Qual Disjuntor Geral do Quadro de Distribuição?

No medidor tenho: Cabo10mm / bifasico 220V/ Disjunto de 60A (Padrao Entrada), ja no Quadro Distribuicao tenho uma carga total de 36000w ou 26,66KVA, tudo isso ja calculando fatores, gostaria de saber se no QDC posso usar um disjuntor de 50A .

Qual Disjuntor Geral do Quadro de Distribuição?

No medidor tenho: Cabo10mm / bifasico 220V/ Disjunto de 60A (Padrao Entrada), ja no Quadro Distribuicao tenho uma carga total de 36000w ou 26,66KVA, tudo isso ja calculando fatores, gostaria de saber se no QDC posso usar um disjuntor de 50A .

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

60 Respostas

Respostas úteis 3
Francisco Souza
Floridas Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Floridas Pinturas - há 4 anos

bom dia quando for faz qualque projeto procure um bom profissional o brigado pela a pergunta

Responder
Mivaldo Millas P Beltramini
Mach I -Engenharia Elétrica (Herculândia, São Paulo) Mach I -Engenharia Elétrica - há 4 anos

Padrão de Entrada de Energia (dimensionado incorretamente), para carga estabelecida (26,66Kva).

Correto, deverá ser um Padrão Tripolar (Disj: 80A) cabo de Entrada 25mm.

Disjuntor Geral do QDC deverá ser de 80 A (Tripolar)

Corrente de consumo em uma ligação Bifásica 220 V (P = 26,660Kva)

I= 85,69A

Corrente de consumo em uma ligação Trifásica 220 V (P = 26,660Kva)

I= 69,97A

Responder
Claudio
Castro Instalação (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação - há 4 anos

Se sua entrada esta com disjuntor de 60 A e sua demanda é de 36000 Watts , não esta compatível a demanda ou a sua entrada. sendo assim com esta demanda você precisará de um disjuntor de no minimo de 130 A no QDC , sendo assim. terá que trocar sua entrada de energia

Avalia melhor a sua Demanda através de um projeto e depois de avaliado faz um pedido junto a sua concessionaria, que assim eles indicar o padrão correto.

Responder
Francisco Domingues

O disjuntor geral do quadro de distribuição deverá ser sempre menor ou igual ao disjuntor de proteção da entrada de energia. No seu caso, cabo 10mm2 possui capacidade de 63A, mas como na entrada o disjuntor é de 60A, o quadro deverá ter um disjuntor bipolar de 50A. Se vc quiser ampliar esta capacidade, troque o disjuntor da entrada por 70A e do quadro por 63A.

Responder
Marcos Santiago
Manutenção E Pintura Santiago (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Pintura Santiago - há 4 anos

chame um especialista para fazer este serviço para evitar problemas futuro, Mas um disjuntor de 50A resolve.

Responder
Marcio Pedroso Pedroso
Mpinstalacao E Manutenção Eletrica E Cftv (Bragança Paulista, São Paulo) Mpinstalacao E Manutenção Eletrica E Cftv - há 4 anos

vc deve primeiro lugar esta se tratando de residencia se sim vc ja tem o dijuntor de entrada instalado ja dimencionado com a carga que ira utilizar e o restante que sao o qd de distriubuicao interna sera calculado de acordo com cada ambiente e respectivas cargas chuveiro um bipolar cozinha unipolar a calculando a potencia dos equipamentos e dimencionando os dijuntores .

Responder
Jaelson Ferreira dos Santos
Jaelson Eletricista (Araraquara, São Paulo) Jaelson Eletricista - há 4 anos

O Disjuntor do QDC têm que ser o mesmo que está na entrada principal pois a alimentação é a mesma o cabo é o mesmo e a partir daí distribuí de acordo com o que precisar

Responder
Gonçalo  Lopes
Particular - há 4 anos

Cara quem define as proteções são o projeto. Com base em corrente de projeto e corrente corrigida conforme fator de demanda etc.

Edinelson Braz
Eng. Edinelson / Bgr Eletrificação (São José do Rio Preto, São Paulo) Eng. Edinelson / Bgr Eletrificação - há 4 anos

O disjuntor de 60A no poste, não condiz com o cabo 10mm². O correto para não alterar a instalação é colocar o disjuntor do quadro e do poste de 50A. Porém conforme carga apresentada 26kVA (Aproximadamente), você precisaria alterar a instalação para um padrão de cabo 50mm² ou no mínimo cabo 35mm² (ambas situações - Padrão de Entrada Trifásica). Peço verificar, caso precise de ajuda, peço entrar em contato.

