Qual o cabeamento necessário para uma churrasqueira elétrica?

Uma churrasqueira elétrica de 1800 W pode ser utilizada num cabeamento com bitola de 4? No caso, é arriscado usar outros equipamentos (liquidificador, etc) ao mesmo tempo nessa fiação?

Qual o cabeamento necessário para uma churrasqueira elétrica?

Uma churrasqueira elétrica de 1800 W pode ser utilizada num cabeamento com bitola de 4? No caso, é arriscado usar outros equipamentos (liquidificador, etc) ao mesmo tempo nessa fiação?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

André se a potência for 1800W e a tensão da rede for de 220V um cabo de 2,5 mm de diametro atende suas necessidades e um disjuntor de 10A.

Só tome cuidado com a distância até 60 m pode usar 2,5 mm se for mais que isso já tem que usar 4 mm.

Se a tensão for 110V e a distância da tomada até o quadro de energia for de até 15m, pode usar cabo de 2,5mm, se a distância for de 16 a 24 m cabo de 4 mm de 25 a 36 cabo de 6 mm.

E o disjuntor de 20A.

Responder
Tiago Moura Rocha
Tasa Instaladora (Gravataí, Rio Grande do Sul) Tasa Instaladora - há 6 anos

Caro André,

Se a tensão de alimentação do equipamento e do local onde será instalado o mesmo for de 220V, a corrente elétrica será de 8A aproximadamente. Logo um cabo de 2,5mm² (suporta, em média, 21A em eletroduto embutido e acompanhado de até outros 2 circuitos carregados) já será o suficiente. E o disjuntor de proteção de 10A (para cargas resistivas, 10% a mais que a corrente de funcionamento do equipamento já está bom), de preferência com curva Tipo B. Para o caso de a tensão de alimentação do equipamento e do local serem de 127V, a corrente passa a ser de aproximadamente 14,2A. Logo, a fiação pode ainda ser de 2,5mm², pois este ainda atende. O que muda é o teu disjuntor de proteção, que passaria a ser de 16A, também Tipo B de preferência e ,também, a tomada precisaria ser de 20A. Considere, por favor, um detalhe: as informações que te passei anteriormente são para o caso de tu instalar na tua residência. Onde a distância entre o disjuntor de proteção e o equipamento são pequenas (menos de 70m). Se a distância entre ambos forem muito grande, se a tensão for 220V o cabo 2,5mm² ainda atende, mas em 127V o ideal seria elevar a vítima do cabo para o nível seguinte (4mm²). E lembre-se, a tensão de alimentação deve ser sempre a mesma do equipamento. Espero ter ajudado.

Tiago Moura Rocha

Eletrotécnico

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deve-se verificar a distancia até o quadro de dijuntores e também demais equipamentos que irão ter na rede... indicaria um de 6 mm2 para que tenha mais segurança...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região