Qual fio devo usar na rede de casa?

seguinte a casa do meu sogro possui uma instalação antiga nao possui caixa de distribuiçao só o fio fase e neutro que sai do relogio ate o fim da casa e dela é puixados os fios para as tomadas e lampadas etc, porem os fios da rede são fios de 6mm, e a casa possui .....

1 chuveiro de 7700w

1 torneira eletrica 5500w

1 freezer vertical 500w

2 geladeiras de 300w cada mais ou menos

1 forno 2000w

1 microondas 2000w

6 tvs tudo da uns 270 w

e 14 lampadas que uns 190 w

digamos que tudo esteja ligado de uma vez seria uns 18700w ou seja 85 amperes

teria que usar um fio de 25mm que suporta 89 amperes? ou o fio de 10mm que todo mundo diz pra usar serve?

a rede aqui é de 220

Qual fio devo usar na rede de casa?

seguinte a casa do meu sogro possui uma instalação antiga nao possui caixa de distribuiçao só o fio fase e neutro que sai do relogio ate o fim da casa e dela é puixados os fios para as tomadas e lampadas etc, porem os fios da rede são fios de 6mm, e a casa possui .....

1 chuveiro de 7700w

1 torneira eletrica 5500w

1 freezer vertical 500w

2 geladeiras de 300w cada mais ou menos

1 forno 2000w

1 microondas 2000w

6 tvs tudo da uns 270 w

e 14 lampadas que uns 190 w

digamos que tudo esteja ligado de uma vez seria uns 18700w ou seja 85 amperes

teria que usar um fio de 25mm que suporta 89 amperes? ou o fio de 10mm que todo mundo diz pra usar serve?

a rede aqui é de 220

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Marcelino Azevedo de Jesus

Olá Edson, a MAJTec Serviços tem a Prazer em Te ajudar:

Você deve providenciar um quadro de disjuntores que fique próximo as cargas. O condutor que interligará o medidor ao geral do quadro tem que ser de 25mm se você continuar com a ligação monofásica 220v.

Os demais condutores da casa devem ser dimensionados conforme o aparelho que alimenta, sendo que a maior carga é do chuveiro de 7500 w, portanto vc pode optar por um cabo de 6 ou 10 mm neste caso.

Porém o ideal é pedir a concessionária aumento de carga para trifásico (220v fase neutro -3 fases e 1 neutro). Neste caso o condutor que interligará o medidor ao geral do quadro poderá ser de 10mm, ou 16mm para maior segurança e menor perda de energia.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia. Para começar com esta potência você deverá pedir um aumento de carga na concessionária e montar um padrão trifásico. Para que vc tenha uma instalação leve aconselho cabo de 16mm² do medidor até a cx. de distribuição (que vc deverá colocar na residência). Aconselho que o chuveiro vc use uma tensão de 220V. Como vc diz que só tem fase e neutro, o que para funcionar só o chuveiro já seria difícil, pois daria em torno de 60A, e o disjuntor da concessionária para monofásico é de 40A. Espero ter ajudado. Abraços

Responder
José Mário Silva
Cinstale Elétrica Eletrônica Refrigeração (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Cinstale Elétrica Eletrônica Refrigeração - há 6 anos

Boa tarde!

Será necessário um levantamento de toda carga da residência para que, através da potência instalada, torne-se possível dimensionar qual valor da potencia deverá ser solicitada junto á concessionária relativo ao aumento de carga. Á partir deste levantamento, será dimensionado o quadro de distribuição e, também, o dimensionamento de todos os disjuntores e condutos!

Particular - há 6 anos

R: Para essa carga, o ideal seria de 16 mm

A disposição;

Siep Elétrica e Proteção
Siep Empreiteira Elétrica (Contagem, Minas Gerais) Siep Empreiteira Elétrica - há 6 anos

Olá Edson, a SIEP Elétrica e Proteção Tem a Prazer em Te Responder,. Se For Uma Distância De até 15 Metros até o QDC , Você Pode Está Usando O De 16 mm, Porque Uma Casa Nunca Vai Usar Tudo De Uma Só Vez , Mas Se A Distância For De 20 Metros a Cima Aí Você Usa o De 25mm.

3 fotos
Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região