Qual o risco de usar um transformador?

Boa noite. Preciso comprar um forno e um cooktop de indução específicos e ambos são 220 e a minha rede é 110, a empresa do forno disse que poderia usar o transformador de no mínimo 2000v a do cooktop disse que não recomenda o uso. Fiquei na dúvida se isso traria algum risco e etc. Se existe o aparelho (transformador) é porque usam, não é..rsrsr

Qual o risco de usar um transformador?

Boa noite. Preciso comprar um forno e um cooktop de indução específicos e ambos são 220 e a minha rede é 110, a empresa do forno disse que poderia usar o transformador de no mínimo 2000v a do cooktop disse que não recomenda o uso. Fiquei na dúvida se isso traria algum risco e etc. Se existe o aparelho (transformador) é porque usam, não é..rsrsr

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Marcos Silva
VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY - há 6 meses

Boa noite, Fernanda.

O correto é SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO FABRICANTE, porque só este sabe como projetou internamente seus componentes.

Ressaltando que caso ocorra algum problema no cooktop poderá PERDER alguma GARANTIA por não ter seguido as recomendações do fabricante.

Cada produto é projetado internamente de forma diferente um do outro, por isso, é comum um fabricante recomendar uma coisa e outro fabricante recomendar outra coisa.

Responder
Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 7 meses

Use o um transformador de 5000KVA

Para cada aparelho porem precisa fazer uma avaliação nas tomadas pois tem ser de tipo específicas 20A e o disjuntor adequado agora use um aparelho de cada vez que nao tera problemas pois uso de transformador nesses aparelhos nao é recomendado pelo fabricante

a L&C elétrica agradece a pergunta estou a disposição

Responder
Felipe Ricardo
Particular - há 7 meses

Se o você respeitar a potência sugerida para o uso no forno, você não terá problemas. Já no cooktop, os componentes eletrônicos e elétricos não se adequam bem à forma que recebem energia do transformador, podendo causar danos em ambos.

O correto é solicitar a um eletricista que instale uma tomada apropriada. Certamente sua casa tem essa opção lá no medidor.

Paulo Leandro Kunz
Plk Reformas (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Plk Reformas - há 7 meses

O risco é eminente o importante é a tomada e bom ser de 20 amperes

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região