Como saber qual tipo de ligação elétrica é mais adequada para uma construção?

Vou construir uma casa em Garopaba SC e não sei qual é o modelo de ligação elétrica é o mais adequado, monofásica, bifásica ou trifásica. A voltagem aqui é 220 V

Como saber qual tipo de ligação elétrica é mais adequada para uma construção?

Vou construir uma casa em Garopaba SC e não sei qual é o modelo de ligação elétrica é o mais adequado, monofásica, bifásica ou trifásica. A voltagem aqui é 220 V

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Creone
Creone Mão De Obra Especializada (Palhoça, Santa Catarina) Creone Mão De Obra Especializada - há 7 anos

Olá Geraldo...

todas as respostas a cima estão corretas. Porem você tem que ver o seguinte, 1- A taxa de cada ligação e os valores do material . 2- se você optar por ter 2 chuveiros você não vai conseguir usá-los juntos com uma rede Monofásica, e com os demais aparelhos. 3- você deve ver seus custos e benefícios.

Espero ter ajudado. O principal você não deve esquecer , que é sempre procurar um profissional qualificado.

Responder
Irineu Taborda Ribas
Rti Instalacoes Eletricas E Hidraulicas (São Bento do Sul, Santa Catarina) Rti Instalacoes Eletricas E Hidraulicas - há 7 anos

Vc tem que fazer um levantamento dos aparelhos eletricos a serem ligados e somar as potencias depois dividir por 220 v se essa for a sua rede assim vc sabera que tipo de ligacao se adequara melhor a sua residencia.

Responder
Prisco
Prisco Eletricista (Garopaba, Santa Catarina) Prisco Eletricista - há 7 anos

Olá Geraldo,

Toda instalação elétrica deve ser projetada conforme sua demanda energética, como já foi comentado anteriormente por alguns colegas. Se você desejar uma consulta sem compromisso posso te assessorar em sua obra, vivo em Garopaba e terei prazer em te auxiliar.

Responder
Dani Everson Silveira
Particular - há 7 anos

Boa tarde Geraldo.

O tipo de ligação vai depende da potência instalada na sua construção. Exemplo.

Potencia até 11kw - ligação monofásica 220volts

De 11 a 22kw - ligação bifásica 220/380 volts

De 22 a 75kw - ligação trifásica. 220/380 volts.

A potencia instalada depende muito do tipo de residência. Por exemplo, uma casa simples sem muitos aparelhos elétricos, apenas um chuveiro, geralmente é atendida por uma ligação monofásica.

Espero ter lhe ajudado.

José Santos
JS Construções e Reformas (São Sebastião, Distrito Federal) JS Construções e Reformas - há 7 anos

Bom dia amigo,

Instalações elétrica normalmente são muito semelhantes:

Considerando-se as seguintes váriaveis:

Calcular as seguintes demandas:

- chuveiros, ar condicionado, tomadas especificas para equipamentos diferenciados, banheiras, quantidade de tomadas de uso comum, quantidade de lampadas e watts das mesmas, aquecedores elétrico, etc

Defina todos os equipamentos à serem instalados, 01 circuito para cada equipamento, ai você terá sua demanda e a dimensão dos disjuntores por circuito, peça para um engenheiro ou arquiteto ver isto pra você, além de não ser caro você economizará no consumo diário, contribuirá com o meio ambiente e com seu próprio bolso; não faça gambiarra. (no minimo uma adaptação técnica até é aceitável)

Boa sorte.

ficamos à disposição para orientações técnicas, construções e reformas.

Att.

José Santos

(mestre de obras)

Responder
Alexandro hilario tambosi
Sa Soluções Avançadas Telecom (Joinville, Santa Catarina) Sa Soluções Avançadas Telecom - há 7 anos

Geraldo você precisa definir quantos e qual o consumo dos equipamentos elétricos você vai colocar na sua casa. Ar condicionado, chuveiros, geladeira , frezzer, microondas. Por isso aconselho a chamar um profissional para fazer o correto dimensionamento da parte elétrica, importante fazer o projeto também.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região