável pela condução da energia e o disjuntor apenas segurança e bloqueio. Se fosse tão simples trocar disjuntores sem contabilizar a carga.....

Responder
Michel Henrique Soares Félix

Escolher o disjuntor correto é fundamental para garantir a segurança elétrica de uma instalação elétrica. Aqui estão os passos básicos para escolher um disjuntor:

Calcule a carga elétrica: Determine a carga elétrica total que será protegida pelo disjuntor. Isso envolve somar as correntes elétricas de todos os dispositivos e aparelhos elétricos que estarão na mesma linha ou circuito. Consulte as especificações dos dispositivos para obter as informações de corrente necessárias.

Verifique a tensão de operação: Certifique-se de que o disjuntor seja compatível com a tensão da sua instalação elétrica. A tensão padrão para a maioria das residências é de 110-220 volts, mas em locais industriais, ela pode ser maior.

Determine o tipo de curva: Disjuntores têm curvas de disparo diferentes, como curvas B, C e D. A escolha da curva depende do tipo de carga que você está protegendo. Por exemplo, cargas resistivas (como lâmpadas) podem usar curvas B, enquanto cargas indutivas (como motores) podem exigir curvas C ou D.

Escolha a capacidade de interrupção: A capacidade de interrupção de um disjuntor é a máxima corrente que ele pode interromper com segurança. Certifique-se de que o disjuntor selecionado tenha uma capacidade de interrupção adequada para a carga que você está protegendo. Isso é especialmente importante em aplicações industriais.

Considere as características adicionais: Alguns disjuntores vêm com características adicionais, como proteção contra curtos-circuitos, proteção contra sobrecargas, proteção contra surtos e dispositivos de proteção contra falhas à terra. Avalie se essas características são necessárias para sua aplicação específica.

Escolha o tamanho nominal: O tamanho nominal de um disjuntor é a corrente que ele pode transportar continuamente sem disparar. Certifique-se de que o tamanho nominal seja igual ou maior do que a carga que você está protegendo.

Verifique o padrão local: Em algumas regiões, pode haver regulamentações específicas sobre o tipo e as características dos disjuntores a serem usados em instalações elétricas. Consulte o código elétrico local ou nacional para garantir conformidade.

Compre de um fabricante confiável: Escolha disjuntores de fabricantes respeitáveis que atendam às normas de segurança e qualidade. Isso garantirá que seu sistema elétrico seja confiável e seguro.

Considere a instalação e manutenção: Certifique-se de que a instalação do disjuntor seja feita por um eletricista qualificado e que o dispositivo seja mantido regularmente para garantir seu funcionamento adequado.

Lembrando que a escolha do disjuntor depende da aplicação específica e das necessidades da instalação elétrica. Sempre que houver dúvidas ou preocupações, é aconselhável consultar um eletricista ou engenheiro elétrico para obter orientação profissional.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 7 meses

Bom dia,vc tem que instalar um padrão com um medidor para cada residência,e se nas residências não tiver um quadro com disjuntores,vc tem que refazer toda instalação interna, estamos a disposição, obrigado

Responder
Roberto M
System Machine (Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul) System Machine - há 7 meses

Olá amigo, o problema seu não é disjuntor e sim a entrada de energia, recomendo colocar um poste já com três relógios para ter assim uma boa distribuição, ou poste tri-fasico e usar uma fase pra cada casa, pois se você apenas trocar o disjuntor a sua fiação de entrada não irá suportar e vai derreter os fios!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região