Qual o dijuntor e a bitola do fio devo usar da caixa de distribuição até o chuveiro?

O padrão é monofásico, 127v, a caixa de distribuição fica a cerca de 5 metros do chuveiro que é de 127v e 5.500w de potência.

Qual o dijuntor e a bitola do fio devo usar da caixa de distribuição até o chuveiro?

O padrão é monofásico, 127v, a caixa de distribuição fica a cerca de 5 metros do chuveiro que é de 127v e 5.500w de potência.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Helena, está escrito no próprio chuveiro. Se não, no Manual de Instalação. Sugiro a vc pedir ligação Bifásica e optar por um chuveiro 220v. Assim, vc poderá instalar um chuveiro mais potente, o que significa um banho mais quente, e usar um cabeamento menos robusto. No final, fica mais barato e mais eficiente.

Roberto
Fera Projetos (Curitiba, Paraná) Fera Projetos - há 4 anos

As recomendações dos fabricantes variam de acordo com as marcas e modelos disponíveis no mercado. Certo modelo da Hidra solicita fiação de 6,0mm² e disjuntor de 40A, já outro modelo da Lorenzetti solicita fiação de 10,0mm² e disjuntor de 50A, estes são os extremos do mercado, para instalações com até 30m de distância do chuveiro até o quadro de energia.

Sugiro utilizar a maior configuração solicitada (fiação 10,0mm² e disjuntor de 50A) e como a distância é pequena (5m) não irá onerar muito e podes utilizar qualquer chuveiro 127V / 5500W disponível no mercado.

Espero ter ajudado! Bom dia...

Responder
Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

Concordo com o Roberto, ele está correto.

A corrente do seu chuveiro é de 43 amperes, (5500/127) portanto cabo de 10mm² e disjuntor de 50A curva B (carga resistiva), o cabo 10mm suporta de 50A a 57A no método de instalação B1 da norma NBR5410, dessa forma o disjuntor protege seu cabo.

Particular - há 4 anos

R: Dijuntor de 32A e fio de 8mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região