Qual transformador utilizar para microondas 110V em rede 220V?

Mudei de estado recentemente e percebi que aqui todas as residências são 220V, mas tenho alguns eletrodomésticos que estão novos e não gostaria de me desfazer, principalmente o microondas. Ele é 110V e tem potência 1130w / 1150w.

Qual transformador é seguro comprar?

Outra coisa: é possível tirar o transformador da tomada quando terminar de usar o aparelho?

Qual transformador utilizar para microondas 110V em rede 220V?

Mudei de estado recentemente e percebi que aqui todas as residências são 220V, mas tenho alguns eletrodomésticos que estão novos e não gostaria de me desfazer, principalmente o microondas. Ele é 110V e tem potência 1130w / 1150w.

Qual transformador é seguro comprar?

Outra coisa: é possível tirar o transformador da tomada quando terminar de usar o aparelho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Antonio Ribeiro de Oliveira
Deiro Construções (Itanhaém, São Paulo) Deiro Construções - há 2 anos

Bom dia Matheus acho que você tem a resposta que precisa mais se precisar comprar o transformador ele é bem pequeno não custa caro

mais chama um eletricista antes de qualquer coisa virifica a possibilidade de levar uma fase neutra até as tomadas substituindo uma fase positiva assim você terá 127 que precisa

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

É sempre importante consultar a concessionária se no padrão local, a tensão entre Fase e Neutro é 220V. Se isso se confirmar, não há como solicitar mudança para 127V, pois isso só é possível quando esta é a tensão entre uma das Fases e o Neutro.

Usando transformador, desligar da tomada é altamente importante pois se ficar continuamente ligado a tomada, haverá consumo de energia em vazio e a parte metálica do transformador ficará sempre aquecida e como recomendação final é essencial que o transformador tenha uma potência ligeiramente superior ao do equipamento.

Responder
Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 2 anos

Bom dia Matheus

Seria exatamente isso que o companheiro Fabio disse e completando, como voce mencionou que tem mais aparelhos 127V seria 1 transformador para cada aparelho com suas respectivas pontencias, nao recomendo mais de um aparelho em 1 transformador.

Espero tê-lo ajudado.

Responder
Alcides Dias dos Santos santos

Boa tarde M. É simples comprar um transfomador 220 x110 é só falar para o vendedor que precisar de um transfomador para transformar 220 em 110 pronto, o produto tem o manual. Dá toda informação.transfomador bom é trafotron.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Matheus,

Minha recomendação é que peça a um eletricista para verificar as condições da sua instalação elétrica.

Existem situações em que é possível fazer pedido junto a concessionária para mudança do padrão de alimentação e assim você ter a tensão de alimentação 127V ou 110V.

Outro caminho é a utilização do transformador.

Recomendo que seja utilizado um transformador com cerca de 30% a mais de potência do que é necessário para a carga.

Pelo que descreveu o seu forno microondas possui uma potência de 1.130W, considerando mais 30%, teremos a potência do transformador não pode ser inferior a 1.469W ou 1.596,73VA.

Comercialmente você encontrará transformadores 1.500VA que devem atender a sua necessidade.

Chamo a atenção com relação a acomodação do transformador, porque naturalmente ele vai aquecer e preciso deixar em um local com boa troca de ar e ventilação.

Você pode ligar o transformador e aparelho apenas quando for utilizar, desligando da tomada após o período de uso.

Espero ter ajudado.

Responder
Matheus Italo
Particular - há 2 anos

Muito obrigado, Fábio. Sua resposta foi bastante completa, acabou contemplando soluções que eu nem havia pensado.

Como ainda estou procurando casa para alugar, vou questionar sobre esse padrão e também consultar a concessionária (equatorial) sobre a possibilidade de alteração.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região