Como escolher o tamanho da bitola do fio?

Atualmente, temos uma instalação elétrica na residência e um único disjuntor é responsável por alimentar 6 tomadas de 10A com bitola de 2.5mm. Todavia Quebrarei uma parede para instalar uma tomada dupla de 20A para contemplar dois filtros de linha. A potência total desses dois filtros de linha ligado + equipamento pelo que calculei será de 1350W(É um computador potente com muitos monitores e outros periféricos de áudio e vídeo). Comprei a tomada que está anexada. Preciso conectar essa tomada específica em outro disjuntor (se sim, qual por favor) e puxar mais fios, ou posso utilizar esse mesmo disjuntor que está ligado hoje?. Os fios de 2.5mm estão adequados?

Como escolher o tamanho da bitola do fio?

Atualmente, temos uma instalação elétrica na residência e um único disjuntor é responsável por alimentar 6 tomadas de 10A com bitola de 2.5mm. Todavia Quebrarei uma parede para instalar uma tomada dupla de 20A para contemplar dois filtros de linha. A potência total desses dois filtros de linha ligado + equipamento pelo que calculei será de 1350W(É um computador potente com muitos monitores e outros periféricos de áudio e vídeo). Comprei a tomada que está anexada. Preciso conectar essa tomada específica em outro disjuntor (se sim, qual por favor) e puxar mais fios, ou posso utilizar esse mesmo disjuntor que está ligado hoje?. Os fios de 2.5mm estão adequados?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Eqplan Construções e Reformas

A instalação correta desses dispositivos vai depender da tensão de sua rede. De qualquer forma, pelo que informou, muito provavelmente a carga instalada vai superar o limite definido por Norma para tomadas de uso geral e sim, você vai precisar dividir esses circuitos.

Responder
João Wesley Da Silva
Jw Comércio E Serviços (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Jw Comércio E Serviços - há 1 año

Bom dia. Recomendo não usar todos os 1350W num único filtro de linha, que normalmente é de 10A cada, mas em dois filtros. As outras 6.tomadas são usadas frequentemente? Qual a tensão? 127 ou 220V? Qual o tipo de carga? Computadores são capacitivos. E nas 6 tomadas? Qual o somatório das cargas totais? Eu costumo usar disjuntores de 20A, no máximo, estourando , 25A, dependendo do circuito, da distância, das cargas, etc. Neste caso, pode-se até dobrar os 1.350W, se for em 220V.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região