Qual o tamanho máximo de fio eu posso usar em minha casa?

Eu quero usar um tamanho máximo de fio recomendado para o interior da casa, pra assim não precisar mais ficar trocando tomadas ou fios futuramente por conta de novos eletrônicos, chuveiros, etc. Também quero saber o melhor disjuntor.

Qual o tamanho máximo de fio eu posso usar em minha casa?

Eu quero usar um tamanho máximo de fio recomendado para o interior da casa, pra assim não precisar mais ficar trocando tomadas ou fios futuramente por conta de novos eletrônicos, chuveiros, etc. Também quero saber o melhor disjuntor.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 2
Igor
Haja Construções e Reformas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Haja Construções e Reformas - há 3 anos

Para dimensionar os condutores de sua instalação precisamos definir os aparelhos que serão instalados. Existem tomadas de uso comum e as tomadas de uso específico, normalmente tomadas de ar condicionado, microondas, etc...

A potência do aparelho influencia diretamente na bitola do condutor. Sugiro que contrate um profissional habilitado para realizar um dimensionamento correto de sua instalação. Pois um erro nessa etapa pode custar caro ao longo de sua utilização.

Adiantando irá utilizar condutores de 1,5mm, 2,5mm, 4,0mm, 6,0mm e 10,0mm. Depende da potência dos circuitos.

Responder
Kim
Particular - há 3 anos

o primeiro orçamento que fiz para minha casa era exatamente assim ,o segundo disse pra colocar 2,5 mm em tudo ,achei estranho rsrs

Cleber Luís Souza Souza
Cleber Luiz Soares De Souza (Praia Grande, São Paulo) Cleber Luiz Soares De Souza - há 3 anos

Bom dia!!! Então o problema nao é saber qual a bitola dos fios que vc vai usar e sim solicitar um orçamento de um profissional capacitado que saiba dimemcionar e calcular todos os circuitos elétricos dessa residência a bitola máxima de cabos elétricos dos circuitos são 1,5 mm para circuitos de iluminação, na 2,5 para tomadas de uso geral e para circuitos de tomadas uso expecifico tais como chuveiros, e torneiras elétricas, fornos elétricos e motores deve ser feito um cálculo da potência do mesmo para saber qual cabo usar. UMA DICA NÃO CONTRATE UM ELETRICISTA PELO PREÇO E SIM PELA SUA FORMAÇÃO MUITAS DAS VESES O BARATO SAI CARO!!!!

Responder
Neila
NDA Engenharia e Construção Civil Ltda (Mauá, São Paulo) NDA Engenharia e Construção Civil Ltda - há 3 anos

Bom dia Felipe!

Numa instalação residencial, iremos utilizar diversos diâmetros de Fio.

Bitolas de 1,5mm, 2,5mm, 4,00mm, 6,00mm e 10,00mm.

Cada Bitola esta condicionada ao respectivo uso, desde simples iluminação, tomadas simples, tomadas especiais, aquecedores, chuveiros, etc.

Em relação aos disjuntores, deve ser usados disjuntores do tipo DIN.

Para cada circuito deve ser calculado a potência máxima a ser usada e definido o respectivo disjuntor (amperagem de disarme).

Estamos a disposição para melhor ajudar nesta etapa de sua obra.

Lembrando que o barato sempre sai caro.

O custo de um bom projeto de elétrica é muito baixo, levando em conta o custo total da obra.

Segurança sempre em primeiro lugar.

Responder
Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 3 anos

O fato de colocar um fio de bitola maior não vai lhe assegurar de sua instalação estar melhor o ideal eh contratar um profissional fazer um projeto elétrico e dimensionar conforme as normas e assim não terá dor de cabe6e nem gasto desnecessário

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região