Qual Disjuntor Geral do Quadro de Distribuição?

No medidor tenho: Cabo10mm / bifasico 220V/ Disjunto de 60A (Padrao Entrada), ja no Quadro Distribuicao tenho uma carga total de 36000w ou 26,66KVA, tudo isso ja calculando fatores, gostaria de saber se no QDC posso usar um disjuntor de 50A .

Qual Disjuntor Geral do Quadro de Distribuição?

No medidor tenho: Cabo10mm / bifasico 220V/ Disjunto de 60A (Padrao Entrada), ja no Quadro Distribuicao tenho uma carga total de 36000w ou 26,66KVA, tudo isso ja calculando fatores, gostaria de saber se no QDC posso usar um disjuntor de 50A .

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

60 Respostas

Respostas úteis 3
Francisco Souza
Floridas Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Floridas Pinturas - há 1 mês

bom dia quando for faz qualque projeto procure um bom profissional o brigado pela a pergunta

Mivaldo Millas P Beltramini
Mach I -Engenharia Elétrica (Herculândia, São Paulo) Mach I -Engenharia Elétrica - há 1 mês

Padrão de Entrada de Energia (dimensionado incorretamente), para carga estabelecida (26,66Kva).

Correto, deverá ser um Padrão Tripolar (Disj: 80A) cabo de Entrada 25mm.

Disjuntor Geral do QDC deverá ser de 80 A (Tripolar)

Corrente de consumo em uma ligação Bifásica 220 V (P = 26,660Kva)

I= 85,69A

Corrente de consumo em uma ligação Trifásica 220 V (P = 26,660Kva)

I= 69,97A

Claudio
Castro Instalação (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação - há 1 mês

Se sua entrada esta com disjuntor de 60 A e sua demanda é de 36000 Watts , não esta compatível a demanda ou a sua entrada. sendo assim com esta demanda você precisará de um disjuntor de no minimo de 130 A no QDC , sendo assim. terá que trocar sua entrada de energia

Avalia melhor a sua Demanda através de um projeto e depois de avaliado faz um pedido junto a sua concessionaria, que assim eles indicar o padrão correto.

Francisco Domingues

O disjuntor geral do quadro de distribuição deverá ser sempre menor ou igual ao disjuntor de proteção da entrada de energia. No seu caso, cabo 10mm2 possui capacidade de 63A, mas como na entrada o disjuntor é de 60A, o quadro deverá ter um disjuntor bipolar de 50A. Se vc quiser ampliar esta capacidade, troque o disjuntor da entrada por 70A e do quadro por 63A.

Marcos Santiago
Manutenção E Pintura Santiago (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Pintura Santiago - há 1 mês

chame um especialista para fazer este serviço para evitar problemas futuro, Mas um disjuntor de 50A resolve.

Marcio Pedroso
Mpinstalacao E Manutenção Eletrica E Cftv (Bragança Paulista, São Paulo) Mpinstalacao E Manutenção Eletrica E Cftv - há 1 mês

vc deve primeiro lugar esta se tratando de residencia se sim vc ja tem o dijuntor de entrada instalado ja dimencionado com a carga que ira utilizar e o restante que sao o qd de distriubuicao interna sera calculado de acordo com cada ambiente e respectivas cargas chuveiro um bipolar cozinha unipolar a calculando a potencia dos equipamentos e dimencionando os dijuntores .

Jaelson Ferreira dos Santos
Jaelson Eletricista (Araraquara, São Paulo) Jaelson Eletricista - há 1 mês

O Disjuntor do QDC têm que ser o mesmo que está na entrada principal pois a alimentação é a mesma o cabo é o mesmo e a partir daí distribuí de acordo com o que precisar

Edinelson Braz
Eng. Edinelson / Bgr Eletrificação (São José do Rio Preto, São Paulo) Eng. Edinelson / Bgr Eletrificação - há 1 mês

O disjuntor de 60A no poste, não condiz com o cabo 10mm². O correto para não alterar a instalação é colocar o disjuntor do quadro e do poste de 50A. Porém conforme carga apresentada 26kVA (Aproximadamente), você precisaria alterar a instalação para um padrão de cabo 50mm² ou no mínimo cabo 35mm² (ambas situações - Padrão de Entrada Trifásica). Peço verificar, caso precise de ajuda, peço entrar em contato.

