Como escolher a bitola correta?

Qual é bitola mais comum para fio que sai da medidor e vai até o quadro de distribuição? A distancia é de 24 metros e monofásico. Penso que 2,5mm é muito pouco, mas não tenho conhecimento

Como escolher a bitola correta?

Qual é bitola mais comum para fio que sai da medidor e vai até o quadro de distribuição? A distancia é de 24 metros e monofásico. Penso que 2,5mm é muito pouco, mas não tenho conhecimento

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Gabriel Roberto
Gabriel Eletricista (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Gabriel Eletricista - há 2 anos

Para saber qual bitola é ideal tem que ser feito o levantamento de carga da residencia, isso vai determinar a quantidade necessaria de energia que vai precisar, depois calcular a perda de corrente, ja que a distancia e de 24 metros existe perda e isso tbm influencia na escolha da bitola correta. geralmente a perda aceitavel é de 3% para sistema monofasico e 5% para sistema trifasico

Responder
Paulo santos calado

Olá. Bom dia.

Então, pra saber qual o Condutor usar, você tem que a par a Demanda da Carga instalada. Exemplo: Casa de 4 Cômodo com 1 Chuveiro, Fio de 4,00 a 6,00mm é o suficiente.

Casa de 6 a 10 Comôndo, com 3 Chuveiros elétricos, Fio de 10,00 A 25,00 mm é o suficiente.

Usar o Condutor de entrada do padrão do Relógio como referência você está desperdiçando material e dinheiro, o Fio hoje em dia tá a preço de Ouro.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região