Como escolher o disjuntor?

Eu vou montar um quadro bifásico que possui um circuito do chuveiro de 5.700W aproximadamente, um circuito da torneira elétrica de 4.800W, fora a iluminação e tomadas que dá uns 6A tudo. Eu gostaria de saber qual disjuntor geral escolher para proteger esses circuitos, devo usar de 40A, 50A ou 63A?

Qual disjuntor geral escolher para proteger o circuito do chuveiro e torneira elétrica

Como escolher o disjuntor?

Eu vou montar um quadro bifásico que possui um circuito do chuveiro de 5.700W aproximadamente, um circuito da torneira elétrica de 4.800W, fora a iluminação e tomadas que dá uns 6A tudo. Eu gostaria de saber qual disjuntor geral escolher para proteger esses circuitos, devo usar de 40A, 50A ou 63A?

Qual disjuntor geral escolher para proteger o circuito do chuveiro e torneira elétrica

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Danielly, bom dia!

Os disjuntores são dispositivos de segurança para os cabos que alimentam determinados equipamentos, tais como chuveiros, torneiras elétricas, e outros. Esses equipamentos quando adquiridos vem com a recomendação do dimensionamento dos cabos a serem utilizados, e de acordo com a bitola do cabo é que selecionamos o disjuntor.

Vamos usar o seu exemplo: chuveiro bifásico 5.700 W, ou seja, 5.700 dividido por 220V = 25,90 Ampéres, nesse caso usa-se cabo 4,00mm² e disjuntor bifásico de DR de 25 Ampéres.

Para alimentação do QDL (quadro de distribuição de circuitos) será necessário fazer o cálculo da carga total, bem como distribuição dos circuitos (NBR 5410, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Danielly, bom dia!

Os disjuntores são dispositivos de segurança para os cabos que alimentam determinados equipamentos, tais como chuveiros, torneiras elétricas, e outros. Esses equipamentos quando adquiridos vem com a recomendação do dimensionamento dos cabos a serem utilizados, e de acordo com a bitola do cabo é que selecionamos o disjuntor.

Vamos usar o seu exemplo: chuveiro

Responder
valcides da silva novaes
Valcides Eletricista Residencial (Santo André, São Paulo) Valcides Eletricista Residencial - há 1 año

Para dimensionar disjuntor,é preciso verificar a bitola dos cabos,se o seu ramal estiver com cabo 10 mm disjuntor de 50A,se o ramal estiver fio de 16 mm disjuntor de 63A.

Responder
António Carlos
António Carlos (Poá, São Paulo) António Carlos - há 1 año

Olá,

Chuveiro 220 V, 5500W Disjuntor 30A

A torneira existem duas situações você não informou a voltagem

127V 4500W 40A ou 220V 4700W 25A

Para a proteção do quadro em geral, você precisa calcular e dimensionar a carga corretamente.

lembrando que a norma ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), versão 1997, determinou o uso do Dispositivo Diferencial Residual (DR) de alta sensibilidade em circuitos que alimentam chuveiros elétricos, além de outras situações.

Abç

Responder
António Carlos
António Carlos (Poá, São Paulo) António Carlos - há 1 año

Olá amigo!

Chuveiro 5700w 220v Disjuntor 50A

127v 4500w e 4800w 40A

lembrando que A norma ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), versão 1997, determinou o uso do Dispositivo Diferencial Residual (DR) de alta sensibilidade em circuitos que alimentam chuveiros elétricos, além de outras situações.

Para proteção do quadro e circuitos você deve calcular o dimensionamento das cargas corretamente ok

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região