Responder
Israel Fernandes do Nascimento

Bom dia, o disjuntor correto para proteção do circuito é o de 50A mesmo, porem de acordo com a demanda declarada, este será insuficiente, o correto é fazer um projéto da entrada de luz, solicitando o acréscimo de carga.

Espero ter ajudado

Israel Fernandes

Responder
José Maria Martins Ramos
MR Construção Civil e Dry Wall (São Paulo Zona Leste, São Paulo) MR Construção Civil e Dry Wall - há 4 anos

Empreiteiro de obra civil.

Sim sem problema, desde que os cabos de entrada seja de 10mm, a própria enel já padroniza esta entrada, 62 A quanto ao quadro interno pode ser, 50A ou mesmo de 62, não vai fazer diferença. espero que tenha ajudado. obrigado

Responder
Edvaldo Aparecido Silva

Para sua segurança use de 50 não mais, pois poderá resultar em acidentes. Pois o disjuntor é usado para segurança e quando ele desarma não é só colocar outro mais potente, significa que está tendo sobre carga, tem que haver um estudo de toda instalação para calcular qual seria o mais indicado.

Você não pode colocar um fraquinho que cai toda hora, mas também não pode por um bem resistente aleatoriamente porque não precisaria de disjuntor.

Responder
Geraldo Pereira Almeida Filho
Paf Instalações E Manutenção Elétrica (Diadema, São Paulo) Paf Instalações E Manutenção Elétrica - há 4 anos

Em relação a demanda instalada, tanto pode como deve, um disjuntor de 50 A, em relação a carga, não é recomendado, pois o consumo seria três vezes mais que a demanda instalada.

Responder
Tá ligado! Soluções Elétricas & Reformas em Geral

50A é o adequado

Responder
Luiz Augusto Scaranare
Villa Empreiteiro Em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Villa Empreiteiro Em Geral - há 4 anos

Para uma resposta baseada somente nesses dados , sim 50A. Porém o correto seria um estudo do maior consumo concomitante, e balanceamento do sistema, já que a demanda total máxima poderá chegar a 170A por fase. O que é improvável que ocorra.

Responder
Joao Santos
Instalacoes Santos (Mogi das Cruzes, São Paulo) Instalacoes Santos - há 4 anos

Bom dia Alexandre o padrão de entrada onde está o medidor estando passado Cabo 10mm no poste o disjuntor a ser usado é 50A , mais querendo colocar de 60A tudo bem não tem problema. Agora vamos para o quadro dentro da residência ou QF interno ai sim coloca um disjuntor de 50A . Um profissional na areia ele sabe que tem que fazer cálculos de carga para montar o quadro. Espero ter sido útil.

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 4 anos

Olá!

Como os cabos são do 10mm2 o disjuntor deve ser de 50A

Responder
Rondson Soares
R.e Instalações Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R.e Instalações Elétrica - há 4 anos

Sim pode usar 1 disjuntor de 50A para geral QD.

Responder
Edivaldo Alves de Souza
D10 Instalaçães Eletricas (Cotia, São Paulo) D10 Instalaçães Eletricas - há 4 anos

Bom dia ,se o cabo do medidor e de 10 mm² e tem um disjuntor de 60A já está mal dimensionado pois um cabo de 10mm² suporta uma corrente nominal de 50A então deveria ter um disjuntor de 50A pra proteção do circuito e do cabo de entrada, então vc pode colocar disjuntor de 50A no QDC tranquilo.

Espero ter ajudado

Altair
Monarca 2 (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Monarca 2 - há 4 anos

A pergunta é muito interessante e meus amigos de trabalho acima estão corretos.Bom eu recomendaria um conjunto de 50A seria o suficiente mas se quiser aumentar a segurança no quadro coloca um DR.

Responder
Edson Ferrari
Edson Manutensão Elétrica Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edson Manutensão Elétrica Residencial - há 4 anos

Para a entrada o certo seria disjuntor de 50A e no QDC também de 50A para cabo de 10mm.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Pelo descrito sim...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região