Israel Fernandes do Nascimento

Bom dia, o disjuntor correto para proteção do circuito é o de 50A mesmo, porem de acordo com a demanda declarada, este será insuficiente, o correto é fazer um projéto da entrada de luz, solicitando o acréscimo de carga.

Espero ter ajudado

Israel Fernandes

José Maria Martins Ramos
MR Construção Civil e Dry Wall (São Paulo Zona Leste, São Paulo) MR Construção Civil e Dry Wall - há 1 mês

Empreiteiro de obra civil.

Sim sem problema, desde que os cabos de entrada seja de 10mm, a própria enel já padroniza esta entrada, 62 A quanto ao quadro interno pode ser, 50A ou mesmo de 62, não vai fazer diferença. espero que tenha ajudado. obrigado

Edvaldo Aparecido Silva

Para sua segurança use de 50 não mais, pois poderá resultar em acidentes. Pois o disjuntor é usado para segurança e quando ele desarma não é só colocar outro mais potente, significa que está tendo sobre carga, tem que haver um estudo de toda instalação para calcular qual seria o mais indicado.

Você não pode colocar um fraquinho que cai toda hora, mas também não pode por um bem resistente aleatoriamente porque não precisaria de disjuntor.

Geraldo Pereira Almeida Filho
Paf Instalações E Manutenção Elétrica (Diadema, São Paulo) Paf Instalações E Manutenção Elétrica - há 1 mês

Em relação a demanda instalada, tanto pode como deve, um disjuntor de 50 A, em relação a carga, não é recomendado, pois o consumo seria três vezes mais que a demanda instalada.

Tá ligado! Soluções em Elétrica & Reformas em Geral

50A é o adequado

Luiz Augusto Scaranare
Villa Empreiteiro Em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Villa Empreiteiro Em Geral - há 1 mês

Para uma resposta baseada somente nesses dados , sim 50A. Porém o correto seria um estudo do maior consumo concomitante, e balanceamento do sistema, já que a demanda total máxima poderá chegar a 170A por fase. O que é improvável que ocorra.

Joao Santos
Instalacoes Santos (Mogi das Cruzes, São Paulo) Instalacoes Santos - há 1 mês

Bom dia Alexandre o padrão de entrada onde está o medidor estando passado Cabo 10mm no poste o disjuntor a ser usado é 50A , mais querendo colocar de 60A tudo bem não tem problema. Agora vamos para o quadro dentro da residência ou QF interno ai sim coloca um disjuntor de 50A . Um profissional na areia ele sabe que tem que fazer cálculos de carga para montar o quadro. Espero ter sido útil.

Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 1 mês

Olá!

Como os cabos são do 10mm2 o disjuntor deve ser de 50A

Rondson Soares
R.e Instalações Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R.e Instalações Elétrica - há 1 mês

Sim pode usar 1 disjuntor de 50A para geral QD.

Edivaldo Alves de Souza
D10 Instalaçães Eletricas (Cotia, São Paulo) D10 Instalaçães Eletricas - há 1 mês

Bom dia ,se o cabo do medidor e de 10 mm² e tem um disjuntor de 60A já está mal dimensionado pois um cabo de 10mm² suporta uma corrente nominal de 50A então deveria ter um disjuntor de 50A pra proteção do circuito e do cabo de entrada, então vc pode colocar disjuntor de 50A no QDC tranquilo.

Espero ter ajudado

Altair
Monarca 2 (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Monarca 2 - há 1 mês

A pergunta é muito interessante e meus amigos de trabalho acima estão corretos.Bom eu recomendaria um conjunto de 50A seria o suficiente mas se quiser aumentar a segurança no quadro coloca um DR.

Edson Ferrari
Edson Manutensão Elétrica Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edson Manutensão Elétrica Residencial - há 1 mês

Para a entrada o certo seria disjuntor de 50A e no QDC também de 50A para cabo de 10mm.

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Pelo descrito sim...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.