Qual o melhor disjuntor para um chuveiro de 7800W?

Temos dois chuveiros, ambos com potência de 7800W, porém no nosso quadro de luz é informado que nosso disjuntor é 2X32A conforme a imagem.

Sobre a nossa fiação os fios são de 6,0. Mas ao ligar os dois chuveiros juntos nosso disjuntor geral caiu, minha dúvida é se preciso trocar os disjuntores dos chuveiros? Ou preciso reduzir a potência dos mesmos?

Qual o melhor disjuntor para um chuveiro de 7800W?

Temos dois chuveiros, ambos com potência de 7800W, porém no nosso quadro de luz é informado que nosso disjuntor é 2X32A conforme a imagem.

Sobre a nossa fiação os fios são de 6,0. Mas ao ligar os dois chuveiros juntos nosso disjuntor geral caiu, minha dúvida é se preciso trocar os disjuntores dos chuveiros? Ou preciso reduzir a potência dos mesmos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 2
Vanderlei
Eletro Antenas Dallorto (Americana, São Paulo) Eletro Antenas Dallorto - há 10 meses

Ola, É provável que o disjuntor da geral deve estar com defeito

Responder
Ramon Silva
Ramon Silva (Osasco, São Paulo) Ramon Silva - há 10 meses

Adrielle ..no seu CD qual a voltagem do seu disjuntor de entrada??? E qual a o tipo de ligação ...foi pedido para a sua residência ??? ..no caso se o seu disjuntor de entrada for menor a potência vc terá que aumentar ele . Pois o dimensionamento não está distribuíndo da maneira correta . No caso teria que ser assim

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 10 meses

Amiga, não se desespere, pq eu á fiquei nervosa lendo as respostas aqui. Primeira coisa a saber: Vc pode usar os chuveiros na potência que desejar, o que tem que fazer é ajustar a parte elétrica da casa.

Dá pra ver pela imagem, que vc tem uma rede trifásica e que os chuveiros estão ligados em 220v. Os disjuntores adequados pros chuveiros, vc vê escrito nos próprios chuveiros. Procure lá. Diz a potência em W, o disjuntor em A e os cabos em mm². Nos meus cálculos, deu 35A pro chuveiro de 7800w. No caso de o chuveiro estar indicando diferente, siga o fabricante. Vc tem aí nos chuveiros 2 disjuntores de 32A. Somados eles consomem 64A. Tudo o que vc consome na casa, é alimentado pelo disjuntor geral, e o que vc tem aí, de 40A fica sobrecarregado e não dá conta de abastecer ambos chuveiros ligados. Esse disjuntor geral terá que ser substituído por um mais potente. Vc vai precisar de um Eletricista pra avaliar pessoalmente sua rede e fazer as devidas correções. Depois volte aqui pra dizer se deu certo.

Jeshua Araújo
Particular - há 10 meses

Olhando a imagem que a senhora apresentou, acredito que não seja necessário acréscimo de carga. O que pode estar ocorrendo é que os dois chuveiros estão concentrados na mesma fase.

Vi que seu ramal de entrada é trifásico, sendo 3x40A + 1 neutro

Então neste caso o ideal seria colocar os chuveiros em fases separadas caso estejam na mesma fase.

Se o dispositivo desarmando não for o geral, for o idr é bom verificar os chuveiros. Se não compatíveis com idr caso sejam novos e recém substituídos.

Atenciosamente,

Jeshua

Edmilsom dos Santos Dourado

Oiii Adrielli o melhor disjuntor para este chuveiro é o bifasico 40 amperes e cabos de 6 mm e verificar no quadro distribuiçâo a amperagem se for de 63 amperes tera que aumentar para pode alimentar os 2 chuveiros ao mesmo tempo ,,,e verificar o diametro dos cabos ,,,se suportam alimentar todos equipamentos da casa , dar uma atualizada na eletrica da casa ,,,,

Responder
Giovano paiao modesto
GPS Instalações e Manutenções Elétricas (Cajamar, São Paulo) GPS Instalações e Manutenções Elétricas - há 10 meses

No caso aí os disjuntores teria que ser de 40 amp. cada um para cada chuveiro, para ter resposta correta teria que ver qual o cabo tá fazendo alimentação do seu quadro de luz do disjuntor geral, precisaria saber a carga que tem na tua casa ,então sem esse relatório fica difícil uma conclusão exata,estou dando informação meio que no escuro. usar o disjuntor de 63 amperes bipolar ou se já é o de 63 troca-lo,Pois deve estar com defeito, mas o certo mesmo é fazer uma revisão ver se não é preciso fazer troca de Cabos e condutores elétricos ou redimensionamento.

Responder
Jhonas Anastacio
Jhonas Anastacio (Porto Feliz, São Paulo) Jhonas Anastacio - há 10 meses

Bom dia

Conforme o dimensionamento elétrico dentro do quadro, é deduzivel que a alimentação seja 220V. Nesse caso você terá que trocar os disjuntores de 32A por 40A. E também o disjuntor de entrada de 63A para 80A.

Porém é necessário avaliação da fiação do medidor, pois o aumento da carga tem que estar dentro da carga suportada pela fiação.

Se a sua caixa de entrada for recente provavelmente a fiação é de 16mm, sendo assim fica a cargo o dimensionamento da fiação da entrada até esse quadro de distribuição; como você citou a bitola da fiação de alimentação do chuveiro de 6 mm esse cabo suporta essa carga (7,800W) numa distância de até 30metros com segurança, não sendo necessário a substituição do mesmo.

Responder
Wallace
Fwq Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Fwq Elétrica - há 10 meses

Bom dia.

Para ultizar seu chuveiro de 7800w, você precisa de um disjuntor de 40a com cabo de 6mm.

O disjuntor que você esta ultilizando no momento de 32a suporta chuveiros de 5500w a 6000w e pode ser utilizados cabo de 4mm. Lembrando que a tensão pra esses condições são 220v. Segue um anexo para seus conhecimentos.

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 10 meses

Bom dia terá que efetuar a troca de fios e também redimensionamento das instalações elétrica e disjuntor do chuveiro e revisão dos demais disjuntores principalmente o principal da carga.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região