Qual disjuntor usar?

Boa noite, na minha residência a rede era trifásica e tinha um disjuntor trifásico de 40 A. Aí eu troquei para monofásico. Sempre tive um ar de 7500 btus, uma bomba auto aspirante para poço artesiano de 1 cv. E um chuveiro, até pouco tempo atrás eu podia ligar a bomba e o ar ao mesmo tempo, ou o ar e o chuveiro ao mesmo tempo, que não acontecia nada. Mas esse disjuntor ficou ruim e eu o troquei por um monofásico de 30 A . Mas agora está me desligando a casa toda quando ligo dois desses aparelhos ao mesmo tempo. Se eu colocar um de 100 A resolveria ou tenho que contratar mais uma fase e virar bifásico? Por favor me dêem uma luz se possível. Obrigado desde já!

Qual disjuntor usar?

Boa noite, na minha residência a rede era trifásica e tinha um disjuntor trifásico de 40 A. Aí eu troquei para monofásico. Sempre tive um ar de 7500 btus, uma bomba auto aspirante para poço artesiano de 1 cv. E um chuveiro, até pouco tempo atrás eu podia ligar a bomba e o ar ao mesmo tempo, ou o ar e o chuveiro ao mesmo tempo, que não acontecia nada. Mas esse disjuntor ficou ruim e eu o troquei por um monofásico de 30 A . Mas agora está me desligando a casa toda quando ligo dois desses aparelhos ao mesmo tempo. Se eu colocar um de 100 A resolveria ou tenho que contratar mais uma fase e virar bifásico? Por favor me dêem uma luz se possível. Obrigado desde já!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Roberto
Campos Elétrica E Segurança (Ibiúna, São Paulo) Campos Elétrica E Segurança - há 6 anos

pelo oque eu entendi vc tem um padrão de entrada com disjuntor geral de 30 amperes , sendo que para alimentar umchuveiro 6500w em 220 v vc teria um disjuntor mjnimo de 30 A . esse seu disjuntor alimenta somente um chuveiro nada mais . nesse caso teria que fazer um levantamento de carga e um calculo da demanda para ajusta essa elétrica

Responder
Décio Kunitake
Dtk Segurança Eletrônica E Automação (Sorocaba, São Paulo) Dtk Segurança Eletrônica E Automação - há 6 anos

Ricardo, pelo que eu entendi, na entrada de energia da sua casa está chegando apenas uma fase. De acordo com a norma NBR 5410 pode colocar um disjuntor de no máximo 70A, dependendo da bitola do fio e da entrada até o quadro e de disjuntores. Portanto, não é possível ligar tantos aparelhos com carga elevada nesse circuito, pois irá sobrecarregar essa fase. O ideal seria mesmo, solicitar na concessionária de energia mais uma fase. Assim conseguiria dividir as cargas entre as fases e instalar mais aparelhos ou equipamentos com carga elevada. Espero ter ajudado...

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 6 anos

Se você tem um cicuito monofásico e um disjunior de 30A vai desarmar mesmo. A melhor solução é calcular as correntes de cada carga. Prever um disjuntor pra cada uma e se for o caso redimensionar os cabos também. Apenas trocar por um disjuntor de 100A não seria a melhor saída.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não resolveria... precisaria fazer um redimensionamento

A disposição;

Ana Átman
Particular - há 6 anos

Amigo, um disjuntor "cai", quando há sobrecarga, pra proteger o sistema. É o cabo que não dá conta dessa carga toda, não é o disjuntor. Se vc colocar um disjuntor de 100A, o que vai acontecer é ele não desligar e pegar fogo na sua casa. Tem que pedir bifásico, no mínimo.

Jose Roberto

bom dia

o que voce fez para eleminar uma fase para economizar mais foi bom pra voce

so que voce tem que ver se esses equipamentos estão separados por circuitos . se estiverem no mesmo circuito sem duvida vai dar sobre carga.

o certo e fazer uma revisão na instalação .

e verificar

se cada aparelho esta em circuitos especificos

chuveiro circuito indenpedente bifasico

ar condicionado circuito indenpedente bifasico ou mono

e outro circuito indenpendene se for especifico

tudo o que a de aquecimento e motor tem que ser circuitos independente

iluminação em geral independente

tomadas comuns independente

chuveiros independentes

microondas indenpendente

fornos eletricos independentes

area de serviços . maquinas de lavar independente

tanquinho independente

secadoras indenpendente

toda a instalação tem que ser respeitosamente bem dimensionada e distribuida para não haver sobre cargas em seus circuitos

procure um profissional habilitado com conhecimentos

sua instalação eletrica tem que ser bem dimencionada para não te causar prejuizos.

a transformação de trifasico para bifasico não podia estar acontecendo esta sobre carga.

por que existe em seus circuitos são bem dimencionados por serem com bastante cabos .

procure um profissional capas e faser essa transformação e te deixar com segurança

eletricidade não se brinca e coisa muito seria.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região