Qual fio utilizar no relógio?

Olá! Estou com uma dúvida, qual a bitola e o fio que devo usar, para fazer a ligação do relógio da entrada do condomínio até o quadro de distribuição dentro de casa? Do relógio do condomínio até a minha casa são 80 metros, me falaram para usar o fio semi rigido NAX 25mm outra pessoa disse que 16mm era suficiente. Qual usar!

Qual fio utilizar no relógio?

Olá! Estou com uma dúvida, qual a bitola e o fio que devo usar, para fazer a ligação do relógio da entrada do condomínio até o quadro de distribuição dentro de casa? Do relógio do condomínio até a minha casa são 80 metros, me falaram para usar o fio semi rigido NAX 25mm outra pessoa disse que 16mm era suficiente. Qual usar!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Francisco Holanda Do Vale
Holanda Instalações Eletricas Hidráulicas Ltda Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Holanda Instalações Eletricas Hidráulicas Ltda Me - há 2 anos

Bom dia Ludmila vi varias resposta dos colegas .mas todos esqueceram de te perguntar se o rsmal de alimentação do seu apto ou casa.que tipo de eletroduto .se em tubos de pvc ou galvanizados ou em eletrocalhas.quais bitolas destes eletrodutos.se são aeros ou embutidos no solo.pela a distancia que vc imforma de 80mts.E estimando uma carga instalada de 20kwatts.nunca devera ser um cabo felxivel. De 25mm epr de 1kv.Eu como. Profiscinal não execultava sem estas recomendaçoes

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Ludmila,

O dimensionamento do cabeamento leva em considerações uma análise detalhada da sua instalação.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de fazer essa avaliação e apontar uma forma econômica e segura para atender a sua necessidade.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: tudo vai depender da carga instalada, mas o de 16mm ficaria muito proximo ao limite para uma casa basica, indicaria usar o 25mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Henrique Baptista
Particular - há 2 anos

Bom dia Ludmila.

De médico, eletricista e louco, todo mundo tem um pouco!!

em primeiro lugar, a rede dos alimentadores é aérea ou subterrânea para poder especificar o tipo de isolamento dos cabos.

Você tem que fazer obrigatoriamente o levantamento de carga do seu imóvel com os respectivos valores de demanda, Levar em consideração a queda de tensão do cabo utilizado pela distância de 80 metros. Dê preferência a cabos flexíveis. Não esqueça que alguém já especificou e instalou seu relógio de medição e este determina a potência máxima garantida pela concessionária.

Procure profissional certificado e com referências.

Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 2 anos

A primeira coisa a se fazer é o levantamento de carga de seu apartamento. Em função disso, levando em conta a possível queda de tensão determina-se a bitola do cabo. Qualquer coisa fora disso será uma solução prática (empírica) ou mesmo um "chute".

Procure um profissional qualificado para lhe auxiliar e não perder o investimento da reforma.

Marcio - Elétrica Carneiro

Responder
Ernandes  de lima

pode ser de 16mm ou 10mm

Responder
Armando Bolo
Abm Tecnologia E Serviços (Lutécia, São Paulo) Abm Tecnologia E Serviços - há 2 anos

Fio 2,5mm resolve sem problemas

Responder
Leandro
Eletricista (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Eletricista - há 2 anos

Bom dia qual a corrente total da sua residência

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região