Quantos Amperes e qual a curva do Disjuntor?

Olá Pessoal, estou com um problema para resolver aqui...

Eu estou instalando um Forno Elétrico Turbo (aqueles de padaria) e não sei qual Disjuntor utilizar para aguentar a carga...o forno é 220V e utiliza a seguinte potencia:

Potência instalada (Kw) – 18,7

Consumo Elétrico com carga (kW/h) – 14,7

Quantos Amperes e qual a curva do Disjuntor????

Meu muito obrigado vocês não tem idéia como me ajuda!!

Quantos Amperes e qual a curva do Disjuntor?

Olá Pessoal, estou com um problema para resolver aqui...

Eu estou instalando um Forno Elétrico Turbo (aqueles de padaria) e não sei qual Disjuntor utilizar para aguentar a carga...o forno é 220V e utiliza a seguinte potencia:

Potência instalada (Kw) – 18,7

Consumo Elétrico com carga (kW/h) – 14,7

Quantos Amperes e qual a curva do Disjuntor????

Meu muito obrigado vocês não tem idéia como me ajuda!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Augusto César Monteiro
PCMAC - Serviços de Engenharia (João Pessoa, Paraíba) PCMAC - Serviços de Engenharia - há 5 anos

Matheus,

O cálculo é simples para um aparelho monofásico:

I = P/V

onde,

I = amperagem (A)

P= potência (W)

V= voltagem (V)

no seu caso:

I = 18700w (18,7kW)/220

I = 85A

Utilize a curva B1, um disjuntor de 100A e cabo de 25mm para temperatura do condutor de 70ºC, caso escolha um cabo de 90ºC, o cabo de 16mm.

Mas aconselho a você a contratar um engenheiro e ele consultar se o seu quadro e o disjuntor geral irá suportar essa carga toda.

Responder
Paulo
Reparar - Solução Em Reparos (Itatiba, São Paulo) Reparar - Solução Em Reparos - há 5 anos

Matheus,

A corrente no forno será de 85A nominal.

Sobre a curva de disjuntores, a CURVA B é indicada para cargas resistivas, ou seja indicados a chuveiros, torneira, aquecedores e tomadas de uso geral (TUG).

Porém, o sr poderá ter dificuldade de encontrar um disjuntor de curva B para 85A, sendo assim, poderá utilizar o de curva C, com 100A, devido a disponibilidade no mercado.

Lembro que isso é apenas uma indicação com os valores informados acima, não é o projeto definitivo da sua proteção do seu forno elétrico.

Sugiro que tenha contato com um profissional, que visite o local, e avalie também o aterramento, e as condições do quadro geral para receber este equipamento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região